VIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

VIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

VIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O Encontro Estadual de Educação Matemática (EEMAT-RJ) é promovido pela regional do Estado do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-RJ) – https://www.sbemriodejaneiro.org, e ocorre de três em três anos. O objetivo principal do evento é disseminar as tendências mais atuais da Educação Matemática nos diversos níveis de ensino. Para isso, busca-se reunir professores que ensinam matemática, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, estudantes de licenciatura e pesquisadores da área de Educação Matemática e de áreas afins. A reunião de tantos atores da Educação contribui para promover a formação continuada dos docentes, favorece a capacidade de reflexão, autonomia, cooperação, participação e abertura para as diversas formas da cultura contemporânea, os avanços técnicos e científicos, valores essenciais ao exercício da pesquisa e da docência.

O encontro contará com Conferências, Minicursos (MC), Mesas Redondas (MR), Comunicações Científicas (CC), Relatos de Experiências (RE) e E-Pôster (PO)

Este ano o evento será totalmente virtual e só aceitará submissões de trabalhos de sócios da Sbem-RJ.

    

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

ORIENTAÇÕES AOS PARTICIPANTES

Caríssimos participantes e autores, ...

Como acessar os RE e as CC? Veja vídeo:

https://youtu.be/eimmcYX2kx0

Estamos organizando as apresentações dos trabalhos aprovados e gostaríamos de dar algumas informações gerais.

1) Quanto ao intervalo de tempo para apresentação:

  • Comunicação Científica: 15 min (Apresentação on-line)
  • Relato de Experiência: 15 min (Apresentação on-line)
  • Ê-poster: 10 min (Vídeo Gravado)
  • Minicurso: de 13:00h às 15:30h

2) Quanto ao formato:

  • Comunicação Científica: Template PPT
  • Relato de Experiência: Template PPT
  • Ê-poster: Livre
  • Minicurso: Livre
3) Quanto aos grupos de discussão (CC e Relato):
  • Os grupos serão construídos de acordo com as linhas de pesquisa;
  • Pode ocorrer que um grupo possa ser formado por mais de uma linha de pesquisa;
  • Recomenda-se fortemente que os autores leiam os trabalhos de seus grupos de apresentação para uma discussão fecunda;
  • Os participantes devem acessar a área de discussão com antecedência mínima de 5 minutos e os autores com antecedência de 10 minutos;
  • Os grupos e seus trabalhos serão publicados em breve com os seus respectivos links de acesso e horários.
4) Quanto a participação:
  • Apenas inscritos no evento poderão participar das atividades do VIII EEMAT RJ;
  • Os links não poderão ser compartilhados pelos inscritos a terceiros;
  • As atividades serão gravadas e disponibilizadas posteriormente, então sua participação pressupõe a autorização prévia do uso de imagem e da divulgação científica do trabalho;
5) Quanto ao envio do vídeo do ê-poster: (DATA LIMITE 27/11/2021)

  • O vídeo deve ter no máximo 10 min;
  • O vídeo deve estar disponível no Youtube em formato público;
  • O formato do vídeo é livre e podem utilizar imagens do VIII EEMAT RJ caso desejar; 
  • Não esqueça de testar se o link está correto e o vídeo disponível; 
  • Envie o link o mais breve possível para que possamos disponibilizar antecipadamente à comunidade da SBEM RJ:
  • O envio será no formulário abaixo e você deve enviar apenas o link do YOUTUBE.
LINK: https://forms.gle/vpxqUYS2P1VAYzny6

6) Quanto aos Minicursos:
  • Todos os minicursos iniciarão às 13h e terminarão às 15:30h;
  • Cada minicurso terá duração de 2,5h;
  • Para publicação no sistema do Even 3 utilizamos um intervalo de 20 min que não corresponde ao intervalo real;
  • As inscrições no sistema serão por modalidade, minicurso, Relato de experiência, Comunicação científica, não por curso/apresentação oral;
  • Para entrar em uma atividade você deve verificar o link disponibilizado em arquivo PDF, na página do evento (em construção).
Como se inscrever: https://youtu.be/tu-98YzOLSE
Atenciosamente
Coordenação do VIII EEMAT

Link para download do TEMPLATE PPT: 
Template de apresentação em ppt

PROGRAMAÇÃO DO VIII EEMAT

Caros participantes do VIII EEMAT  RJ

A programação do Evento e das apresentações ficarão disponíveis na Área do Participante no menu Apresentação de TrabalhosNesse menu o participante conseguirá visualizar duas abas:

  • Minhas apresentações, que são as apresentações em que o participante é autor do trabalho;
  • Todas as apresentações, que são todas as apresentações que estão disponíveis no evento.

