Minicursos (Obseração: Na “Área do Participante”, vá em “Programação” e clique em “Realizar inscrição” em um dos minicursos).
Minicurso 1: Online - Das 13:30 às 16:00 - CH: 3h

Título: Faces
da urbe: representações da cidade na prosa literária
Ministrante: Lara Marques de Oliveira e Áquila Gomes de Souza (Egressas do PPCL)
Descrição: O minicurso "Faces da urbe: representações da cidade na prosa
literária" propõe uma imersão no universo urbano retratado em textos
literários. Exploraremos como a cidade se transforma através de personagens e
cenários nas obras, analisando suas representações na prosa, por meio do
enfoque no gênero conto. A partir da leitura de trechos selecionados,
discutiremos as diversas formas como autores abordam as dinâmicas da vida
urbana, suas contradições, belezas e desafios. O minicurso convida os
participantes a refletirem sobre o impacto da cidade na construção de narrativas
e sentidos, revelando múltiplas faces da urbe na literatura.
Minicurso 2: Presencial - Das 13:30 às 16:00 - CH: 3h

Título: Tecnologias
digitais: o papel do professor de línguas na contemporaneidade.
Ministrantes: Valéria Batista Costa Montenegro, Aline Peixoto Bezerra e Débora Katiene
Praxedes Costa Morais (Egressas do ProfLetras)
Descrição: As práticas sociais estão cada vez mais marcadas pelas tecnologias
digitais. O mundo da cultura digital vem transformando a forma como nos
comunicamos, aprendemos e interagimos na contemporaneidade. Nesse contexto, é
fundamental para os educadores se apropriarem dessas tecnologias, oportunizando
a interação entre os discentes e as diferentes práticas de multiletramentos
(NLG, 1996; Cope; Kalantzis, 2000). Alinhados com a BNCC (2018), este minicurso
destaca a importância da competência geral 5, da Cultura Digital, que
compreende o uso das tecnologias digitais de forma ética e crítica nas práticas
pedagógicas. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre o papel dos professores
de línguas em tempos de inteligência artificial generativa (IAG) por meio do
uso de plataformas digitais.
Palavras-chave: Tecnologias digitais; Formação do professor; Inteligência Artificial
Generativa.
Minicurso 3: Presencial - Das 13:30 às 16:00 - CH: 3h

Título: Percursos
noturnos: contando histórias e resgatando memórias dos alunos
Ministrantes: Francisca Arivaldênia Braga Mendonça Reis (Egressa do ProfLetras) e José Adjane
Magalhães Holanda (Egresso do ProfLetras)
Descrição: A atividade desenvolvida tem o objetivo de resgatar as histórias
vivenciadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) através da
exposição de objetos antigos (revistas, fotografias, negativos, brinquedos,
máquina fotográfica, ficha de telefone etc.) para a construção de
narrativas(reflexivas) de vida acerca da trajetória de cada um.
Minicurso 4: Online - Das 16:30 às 19:00 - CH: 3h

Título: Explorando
o terror doméstico de Shirley Jackson
Ministrante: Alice
Chaves de Lima (Egressa do PPCL)
Descrição: Nesse minicurso iremos observar como a autora norte-americana Shirley
Jackson inova na escrita de contos ao desenvolver histórias que provocaram e
continuam a provocar o imaginário do público, principalmente por envolver o
contexto familiar.
Minicurso 5: Online - Das 19:00 às 21:30 - CH: 3h

Título: Seleção de mestrado descomplicada: técnicas para a elaboração de projetos de pesquisa em Letras
Ministrantes: Emanuelle Kelly Alves de Souza e Rayssa Rovanya Torquato Carvalho (Egressas do PPCL)
Descrição: Este minicurso tem como objetivo abordar os aspectos constitutivos do pré-projeto acadêmico, com foco na seleção para programas de mestrado, sobretudo na área de Letras. Para isso, serão apresentadas as principais noções sobre esse gênero textual, com base nas perspectivas de estudiosos como Motta-Roth e Hendges (2010), Paiva (2019), Gil (2002), entre outros.
Minicurso 6: Presencial - Das 13:30 às 16:00 - CH: 3h

Título: Estratégias para a leitura do texto literário em sala de aula
Ministrante: Ciro Oliveira Ferreira (Egresso do ProfLetras)
Descrição: Por muito tempo, a leitura do texto literário em sala de aula foi apenas um pretexto para a resolução de exercícios ou para uma discussão com caráter de “caça ao tesouro”, em busca de identificar características dos estilos literários, numa enfadonha e descontextualizada sequência historiográfica. Conscientes de que o texto literário pode muito mais, propomos um minicurso (ou uma oficina) com o objetivo de apresentar e/ou vivenciar estratégias para leitura do texto literário em sala de aula. As estratégias de leitura utilizadas são elaboradas a partir dos doze tipos de leituras propostos por Cosson, em sua obra Círculos de leitura e letramento literário (2017), integrando texto, contexto e intertexto, com a intenção de possibilitar uma prática de leitura literária mais interativa e prazerosa.