I EFPPPI - Encontro de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Inovadoras no Sudeste do Tocantins

I EFPPPI - Encontro de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Inovadoras no Sudeste do Tocantins

online UFT - Campus Arraias - Unidade Buritizinho - Arraias - Tocantins - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

I EFPPPI - Encontro de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Inovadoras no Sudeste do Tocantins acontecerá nos dias 18 a 20 de junho de 2025. Com um formato híbrido, o I EFPPPI será realizado presencialmente no câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Arraias e online, ampliando o alcance e a participação de educadores de diversas regiões. 

A finalidade do evento é proporcionar um espaço de diálogo, troca de experiências e formação continuada de profissionais da educação. Nesse sentido, o evento visa fortalecer as conexões entre a pesquisa acadêmica e a prática educativa, proporcionando um espaço para o desenvolvimento profissional contínuo e a melhoria da qualidade da educação básica; fomentar a inovação pedagógica na educação básica, compartilhando novas metodologias e abordagens de ensino; discutir sobre os desafios e perspectivas da formação de professores para a educação básica; compartilhar resultados de pesquisas e projetos de extensão que impactam diretamente a educação básica, promovendo a troca de experiências e conhecimentos sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação básica.

O I EFPPPI visa proporcionar um impacto significativo para estudantes, profissionais da educação básica, pesquisadores e interessados na temática. Oferece oportunidades de formação continuada, por meio de palestras, workshops, mesas redondas e oficinas práticas educacionais inovadoras que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem e, ainda com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que destacam a promoção de uma educação de qualidade.

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Inscrições

Inscrições reabertas para os dias do evento com valores do lote 2

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Orientações para Autoras e Autores

1. NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1.1. Como parte do processo de submissão, os autores/as devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão recusados.

1.2 O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).

1.3 O texto deve seguir o Template informado pelo evento para o tipo e modalidade de trabalho escolhido.

1.4 Cada participante pode ser autor/a em até 4 (quatro) trabalhos, indiferente do tipo e modalidade de texto. 

1.5 Para submeter trabalho é obrigatório que todos os/as autores/as estejam devidamente inscritos no I EFPPPI.

1.6 Todos/as os/as autores/as devem realizar o cadastro de inscrição no sistema, mas o envio do trabalho é realizado apenas por um/a autor/a.

1.7 No ato da submissão do trabalho, o/a autor/a realizou o upload do arquivo em formato de texto (.doc/.docx) na versão cega.

1.8 Após a submissão do trabalho, não será possível alterar (excluir, incluir ou trocar) os nomes dos autores/as e demais informações do cadastro.

1.9 Todos/as os/as autores/as devem informar Link do Lattes.

1.10 Após receber os pareceres dos avaliadores, será comunicado imediatamente, para os/as autores/as, a aprovação ou não via sistema.

1.11 Após a notificação de aprovação do trabalho, o/a autor/a deverá encaminhar a versão final identificada do trabalho em formato de texto (.doc/.docx).

1.12 Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do I EFPPPI.


2. CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS


Atividades

Datas

Submissão de trabalhos

27/02 até 08/06/2025

Período de avaliação

até 13/06/2025

Publicação nos Anais do I EFPPPI

até 30/08/2025


3. TIPOS DE TRABALHOS E TEMPLATES

3.1 Os participantes do I EFPPPI podem submeter 2 (dois) tipos de trabalhos: Relato de Experiência e Comunicação Científica que poderão ser submetidos na modalidade de texto resumo expandido ou texto completo.



Forma de apresentação

Tipo de Trabalho

Modalidade de Texto

Quantidade de páginas

Template

Apresentação Oral (Presencial ou 

Virtual)

Relato de Experiência

ou

Comunicação Científica

(Artigo de Pesquisa,

Artigo de Revisão,

Ensaio Teórico) ou

Qualificação de TCC

(Apenas para estudantes da UFT

câmpus Arraias)

Resumo Expandido 


3 a 6

Acesse o Template aqui

Texto Completo

8 a 12

Acesse o Template aqui



3.2 Os trabalhos deverão se relacionar a um dos áreas temáticas:


Área 1 - Comunicação e Tecnologias Digitais na Educação

Área 2 - Formação Docente

Área 3 - Educação do Campo, Indígena, Quilombola e Salas Multisseriadas

Área 4 - Práticas Pedagógicas Inovadoras na Educação Básica

Área 5 - Alfabetização e Letramento

Área 6 - Sociedade, Gênero, Sexualidade e Educação

Área 7 - Gestão, Currículo, Avaliação e Planejamento Escolar

Área 8 - Cultura, Arte e Educação

Área 9 - Educação Matemática e Ensino de Ciências

Área 10 - Educação Especial


4. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA

4.1 O Relato de Experiência é um tipo de trabalho acadêmico que descreve e analisa práticas ou intervenção específica realizada em um contexto educacional e tem como objetivo compartilhar vivências práticas, tais como ações que tratam de prática de sala de aula, de formação de professores e de desenvolvimento de produto/recurso, refletindo sobre suas implicações e contribuindo para a disseminação de conhecimentos e práticas bem-sucedidas.