 

02/12 (Quinta)

03/12 (Sexta)

04/12 (Sábado)

Manhã

 

 

 

 10:00-11:45 Palestra "Educação Estatística frente à BNCC e à pandemia de covid-19" com Alexandre Sousa da Silva (Unirio)

 

Tarde

13:00-15:30 Minicursos

 

16:00-18:00 Relatos de experiências

13:00-15:30 Minicurso

 

16:00-18:00 Comunicações Científicas (por área)

Relatos de experiências

 

13:00-15:30 Minicurso

 

15:30-17:15 Mesa redonda 2 "Educação Matemática na pandemia e no pós-pandemia", com Aline De Bona (IFRS) e Lauro Sá (IFRJ)

 

Encerramento do VIII EEMAT


17:30 Assembleia da SBEM-RJ (exclusiva para sócias e sócios)

 

Noite


19:00-19:15 Abertura do VIII EEMAT

 

19:15-21:00 Conferência de Abertura "Diálogo e Educação Matemática Crítica", com o Prof. Dr. Ole Skovsmose (Unesp/Aalborg University)

 

 

19:00-20:45 Mesa Redonda 1: "Educação Matemática: Raça e Gênero" com Vanessa Neto (UFMS) e Eliane Santos (Unilab)

 

Durante toda a semana do evento estarão disponíveis as apresentações de ê-pôsteres.

INSCRIÇÕES

Para inscrição na SBEM RJ acesse o link: <http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/filiacoes>

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Palestrantes Confirmados

Vejam os convidados que estarão conosco no VIII EEMAT RJ

{{item.nome}}

{{item.nome}}



ORIENTAÇÕES E TEMPLATE

ORIENTAÇÕES VIIIEEMAT2021 - Por favor, leia as orientações! 

TEMPLATE VIIIEEMAT2021 - Template único para todas as modalidades.

O texto deve ser submetido em formato .pdf, .doc, .docx ou .odt. 

O arquivo deve ser enviado em versão não identificada dx(s) autor(xs). Para isto sugerimos o seguinte formato: eemat21títulocurtodotrabalho

ESPECIFICAÇÃO DAS CATEGORIAS DE TRABALHOS

  • Cada autor(a) poderá enviar até três trabalhos - como autor(a) ou coautor(a) - nas categorias: minicurso, comunicação científica e relato de experiência, e até dois trabalhos na categoria e-pôster.
  •  Cada trabalho poderá ter até cinco autorxs.
  • Minicursos, comunicações científicas e relatos de experiências serão apresentados ao vivo, durante o evento. A submissão será de trabalho completo (10-14 páginas excluídas as referências bibliográficas).
  • Ê-Pôsteres serão disponibilizados durante a semana do evento em formato pré-gravado. A submissão será de resumo expandido (4-6 páginas incluídas as referências bibliográficas). 

Atividade

Especificação

Minicursos

(apresentação ao vivo)

 

Cursos de duas horas e trinta minutos de duração que levem o participante a vivenciar e refletir sobre temas da Educação Matemática relacionados a prática docente e/ou ao ensino e a aprendizagem de temas de matemática da educação básica ou superior.

 

Comunicação Científica

(apresentação ao vivo)

 

Apresentação de pesquisa concluída ou em andamento com resultados parciais ou finais no campo da Educação Matemática.

 

Relato de Experiência

(apresentação ao vivo)

 

Apresentação de trabalho na área da Educação Matemática desenvolvido em sala de aula ou espaço não formal com descrição detalhada de sua implementação, observações e reflexões do autor.

 

Ê-Pôster

(apresentação gravada)

 

Apresentação de propostas de atividades para a sala de aula, desenvolvimento de materiais didáticos, relatos de projetos e pesquisas em fase inicial, divulgação de livro ou grupo de pesquisa.

 

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Comissão Organizadora

Agnaldo da Conceição Esquincalha (UFRJ, SBEM-RJ)
André Seixas Novaes (IFRJ)
Antônio Paulo Muccillo Medeiros (IFRJ)
Isabella de Paiva Moreira (IFRJ)
Jacqueline Bernardo de Oliveira (UFF)
Lícia Giesta Medeiros (CEFET)
Rafael Vassallo Neto (IFRJ, SBEM-RJ)
{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}