O Ciclo Diálogos IN-Trans-disciplinares em Línguas-Linguagens-e-Literaturas do ELLAE, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino – ELLAE – tem como objetivo a realização de mesas virtuais com pesquisadores integrantes do grupo e em parceria com outras instituições, sendo três delas de âmbito internacional, Roger Williams University (US), (CEA – Universidad de Playa Ancha/Chile) e a Universidad de Sonora, (México), durante os meses de setembro a dezembro de 2022, de forma on-line. Para tanto, esta ação encontra-se em conformidade com a Resolução Cepex n. 26, de 27 de outubro de 2020, que normatiza a extensão na Ufac, na Resolução Consu n. 01/2008, que dispõe sobre os encargos dos docentes do magistério superior desta Instituição, na Resolução Cepex n. 31, de 15 de dezembro de 2020, instrumento que trata da curricularização das ações de extensão dos cursos de graduação da Ufac. Mais ainda, vincula-se ao Regimento Interno e Estatuto e, ainda, com base na Resolução do Conselho Nacional de Extensão (CNE) n. 07 de 18 de dezembro de 2018, que regulamenta as atividades de extensão no âmbito das Instituições de Ensino Superior. Sendo assim, a proposta do evento é promover/estimular o debate virtual sobre a educação e o ensino decolonial de línguas-linguagens-e-literaturas em suas diversas práticas sociais, de modo In-Trans-disciplinar entre docentes, discentes e a comunidade externa em discussões científicas. As atividades serão desenvolvidas entre os dias 01 de setembro a 01 de dezembro de 2022, na modalidade on-line, sempre às quintas-feiras, totalizando 08 dias de evento. O tema geral proposto pelo Grupo ELLAE tem, por meio de seus palestrantes, a concepção de que é pela língua-linguagem-literatura que ocorre a possibilidade de se refletir, discutir e propor ações em prol de uma práxis decolonial, do fazer científico IN-TRANS-disciplinar, articulados com as inúmeras e complexas vivências que envolvem o sujeito na sociedade. Assim, pretendemos propor que o impensável seja pensado, que o inesperado seja assumido como parte integral do trabalho teórico (SANTOS, 2018, p. 297) e que o inédito-viável (FREIRE, 2005) se torne um percebido destacado, tornando-se realidade no agir docente/discente, o que corroboram com os projetos desenvolvidos pelo ELLAE.