4.2 Para o tipo de trabalho Relato de Experiência poderá ser submetido resumo expandido ou texto completo, conforme templates.

4.3 Neste tipo de trabalho são aceitos no máximo 4 (quatro) autores/as.

4.4 O resumo expandido deve conter a seguinte estrutura geral: título (em português e inglês) no alto em negrito e maiúsculas; autor(es)/a(s) e respectivas instituições em uma linha abaixo; corpo do resumo expandido (resumo, introdução, objetivo(s), referencial teórico, relato da prática educativa vivenciada, resultados, considerações e referências) com formatação de parágrafos com alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 cm, entrada de parágrafo na primeira linha 1,25 cm, espaçamento entre parágrafos zero. Mínimo de 3 (três) e máximo de 6 (seis) laudas.

4.5 O texto completo deve conter a seguinte estrutura geral: título (em português e inglês) no alto em negrito e maiúsculas; autor(es)/a(s) e respectivas instituições em uma linha abaixo; corpo do texto completo (resumo, introdução, objetivo(s), referencial teórico, relato da prática educativa vivenciada, resultados, considerações e referências) com formatação de parágrafos com alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 cm, entrada de parágrafo na primeira linha 1,25 cm, espaçamento entre parágrafos zero. Mínimo de 8 (oito) e máximo de 12 (doze) laudas

4.6 A apresentação do Relato de Experiência pode ser presencial ou virtual, a ser realizada em data determinada pela organização do evento.


5. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

5.1 A Comunicação Científica pode ser Artigo de Pesquisa (apresenta os resultados de uma pesquisa científica concluída ou em andamento), Artigo de Revisão (sumariza criticamente o conhecimento científico sobre um determinado tema, também conhecido como revisão de literatura) ou Ensaio Teórico (reflexão circunstanciada, com maior liberdade por parte da autoria para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante).

5.2 Para o tipo de trabalho Comunicação Científica poderá ser submetido resumo expandido ou texto completo, conforme templates.

5.3 Neste tipo de trabalho são aceitos no máximo 4 (quatro) autores/as.

5.4 O resumo expandido (versando sobre resultados parciais ou finais de pesquisa, a exemplo de projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), resultados e considerações preliminares de TCC, estudos de caráter científico em andamento etc.) deve conter a seguinte estrutura geral: título (em português e espanhol) no alto em negrito e maiúsculas; autor(es)/a(s) e respectivas instituições em uma linha abaixo; corpo do resumo expandido (resumo, introdução, objetivo(s), referencial teórico, metodologia, resultados, considerações e referências) com formatação de parágrafos com alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 cm, entrada de parágrafo na primeira linha 1,25 cm, espaçamento entre parágrafos zero. Mínimo de 3 (três) e máximo de 6 (seis) laudas.

5.5 O texto completo (tratando de pesquisas concluídas ou em andamento com resultados/considerações parciais concisos, sejam de natureza teórica ou empírica) deve conter a seguinte estrutura geral: título (em português e espanhol) no alto em negrito e maiúsculas; autor(es)/a(s) e respectivas instituições em uma linha abaixo; corpo do texto completo (resumo, introdução, objetivo(s), referencial teórico, metodologia, resultados, considerações e referências) com formatação de parágrafos com alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 cm, entrada de parágrafo na primeira linha 1,25 cm, espaçamento entre parágrafos zero. Mínimo de 8 (oito) e máximo de 12 (doze) laudas.

5.6 A apresentação da Comunicação Científica pode ser presencial ou virtual, a ser realizada em data determinada pela coordenação do evento.


6. AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

6.1 Após a submissão no formato de texto (.doc/.docx) e versão cega, esses trabalhos serão encaminhados para avaliação de dois pareceristas da Comissão Científica do evento, os quais tomarão como base os critérios relativos a cada tipo e modalidade de trabalho, conforme consta nos quadros a seguir:


