UFPA, ICED - Instituto de Ciências da Educação - Belém - Pará - Brasil
DIVULGADA A RELAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS
Clique aqui e confira a relação dos trabalhos que serão socializados nos Círculos Temáticos: Educação e Pesquisa com os Povos da Amazônia.
O Seminário “EDUPESqAmazônia - 2017: Educação e Pesquisa com os Povos tradicionais e camponeses da Amazônia” que acontecerá entre os dias 05 à 07 de Dezembro na Universidade Federal do Pará – UFPA, será um espaço de articulação de pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, educadores e gestores de instituições públicas e privadas de ensino, e representantes de organizações sociais governamentais e não governamentais com coletivos e movimentos sociais e sindicais dos povos tradicionais e camponeses da Amazônia, para compartilhar e dialogar sobre as produções acadêmicas e experiências formativas que vêm sendo construídas a partir dos desafios e demandas que configuram a realidade e diversidade sócio-cultural-produtiva-educacional e territorial desses povos.
Num cenário de indefinição política, em que um conjunto de contra-reformas tem sido implementadas pós impeachment da presidente Dilma, impostas por forças conservadoras de orientação mercantil, ruralista, religiosa e paramilitar que apontam para o desmonte de um conjunto de direitos humanos e sociais conquistados pelas classes trabalhadoras e povos tradicionais e camponeses, e ameaçam os processos de territorialização e reprodução social desses povos, criminalizando as lideranças dos movimentos sociais engajadas na proteção desses direitos; o Seminário aqui proposto, pretende discutir a importância de construir uma aliança entre as universidades, o poder público e os movimentos sociais com vistas a assegurar o Direito à Terra, às Águas e à Floresta dos povos tradicionais e camponeses da Amazônia Paraense; entendendo que a garantia do direito ao conhecimento, à educação/escolarização e à vida com dignidade, são requisitos cruciais nesse processo.
Com o Seminário pretendemos consolidar a Rede de Pesquisa comprometida com a Educação dos Povos Tradicionais e Camponeses da Amazônia Paraense, considerando sua sócio-diversidade: indígenas, quilombolas, ribeirinhos/pescadores, extrativistas e assentados/acampados, para produzir conhecimentos e tecnologias que atendam suas demandas em termos sociais, produtivos, territoriais, culturais e educacionais, possibilitando a ampliação das articulações inter-institucionais e construindo agenda comum de pesquisa e intervenção nesse campo temático.
O fortalecimento dos grupos de pesquisa, núcleos de estudos e linhas de pesquisa envolvidos com a educação, territorialização e sustentabilidade desses povos, também se insere entre as intencionalidades deste Seminárioo, entendendo que a visibilidade e reflexão sobre os estudos e investigações existente nesse campo de produção de conhecimento, assim como a ampliação da pesquisa nas universidades com temáticas voltadas para a questão agrária, saúde, agroecologia, cooperativismo, movimentos sociais, entre outras; podem incidir na elaboração e efetivação de políticas e ações capazes de construir e disseminar uma nova base conceitual sobre os povos tradicionais e camponeses, seus territporrios e processos educativos.
Por fim, o EDUPESqAmazônia – 2017 se apresenta como um espaço de fortalecimento do Movimento de Educação do Campo no Pará, que prima pela interlocução ou dialogicidade entre conhecimentos científicos e saberes tradicionais como referência para a superação de preconceitos, privilegiamentos e relações de poder existentes; e tem apostado no processo de mobilizar instituições, organizações e movimentos sociais, universidades e poder público, como requisito para a elaboração e efetivação de políticas públicas e práticas educativas que garantam o direito à Educação, ao Território e à Vida com dignidade dos povos tradicionais e camponeses da Amazônia Paraense. Confira a programação!
05 de Dezembro
Local - Auditório da Fisioterapia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS/UEPA | Tv. Perebebuí, 2623 - esquina com Almirante Barroso, Marco, Belém.
14:00h - Credenciamento e entrega do material do evento aos participantes.
16:00h – Programação Cultural
16:30h - Diálogos Iniciais - Educação e Pesquisa com os Povos tradicionais e camponeses da Amazônia.
Expositor: Prof. Dr. Salomão Hage (UFPA)
17:00h – Mesa de Temática – Educação e Produção de Conhecimento: Diálogos e Disputas das Universidades com os Povos da Amazônia
Conferencistas: Prof. Dr. Alfredo Wagner (UEA) e Raimundo Magno Nascimento (Comunidade África - Moju)
Coordenação: Prof. Dr. Salomão Hage (UFPA)
06 de Dezembro
Local – Instituto de Ciências da Educação (ICED)
8:30h – Exposição e venda de produtos da Agricultura Familiar;
Exposição e venda de produtos da gastronomia inteligente do Ponto de memória da Terra Firme;
Mística
9:00h – Painel de Experiências Formativas/ Produção de Conhecimento com os Povos da Amazônia
- Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia
- Núcleo de Formação de Professores Indígenas - UEPA
- FAOR/FASE
- Universidade do Quilombo
Coordenação: Profa. Dra. Eula Nascimento (UFPA/ Castanhal)
10:30h – Debate e encaminhamentos.
Tarde
Local: Salas do pavilhão F da UFPA – Curso de Pedagogia
14:00h – Círculos Temáticos - Educação e Pesquisa com os Povos da Amazônia.
18:00h – Comemoração – 15 anos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia - GEPERUAZ.
Lançamento de Livros e Produções educativas e Culturais.
Apresentação de Artistas da Terra.
07 de Dezembro
Local – Instituto de Ciências da
Educação (ICED).
8:30h – Exposição e degustação de produtos da Casa Escola da Pesca.
- Mística
9:00h – Painel de Experiências Formativas/ Produção de Conhecimento com os Povos da Amazônia.
- Associação Brasileira de Agroecologia
- Experiência de Alfabetização de Adultos do MST em São Luiz/MA
- Grupo RENAS – MPEG
- Ponto de Memória da Terra Firme
Coordenação: Profa. Doutoranda. Maria Natalina Mendes (UFPA/ Bragança)
10:30h – Debate e encaminhamentos
12:00h - Intervalo
Tarde
Local – Instituto de Ciências da Educação (ICED).
14:00h – Painel Dialógico – Por Terra, Território e Dignidade na Amazônia: Nenhum Direito a Menos!
Palestrantes:
Representante dos Povos Tradicionais e Camponeses – Ulisses Manassas (MST), Edel Moraes (CNS), Zeca Gavião, Antonia Botelho, Valda Quilombola (Tucandeiras).
Representante do Ministério público
Representante da Defensoria Pública
Representante da OAB
Representante da ALEPA (Comissão de Direitos Humanos)
Representante do INCRA
Representante do Governo Estadual
Tribunal de Justiça do Estado
Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Roberto Corrêa (UEPA) – Oscar Barros (UFPA/Cametá)
16:00h – Debate e encaminhamentos
17:30h – Programação de Encerramento do Evento
Apresentação da Carta com os encaminhamentos
Conferência de Encerramento – Profa. Dra. Lourdes Furtado (Museu Goeldi) e Adenilson Poró (Graduando em Pedagogia / Coordenador do Ensino Médio Indígena - SEDUC nas aldeias da região do Baixo Tapajós).
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}