Nesta LIVE, IREMOS apresentar e depois debater como o Brasil está se comprometendo em alcançar a neutralidade de carbono e como as energias renováveis podem ajudar o país a cumprir suas metas. Vamos explorar o impacto das energias limpas na economia e no meio ambiente.
A neutralidade de carbono significa que um país não emite mais gases de efeito estufa do que consegue absorver. Isso é importante para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. O Brasil se comprometeu a alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
O Brasil tem grande potencial para produzir energia a partir de fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica, solar e a mais estável de todas a biomassa. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, em 2020, 83,9% da energia gerada no Brasil veio de fontes renováveis. O país tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo.
Nosso país tem grande potencial de energia do vento, principalmente nas regiões montanhosas e do nosso litoral. O Centro -Oeste e Nordeste possuem altos índices de insolação, tornando a energia solar cada dia mais viável e utilizada nessas regiões.
Agora a energia térmica ou elétrica da Biomassa já pode e está sendo produzida tem todas as regiões do nosso pais, levando o conforto a milhares de lar. Esse gas o biogás, quando purificado, se torna um gas altamente com petitivo com o nosso Gas Natural, porem com a pegada de carbono negativa.
Aqui que vãos nos debater, a pegada de carbono, esclarecendo, ou tentando, que a nossa - dom, esta em produzir energia do etanol e dele tamem gerarmos o biometano, o que o torna a cada dia mais negativo, principalmente se partirmos para o Hidrogenio Verde, bem, assunto para outras e outras lives.