O Encontro de Arquivos Municipais do Rio Grande do Sul é uma iniciativa do APERS, em parceria com o Honório – Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas Arquivísticas, com o apoio da UFSM, FURG e UPF, que busca reunir gestores, servidores, profissionais e pesquisadores para debater os desafios e as oportunidades da gestão documental e das políticas arquivísticas nos municípios gaúchos.
Mais do que um espaço de formação e troca de experiências, o Encontro será uma oportunidade para conhecer os resultados do mapeamento dos arquivos municipais do Estado, compartilhar boas práticas e fortalecer a rede arquivística gaúcha, promovendo ações voltadas à preservação, organização e acesso ao patrimônio documental.
A participação é aberta e gratuita tanto a profissionais que já atuam em arquivos e gestão documental quanto a servidores interessados em conhecer e desenvolver essa área em seus municípios. Juntos, construiremos caminhos para o fortalecimento das políticas públicas arquivísticas e da memória institucional do Rio Grande do Sul.