X Encontro Capixaba de Química - X ENCAQUI

X Encontro Capixaba de Química - X ENCAQUI

presencial Cce-Ufes - Vitória - Espírito Santo - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

X Encontro Capixaba de Química

O X Encontro Capixaba de Química – X ENCAQUI será promovido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ/ES), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a Universidade Vila Velha (UVV).

O evento acontecerá entre os dias 7 e 10 de outubro de 2025 e tem como propósito principal disseminar temas inovadores e as novas tendências na área de Química, reunindo pesquisadores, estudantes, profissionais e entusiastas para compartilhar conhecimento e experiências.

A programação contará com minicursos, conferências, apresentações de trabalhos e diversas outras atividades que fomentam o debate e a atualização científica.

Nesta edição, o tema central é: "Química do Futuro: Integração da Inteligência Artificial e Sustentabilidade para Transformar o Mundo". O evento tem como objetivo discutir os avanços científicos e tecnológicos que estão moldando o futuro da Química, explorando o impacto da inteligência artificial e das práticas sustentáveis na pesquisa e na indústria.

O X ENCAQUI – SBQ/ES - 2025 será uma oportunidade para atualização científica e em comemoração a décima edição estamos preparando uma edição especial voltada para explorar como as tecnologias de inteligencia artificial e práticas sustentáveis podem unir esforços na promoção de soluções inovadoras para os desafios globais, ampliando o impacto positivo da Química na sociedade.

 Acompanhe as novidades e mais informações em breve!


Fique ligado em nosso site e no Instagram: @encaqui_sbq

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Programação Científica


Programação Científica X ENCAQUI

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Template Banner - X ENCAQUI

Template Banner

Esse modelo é apenas uma sugestão, portanto, é possível confeccionar da forma que considerar mais adequado, não é necessário seguir o template, mas favor considerar manter o cabeçalho sugerido, que inclui a logo do congresso, da instituição e de seu laboratório.


Preparação

·       Formato vertical (retrato).

·       Tamanho máximo: 120 cm (altura) × 90 cm (largura).

·       Impressão obrigatória (não serão aceitos pôsteres digitais).

·       Conteúdo legível a 1,5 m de distância.

·       Incluir no topo: título do trabalho, autores e afiliações.

·       Preferir tópicos, gráficos e imagens em vez de longos parágrafos.

·       Usar espaçamento duplo.

·    O número de identificação será fornecido pela organização e fixado no painel (não é necessário reservar espaço).

 

Apresentação

·       Os painéis estarão identificados conforme listado no site do evento.

·       Cada pôster deve ser fixado até 12h no dia da apresentação e retirado ao final da sessão.

·       O apresentador deve permanecer junto ao pôster durante todo o horário designado.

FLASH POSTER e SESSÃO COORDENADA

FLASH POSTER


·       Cada apresentação terá 2 minutos, com limite de 3 slides.

·       Após o tempo, a apresentação será interrompida.

·       Serão as primeiras apresentações de trabalhos em todos os dias do evento.

·    Esta modalidade é uma oportunidade para divulgar e destacar os principais pontos do trabalho.

 

Entrega da apresentação

·       Enviar o arquivo para o e-mail oficial do evento até às 22h do dia anterior.

·       Caso haja atualização, entregar também em pendrive até às 10h do dia da apresentação.

·     Após o envio por e-mail, não será possível substituir o arquivo, exceto pela entrega em     pendrive dentro do prazo indicado.



SESSÃO COORDENADA


· Duração: 10 minutos para apresentação + 5 minutos para perguntas/discussão.

·      Respeite rigorosamente o tempo estabelecido, pois o presidente da sessão controlará estritamente a duração de cada apresentação.

 

Entrega da apresentação

·       Enviar o arquivo para o e-mail oficial do evento até às 22h do dia anterior.

·    Caso haja atualização, entregar também em pendrive até às 10h do dia da apresentação.

·       Após o envio por e-mail, não será possível substituir o arquivo, exceto pela entrega em pendrive dentro do prazo indicado.

 

Arquivo e compatibilidade

 

·       Formatos aceitos: **PowerPoint 2010 (.ppt / .pptx) ou Adobe PDF.

·       Recomenda-se salvar em .ppt / .pptx (não usar .pps / .ppsx).

·       Não será possível usar MAC ou computadores pessoais.

·       Projeção: 1024×768 (paisagem) em telão 16:9.

·       Fontes sugeridas: Arial, Tahoma (incorpore fontes diferentes).

·       Imagens: preferencialmente JPG (também aceitos GIF, TIF, BMP).

·       Vídeos: MPEG-1, WMV, MPEG-4 (máx. 150 MB). Teste previamente no local.

 

Orientações adicionais


·       Compareça à sala 10 min antes do início da sessão.

·       Apresente-se ao presidente da sessão e teste os equipamentos.

·       Controle remoto disponível para avançar/recuar slides.

·       Não haverá segunda tela para notas è se necessário, utilize tablet/iPad no palco. 

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Programação Detalhada







Conferências

 

Terça  - 07/10/2025

Conferência 1:

NOVAS METODOLOGIAS ANALÍTICAS BASEADAS EM ALGORITMOS DE 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA BUSCA DE UM FUTURO SUSTENTÁVEL

Prof. Dr. Kassio Michell Gomes de Lima – UFRN

 

Quarta - 08/10/2025

Conferência 2:

MICROPLÁSTICOS EM SISTEMAS DE ÁGUA DOCE, QUAL O 

TAMANHO DO PROBLEMA E O PAPEL DO QUÍMICO NO BRASIL?

