Orientações gerais sobre apresentação de trabalhos
INSTRUÇÕES
GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO PÔSTER E APRESENTAÇÃO
1. Os resumos aceitos deverão ser apresentados na forma de pôster com o tamanho de 90cm×120cm (largura x altura). Não há um template específico para o pôster, podendo o apresentador confeccionar da forma que considerar mais adequado, desde que esteja com o tamanho recomendado de 90cmx120cm (largura x altura).
2. A elaboração e impressão do pôster serão de responsabilidade do(s) autor(es);
3. Os pôsteres deverão ser fixados no dia indicado para a apresentação do seu trabalho entre 13:30 e 14:00h (recomendamos que traga de fita adesiva 45 mm );
4. Durante a sessão de “Apresentação de Pôsteres”, o autor do trabalho identificado como apresentador deverá estar próximo ao pôster a fim de apresentá-lo ao público e à comissão organizadora. Isso é essencial para a emissão do certificado de apresentação do trabalho;
5. Os pôsteres deverão ser retirados após às 17:00h. A Comissão Organizadora não se responsabiliza pelos pôsteres não retirados.
6. Em função das solicitações, disponibilizamos uma sugestão de modelo de pôster. Os autores possuem liberdade de fazer ajustes e alterações qeu considerarem adequadas.
7. A relação completa dos trabalhos a serem apresentados com os códigos para fixação podem ser encontrados no arquivo PDF clicando aqui.
PRAZOS
27 de agosto de 2023: encerramento das submissões de
trabalhos (Prazo estendido) - Finalizado
25 de setembro de 2023: data limite para divulgação do
parecer final do comitê científico - Finalizado
29 de setembro de 2023: data limite para divulgação da
lista de trabalhos selecionados para apresentação oral - Finalizado
INSTRUÇÕES GERAIS
Para submeter o trabalho um dos
autores deverá estar efetivamente* inscrito no IX Encontro Capixaba de Química
- IX ENCAQUI. São aceitos trabalhos em português e inglês. Cada participante
inscrito pode submeter um trabalho. Cada trabalho pode ter até dez autores. Não
é possível realizar nenhuma edição, correção ou alteração nos trabalhos após
sua submissão. Verifique todos os dados de autores, contatos, filiações,
título, entre outros antes de efetivar a submissão. Preencha corretamente os
dados no momento da submissão, pois são usados para confeccionar os
certificados. ATENÇÃO: CADA TRABALHO TEM O LIMITE DE 1
PÁGINA.
Os trabalhos aprovados serão
publicados nos anais do evento. A previsão de publicação dos anais do evento é
na data 11/12/2023.
* Autor efetivamente inscrito
significa registrado no sistema e com inscrição paga. Atenção: pagamentos em
boleto podem demorar até 3 dias para serem compensados!
AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
O julgamento dos melhores
trabalhos será feito pelos consultores por meio de pontuação que contempla os
quesitos: relevância do trabalho, coerência da metodologia aplicada,
profundidade da discussão, entre outros itens julgados pertinentes pela
comissão. Os trabalhos submetidos à apreciação do Comitê Científico do IX
ENCAQUI, serão encaminhados para avaliação por pares. A avaliação será feita
por dois avaliadores ad hoc, todos(as) pesquisadores(as) na área, e com
reconhecida competência.
Os trabalhos serão analisados
quanto a relevância, inovação, contribuição para a área. Cada avaliador
atribuirá uma nota de 0 a 100 para cada um dos critérios abaixo, cada um
computando 20% no peso da nota final atribuída ao trabalho:
1 – Objetivos, delimitação do
objeto e problematização;
2 – Atualidade, originalidade e
relevância do tema;
3 – Coesão, coerência, clareza,
ortografia e gramática;
4 – Apresentação dos resultados e
profundidade da discussão;
5 – Estrutura geral do trabalho;
A nota do trabalho será a média
das notas atribuídas pelos avaliadores para aprovação os trabalhos deverão
obter nota média mínima de 70 pontos.
Após encerrado o ciclo avaliativo
os trabalhos receberão os seguintes conceitos:
• Aprovado:
nota média acima de 70 pontos;
• Aprovado
com ressalvas: nota média entre 40 e 69 pontos. Estes trabalhos serão
devolvidos aos autores para correção, e a aprovação final estará condicionada à
realização das correções;
• Reprovado:
trabalhos com nota inferior a 39 pontos.
A
seleção/aprovação dos trabalhos em cada área segue a ordem de classificação
dada pela média das notas dos(as) avaliadores(as). Caso o trabalho seja
aprovado por um avaliador, mas reprovado por outro, um terceiro especialista
avaliará resumo.
SELEÇÃO
DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL
A
comissão científica selecionará trabalhos para serem apresentados no evento.
Serão selecionados 09 trabalhos, considerando os aspectos relevância do
trabalho e importância no contexto científico-acadêmico atual.
PREMIAÇÃO
PARA OS MELHORES TRABALHOS
A
comissão científica selecionará os melhores trabalhos apresentados na forma de
poster para serem premiados no evento. As categorias dos prêmios são: primeiro
lugar, segundo lugar, terceiro lugar. O julgamento dos melhores trabalhos será
feito pelos consultores ad hoc por meio de pontuação que contempla os quesitos:
relevância do trabalho, coerência da metodologia aplicada, profundidade da
discussão, entre outros itens julgados pertinentes pela comissão.
A
premiação consiste em certificado de reconhecimento. (Caso seja disponibilizado
exemplares de livros por editoras, esses serão atribuídos aos melhores
colocados na cerimônia de encerramento/premiação).
PUBLICAÇÃO
DOS TRABALHOS DE MAIOR RELEVÂNCIA
Os
trabalhos com resultados inéditos relevantes serão convidados a publicarem o
trabalho completo na revista científica Ifes Ciência. Os convites serão
realizados após o evento e terão como base as notas de avaliações do resumo e
da apresentação do trabalho, seguindo os critérios já indicados acima. Além
desses, critérios será considerado parâmetro de originalidade, em que o
avaliador indicará se o trabalho possui resultados relevantes e originais para
uma publicação científica completa em revista.