VI SEMINÁRIO DE
PESQUISA COM INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – EDUINTER
II SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISA DAS LICENCIATURAS – SIMPEL e
I CONGRESSO REGIONAL DE EDUCAÇAO DA CRE- CAÇADOR - EDUCRE
‘Planejamento pertinente e avaliação na Educação Básica’
O VI EDUINTER, o II SIMPEL e o I EDUCRE têm
por finalidade oportunizar momentos de interação entre a Educação Básica e o
Ensino Superior, mediante a realização de atividades colaborativas propostas
por Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil e do Exterior, Cursos de
Licenciaturas e a Coordenadora Regional de Educação (CRE) de Caçador/SC,
visando o fortalecimento do Planejamento pertinente e sua contribuição no
processo de avaliação na educação básica. Os eventos acontecerão em Caçador e
abrangerão os sete municípios vinculados à CRE-Caçador: Caçador, Lebon Régis,
Macieira, Calmon, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande. Alguns
destes municípios têm os índices de desenvolvimento humano abaixo da média
nacional, assim como escolas estaduais de municípios pertencentes apresentam
desempenhos insatisfatórios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb). Neste sentido, as entidades envolvidas, Universidade Alto Vale do Rio
do Peixe (Uniarp) e a CRE-Caçador estão comprometidas em reverter esse
cenário. Algumas ações desta parceria já estão sendo colocadas em prática,
tal como a criação do Observatório de Avaliação na Educação Básica da
CRE-Caçador, realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação
Básica (PPGEB da Uniarp) com o apoio da Coordenação de Extensão da UNIARP e
da própria CRE-Caçador, com o objetivo de aprofundar discussões acerca do
processo avaliativo e desenvolver ações para atendimento de demandas
decorrentes dos resultados das avaliações. Há também a preocupação com a
formação inicial e continuada dos professores, pois os saberes docentes
impactam na formação dos estudantes e por consequência refletem no IDH e
Ideb. Por isso, o Observatório de
Avaliação da Educação Básica da CRE-Caçador também assume o compromisso de
realizar pesquisas, formações e difusão dos resultados mediante publicações
em periódicos de impacto.
|