Profª Drª Cassiana Carolina Montagner – Unicamp

Conferência 3:

TECNOLOGIAS CONVERGENTES (NANO & BIOTECNOLOGIAS) 

PARA OS DESAFIOS DE UMA NOVA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Prof. Dr. Cauê Ribeiro de Oliveira – EMBRAPA/CNPDIA

Conferência 4:

COMPLEXOS METÁLICOS COMO POSSÍVEIS AGENTES FARMACOLÓGICOS

Prof. Dr. Luiz Gonzaga de França Lopes – UFC

 

Logotipo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.Quinta - 09/10/205

Conferência 5:

E EU NÃO SOU CIENTISTA? TRAJETÓRIA E A IMPORTÂNCIA 

DA VALORIZAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES

Drª Rayane Cristian Ferreira Silva - UFMG - JP/SBQ

Conferência 6:

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E

O ENSINO DE QUÍMICA

Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares – UFG

Conferência 7:

ESTUDOS ESPECTROMÉTRICOS E ATIVIDADES 

BIOLÓGICAS DE PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS

Prof. Dr. Antônio E. Miller Crotti - USP/FFCLRP

 

Sexta - 10/10/2025

Conferência 8:

DETERMINAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS 

NO CONTEXTO FORENSE: AVANÇOS E DESAFIOS

Profª Drª Clésia Cristina Nascentes - UFMG

Conferência 9:

PREPARO DE AMOSTRAS: A ESTRELA NOS 

BASTIDORES DA ANÁLISE CROMATOGRÁFICA

Profª Drª Andréa Rodrigues Chaves – UFG


Logotipo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.Minicursos

08, 09 e 10 de outubro de 2025 – 08 às 10 h

Minicurso A:  Machine learning aplicado à espectroscopia

Profa. Dra. Gabriely Silveira Folli - Ufes

e Prof. Dr. Paulo Roberto Filgueiras - Ufes


Minicurso B: Jogos (Analógicos e Digitais) no Ensino de Química

Prof. Dr. Marlon Soares - UFG


Minicurso C: Química Forense - dos conceitos clássicos às técnicas modernas de análise

Prof. Dr. Wanderson Romão – Ifes/Vila Velha

e Profa. Dra. Nayara Araujo dos Santos – Ifes/Vila Velha


Minicurso D: Introdução ao RMN

Prof. Dr. Sérgio Scherrer - Ufla

 

08, 09 e 10 de outubro de 2025 – 18 às 20 h

Minicurso E: Produção de Cerveja: da Antiguidade aos dias atuais

Prof. Dr. Juliano Souza Ribeiro – Ifes/Vila Velha


Minicurso F:  Da bancada ao frasco: introdução ao desenvolvimento de formulações cosméticas

Profa. Dra. Marcella Porto Tavares – Ifes/Vila Velha


Minicurso G: Algoritmos de 1a e 2a ordem aplicados a dados analíticos

Prof. Dr. Kassio Michell Gomes de Lima - UFRN


Minicurso H: Reações de fragmentação em espectrometria de massas: os mecanismos por trás do espectro de massas

Prof. Dr. Antônio E. Miller Crotti - USP/FFCLRP

Patrocinadores

Ouro

   

           https://www.bruker.com/pt.html                                            https://fapes.es.gov.br/ 


         


https://cfq.org.br/


Prata


https://www.analiticaweb.com.br/

Bronze

                                                               

https://www.perkinelmer.com.br/index.html                                             https://radwagbrasil.com   


                                             

            https://www.eppendorf.com/br-pt/                                  https://www.metrohm.com/pt_br.html


https://www.rsc.org/


Realização


Local do Evento

Instruções aos participantes

Área destinada a apoio a dúvida dos participantes.


 Instruções aos Participantes - Cadastro, inscrição e seleção de minicurso
  • 1. Faça o cadastro no nosso evento.
  • 2. Depois do cadastro, você pode escolher um minicurso de sua preferência, basta você realizar o "login" e clicar em "Atividades" no menu lateral e escolher.

    Obs.: Você deve se inscrever no evento ( realizando o cadastro) e, se quiser, em cada atividade escolhida ( realizando a Inscrição) depois de realizar o login.
  • Se você já se cadastrou no site e quer Escolher Novas Atividades Faça o Login Aqui
  • 3. Pronto!  Nos veremos em breve!

Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}

Comissão organizadora

Prof. André Romero da Silva
Prof. Cleocir José Dalmaschio
Prof. ª Geisamanda Pedrini Brandão Athayde
Prof. Marcio Fronza
Prof. ª Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro Lima
Prof. Paulo Rogério Garcez de Moura
Prof. Thalles Ramon Rosa
Prof. ª Verônica Santos de Morais
Prof. Vitor Cezar Broetto Pegoretti

Comissão científica

Prof. Paulo Rogerio Garcez de Moura
Prof. ª Carla da Silva Meireles
Prof. Daniel Lazaro Gallindo Borges
Prof. Jefferson Rodrigues de Souza
Prof. Murilo de Oliveira Souza
Prof. ª Jamile Rocha Pavan
Prof. Pedro Mitsuo Takahashi
Prof. Pedro Alves Bezerra Morais
{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}