I Encontro de Gestores de Ensino

I Encontro de Gestores de Ensino

presencial Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Barreirinhas - Barreirinhas - Maranhão - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

I ENCONTRO DE GESTORES DE ENSINO DO IFMA

O I Encontro de Gestores de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, será uma oportunidade de troca de experiências exitosas, formação, avaliação das ações desenvolvidas ao longo de 2022, além da construção do Planejamento Estratégico do Ensino da instituição para 2023. Com esse evento, a Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis pretende fortalecer o Comitê Asssessor da Gestão de Ensino e dar continuidade à discussão das ações em desenvolvimento  em 2022 e a serem desenvolvidas no próximo ano.


Chamada de Experiências Exitosas das Atividades de Gestão de Ensino do IFMA



A Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis por meio do Comitê Assessor da Gestão do Ensino, torna público a presente chamada, contendo as normas e as etapas para realização de inscrição de propostas de atividades a serem apresentadas no I Encontro de Gestores de Ensino do IFMA, que acontecerá de forma presencial, no Campus Barreirinhas de 18 a 21 de outubro de 2022. 


1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A presente chamada visa receber propostas para socialização no I Encontro de Gestores de Ensino do IFMA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, a realizar-se no período de 18 a 21 de outubro de 2022, no Campus Barreirinhas, sendo o dia 19/10 reservado para a apresentação das experiências exitosas das Atividades de Gestão de Ensino do IFMA. 

1.2 Para este evento considerar-se-á as experiências exitosas das atividades de gestão, que tenham alcançaram resultados satisfatórios no que se refere à gestão, ao combate à evasão e ao gerenciamento do Ensino de modo geral, que colaboraram para um melhor rendimento escolar ou ainda qualquer outra ação conduzida pela gestão de ensino que tenha trazido impactos positivos.

1.3 Serão aceitas como Experiências Exitosas as atividades desenvolvidas e já concluídas e aquelas em execução em 2022, desde que tenham resultados preliminares.

1.4 Somente poderão ser submetidas propostas de ações no âmbito da gestão de Ensino e assistência estudantil no IFMA.



2. CRONOGRAMA



ATIVIDADES

DATA

Lançamento da chamada

15/09/2022

Período de inscrição das experiências exitosas

15/09 a 30/09/2022

Análise das experiências enviadas

30/09/2022 a 07/10/2022

Divulgação das experiências a serem socializadas no Encontro de Gestores do Ensino

10/10/2022

Apresentações das experiências exitosas

19/10/2022



3. DOS OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

3.1.1 Promover a divulgação, socialização e troca de experiências entre os gestores de ensino dos campi do IFMA, por meio do amplo debate sobre os desafios e obstáculos enfrentados no processo de ensino e aprendizagem, nas ações de gestão e de gerenciamento de pessoas, visando proporcionar às equipes de ensino do IFMA oportunidade de contato com experiências exitosas que possam subsidiar e ampliar o aprimoramento das ações de gestão, e que aprimorem o processo de Ensino aprendizagem.


3.2 Objetivos Específicos


3.2.1 Socializar estratégias e atividades exitosas desenvolvidas no âmbito da gestão de ensino que tiveram como foco melhorar a frequência e o aprendizado dos discentes, assim como, combater a evasão;

3.2.2 Compartilhar experiências exitosa relacionadas à operacionalização das normativas do IFMA referente às Atividades Pedagógicas Não Presenciais e às relativas ao retorno presencial;

3.2.3 Compartilhar experiências exitosas no âmbito da gestão estratégica e demais ações direcionadas pela gestão de ensino.

3.2.4 Fomentar a criatividade dos gestores de ensino, a partir de inspirações que podem surgir com o compartilhamento de ações exitosas;

3.2.5 Valorizar as ações exitosas no âmbito da gestão de ensino;

3.2.6 proporcionar um espaço de compartilhamento que possa fortalecer a equipe de gestores de ensino, compreendendo-se a importância da socialização de ideias que visam a qualidade dos serviços prestados no âmbito do ensino.