Critérios de Avaliação da Comunicação Científica

1. Clareza na apresentação da proposta.

2. Clareza na formulação da questão de pesquisa ou objetivo.

3. Fundamentação teórica compatível e adequada ao estudo.

4. Metodologia e procedimentos compatíveis e adequados ao estudo.

5. Clareza e coerência na análise dos dados.

6. Clareza e coerência na discussão e crítica ao apresentar resultados.

7. Qualidade da escrita, organização, clareza e estilo.

8. Texto formatado conforme as normas do evento (referências, tabelas e figuras, palavras-chave, template, ...).


Critérios de Avaliação do Relato de Experiência

1. Clareza na apresentação da experiência relatada.

2. Relevância e clareza do objetivo do trabalho.

3. Qualidade conceitual e aspectos teóricos.

4. Clareza na descrição do contexto, dos envolvidos, dos materiais utilizados e do desenvolvimento dos fatos.

5. Reflexões e discussões a partir do caso relatado.

6. Qualidade da escrita, organização, clareza e estilo.

7. Texto formatado conforme as normas do evento (referências, tabelas e figuras, palavras-chave, template, ...).


6.2 Os pareceristas poderão optar por três casos de decisão: Aceito, Aceito com correções e Recusado. No caso de ser “Aceito com correções”, os pareceristas deverão consubstanciar seu parecer, sugerindo mudanças, acréscimos, dentre outros. Esse parecer será encaminhado aos autores a fim de tomarem as providências cabíveis (alterando e avaliando o proposto pelos pareceristas).

6.3 É de responsabilidade dos/as autores/as às correções gramaticais, sintáticas, ortográficas e bibliográficas. Após serem realizados os ajustes e a revisão textual, o trabalho deve ser inserido no sistema de submissão no formato de texto (.doc/.docx) e versão identificada.

6.4 Todos os trabalhos avaliados e aprovados serão publicados nos Anais do I EFPPPI.


Edital de Seleção para Premiação de Práticas Pedagógicas Inovadoras (PPI) na Educação Básica

   O I Encontro de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Inovadoras no Sudeste do Tocantins (I EFPPPI) torna público o Edital para seleção de  PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA (PPI). Oportunidade para  professores da Educação Básica compartilharem experiências transformadoras! Se você desenvolve metodologias inovadoras que impactam a aprendizagem, este é o momento de apresentar seu trabalho, trocar conhecimentos, inspirar outros educadores.

     Além da oportunidade de visibilidade e reconhecimento, as práticas selecionadas concorrerão a prêmios em dinheiro, valorizando o compromisso e a criatividade docente no ensino.

      Acesses os editais e documentos da PPI Aqui (link externo) 

Importante: Para participar das premiações, é obrigatório apresentar a PPI de forma presencial.

Submissões

Não estamos aceitando novas submissões, o prazo está aberto apenas para correções dos trabalhos já submetidos

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Comissões

Comissão Organizadora

Profª Drª Helena Quirino Porto Aires (UFT)

Profº Dr. Dailson Evangelista Costa (UFT)

Profª Drª Mônica Suelen Ferreira de Moraes (UFT)

Profª Drª Lenilda Damasceno Perpetuo (UFT)

Profª Talita Ferreira Galvão (Seduc/TO)

Olavo Lisboa dos Santos (Mestrando PPGE/UFU) 

Profª Silvaneide Gonçalves Ferreira (Semed/Arraias)

Prof. Dr. Ivo Pereira da Silva (UFT)

Profª Drª Sonia Maria de Sousa Fabrício Neiva ((UFT)

Prof. Me. Emanuel Nogueira de Souza (UFT)

Me. Raquel Nascimento de Souza (UFT)

Prof. Dr. Alessandro Pimenta (UFT)

Profª Drª Suze da Silva Sales (UFT)

Profª Drª Ana Carmen de Souza Santana (UFT)

Profª Drª Aline Fagner de Carvalho e Costa (UFT)

Profª Regina Flávia Rodrigues de Castro (Secretária Municipal de Educação - Arraias/TO)

Adrielly Kellyta Lopes Rodrigues dos Santos (Graduanda Pedagogia/UFT)

Emizael Francisco dos Santos (Graduando Pedagogia/UFT)


Comissão Científica

Profª Drª Rosimeire Aparecida Rodrigues (UFT) 

Profª Me. Lucivania Rodrigues da Silva (UFT)

Profª Drª Rozilane Soares do Nascimento Queiroz (UFT) 

Prof. Dr. Mauricio Reis Sousa do Nascimento (UFT) 

Profª Drª Silvia Adriane Tavares de Moura (UFT) 

Prof. Dr. Gustavo Cunha de Araujo (UFNT)

Profª Drª Adriana Demite Stephani Carvalho (UFT)

Profª Drª Maria Aparecida de Matos (UFT) 

Profª Drª Janete Aparecida Klein (UFT) 

Prof. Dr. Janeisi de Lima Meira (UFT)

Prof. Dr. Erasmo Baltazar Valadão (UFT)

Profª Drª Luciana Pereira de Sousa (UFT)

Prof. Dr. Thiago Beirigo Lopes (IFMT)

Profª Michele Cristina Tomaz (Seduc Arraias/TO)

Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves (UFPA)

Prof. Dr. Wagner dos Santos Mariano (UFNT)

Profª Drª Layanna Giordana Bernardo Lima (UFT)

Prof. Dr. Marcos Irondes Coelho de Oliveira (Seduc/TO)

Profª Me. Lilia Reijane Ribeiro dos Santos Menezes (Semed Arraias/TO)

Profª Me. Eliana Gonçalves da Silva Fonseca (OSC -Uberaba/MG)


Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}