A 5ª edição da Escola Gaúcha de Bioinformática (EGB 2025) consolida-se como uma plataforma para formação, colaboração e pesquisa em métodos computacionais aplicados ao estudo de sistemas biológicos. O evento aborda temas como bioinformática, biologia computacional, genética, biologia molecular, análise de big data, inteligência artificial, modelagem molecular e biologia estrutural.
Em 2025, a organização foi realizada de forma integrada por três instituições: O Laboratório de Bioinformática Estrutural e Biologia Computacional (SBCB), vinculado ao Centro de Biotecnologia (CBIOT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); O Laboratório de Modelagem Molecular Aplicada à Saúde Única (LAMMASU), do Departamento de Farmacociências da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); e o Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
A iniciativa conta com o apoio dos seguintes programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM) e Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM), ambos da UFRGS; e Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGBio) da UFCSPA.
Para conhecer as edições anteriores, consulte o artigo: Dorn M, Ligabue-Braun R, Verli H (2021). Transdisciplinary Approach for Bioinformatics Education in Southern Brazil.
Front. Educ. 6:725591. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2021.725591