No dia 25 de julho (sexta-feira), às 17h, será realizada a palestra Reabilitando Vidas e Sonhos, com o médico ortopedista e fisiatra Dr. Flávio Benez, no auditório do Centro Universitário Uninorte – Bloco E (Alameda Alemanha, 200 – Jardim Europa).
No painel de abertura, dois representantes locais compartilharão suas trajetórias de vida enquanto pessoas com deficiência. São eles: Ana Lúcia Cunha, integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Acre (CONEDE), e José Aurismar Braga da Silva- Mazinho, bacharelando em Direito. Ambos apresentarão relatos acerca da inclusão e participação cidadã, além de abordarem os desafios, avanços e perspectivas no Acre, fortalecendo o debate sobre acessibilidade e a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.
Dr. Flávio Benez é diretor técnico de um dos mais importantes centros de referência em reabilitação do Brasil, reconhecido internacionalmente: o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro, localizado em Fernandópolis (SP). Além de sua destacada atuação profissional, sua trajetória de superação, ao se tornar também paciente do próprio serviço de reabilitação, o torna uma das maiores autoridades no tema.
Durante a palestra, o médico-paciente compartilha sua inspiradora história de vida, com o intuito de mostrar que, independentemente das limitações físicas ou condições atuais, todas as pessoas podem ser e fazer o que quiserem. Seu testemunho busca sensibilizar a sociedade quanto ao potencial humano, contribuindo ativamente para o combate ao capacitismo — discriminação baseada na crença de que pessoas com deficiência são inferiores ou incapazes.
A palestra com Dr. Flávio Benez propõe uma reflexão profunda sobre superação, inclusão e o verdadeiro significado da força humana:
-
Para pessoas com deficiência, sua trajetória representa coragem e representatividade;
-
Para profissionais da saúde, um lembrete do impacto que cada gesto pode ter na vida de outra pessoa;
-
Para estudantes de medicina, uma aula viva sobre vocação, ética e amor pela profissão;
-
Para a comunidade em geral, um convite à empatia, ao respeito e à valorização da diversidade.