4. DA INSCRIÇÃO DAS PROPOSTAS

4.1 A inscrição das propostas deverá seguir as datas do cronograma no item 2 deste edital.

4.2 Cada campus poderá submeter até DUAS propostas.

4.3 A submissão deverá ser feita no site do evento https://www.even3.com.br/egeifma

4.4 Serão aceitas a submissão de propostas somente no âmbito da gestão de ensino e assistência estudantil.


6. DA ANÁLISE DAS PROPOSTAS

6.1 A análise das propostas serão realizadas por comissão instituída no âmbito da PRENAE;

6.1 Somente serão aceitas as propostas que se adequarem à programação do evento, respeitando as especificidades e temáticas abordadas neste edital; 

6.2 As informações das propostas deverão ser submetidas no link de inscrição, obedecendo aos prazos estabelecidos, com preenchimento correto das informações e envio da proposta organizada conforme anexo I. 

6.3 As duas propostas enviadas por cada campi não poderão ser de temáticas iguais ou similares. Se houver envio de propostas com temas próximos, oriundas do mesmo campus, e não havendo a possibilidade de inclusão na programação, a comissão organizadora deliberará por apenas uma das propostas enviadas.

6.4 As propostas deverão estar adequadas às especificidades deste edital e  apresentar os seguintes tópicos (Conforme Anexo I):

  • Tema

  • Período de realização

  • Público alvo

  • apresentação do problema

  • Objetivos

  • Atividades desenvolvidas

  • Resultados Obtidos

6.4 Serão apresentados no I Encontro dos Gestores de Ensino do IFMA, todas as experiências exitosas que estiverem em consonância com as especificidades deste edital até o limite de 20 propostas.

6.5 Caso estejam habilitadas para apresentação mais de 20 propostas, serão analisados os seguintes critérios, na ordem apresentada abaixo, para definição da lista final das propostas a serem apresentadas:

  1. os campi que possuírem 2 propostas com temáticas parecidas serão convidados a escolher qual proposta irão apresentar;

  2. permanecendo mais de 20 propostas, os campi que possuírem 2 propostas serão convidados a escolher qual proposta irão apresentar;

  3. permanecendo mais de 20 propostas, serão atribuídos pontuação de 5 a 10 para cada um dos seguintes itens das propostas: apresentação do problema, objetivos, atividades desenvolvidas, resultados obtidos, raqueando-se assim as propostas que serão apresentadas em ordem decrescente de pontuação até o limite de 20.

6.5.1 Se ao aplicar a “alínea a e/ou b” sobrarem vagas, aplica-se a “alínea c” para definição das experiências a serem apresentadas;

6.5.2 Se houver empate, será considerada a maior pontuação no item “resultados obtidos”, persistindo o empate, considera-se a maior pontuação no item “atividades desenvolvidas”.

6.5.2 Os trabalhos selecionados para apresentação serão divulgados no dia 10 de outubro de 2022, conforme o cronograma (Item 2) deste edital.


7. APRESENTAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS 


7.1 A Programação Final com a ordem de apresentação será divulgada junto com o resultado das experiências a serem apresentadas;

7.2 Cada apresentação deverá ser realizada no tempo máximo de 15 min;

7.3 Ao Final do bloco de 5 apresentações haverá o tempo de 30min para perguntas e comentários da plateia;

7.4 A comissão organizadora disponibilizará o modelo dos slides a serem usados pelos participantes;


8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 A Comissão Organizadora não se responsabiliza por inscrição não realizada por qualquer motivo de ordem técnica ou de congestionamento de linhas de comunicação, que não tenham sido provocados pela própria plataforma de inscrição.

8.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

8.3 Os servidores que participarem do evento com apresentação de trabalho receberão certificação específica, referente à experiência exitosa apresentada.



MARON STANLEY SILVA OLIVEIRA GOMES

Pró-Reitor de Ensino e Assuntos Estudantis - PRENAE


MÁRCIA ANDRÉA ARAÚJO SANTOS

Diretora de Educação - DED/PRENAE


MARISTHELA RODRIGUES DA SILVA

Chefe do Departamento de Ensino Técnico - DETEC/PRENAE


SIMONE COSTA ANDRADE DOS SANTOS

Chefe do Departamento de Graduação - DEGRAD/PRENAE


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}