A quinta edição do Encontro de
Educação Matemática do Vale do São Francisco (ENEMAVASF), que ocorrerá de 12 a
14 de novembro de 2025, na Universidade de Pernambuco Campus Petrolina busca
fortalecer o diálogo entre Universidade e Escola, compreendendo a Educação
Matemática como um campo dinâmico e interativo, no qual o compartilhamento de
saberes pode contribuir para a melhoria das práticas docentes e para o
desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa. O evento buscará
discutir estratégias que favoreçam uma formação docente comprometida com a
diversidade de experiências dos estudantes e com a construção de redes de
cooperação entre professores, pesquisadores e futuros educadores. Dessa forma,
o V ENEMAVASF pretende estimular a reflexão sobre o ensino de Matemática como
um espaço de trocas e aprendizagens mútuas, rompendo com modelos isolados de
formação e promovendo o trabalho colaborativo em benefício de uma educação
matemática mais justa e acessível para todos.
Nesta edição, o evento terá como
tema "Educação Matemática em diálogo: construindo redes na parceria
Universidade-Escola", enfatizando a construção coletiva do conhecimento
entre professores, pesquisadores e estudantes. A proposta desta edição é
ampliar o olhar para a colaboração entre universidade e escola como um espaço
de formação conjunta, onde professores da Educação Básica e pesquisadores da
Educação Matemática possam construir conhecimento de maneira cooperativa e
contextualizada. A parceria entre esses espaços tem se mostrado fundamental
para enfrentar desafios como a desconexão entre teoria e prática, o isolamento
dos professores em suas rotinas pedagógicas e a necessidade de um ensino
matemático que dialogue com a realidade dos estudantes.
Assim, o V ENEMAVASF pretende
fomentar discussões que evidenciem as potencialidades das redes colaborativas
no ensino da Matemática, fortalecendo a extensão universitária como um elo
entre pesquisa e prática e promovendo a valorização do professor como
protagonista da construção de saberes matemáticos em diferentes contextos
educacionais.