Duração total: 20 horas (5 horas
Síncronas, 15 Assíncrona)
Modalidade: a Distância
Objetivo do Curso: O objetivo deste curso de capacitação docente é fornecer aos educadores as competências e habilidades necessárias para a utilização efetiva da gamificação, design educacional e metodologias de aprendizagem ativa em sala de aula, com ênfase no uso do jogo Educa Money. O curso visa capacitar os professores a promoverem experiências de aprendizagem significativas e engajadoras, utilizando recursos tecnológicos e estratégias inovadoras.
ESTRUTURA DO CURSO
- Introdução (1h. Síncrono)
- Apresentação do curso e dos objetivos de
aprendizagem
o Contextualização
da gamificação, design educacional e metodologias de aprendizagem ativa
- Fundamentos da Gamificação (3h. online autoinstrucional -
assíncrono)
- Conceitos básicos de gamificação e seus princípios
- Aplicações da gamificação na educação
o Exemplos
práticos de gamificação em sala de aula
- Design Educacional e Metodologias Ativas (5h. online
autoinstrucional - assíncrono)
- Princípios do design educacional
- Metodologias ativas de aprendizagem: Aprendizagem
Baseada em Projetos, Aprendizagem Cooperativa, Sala de Aula Invertida,
entre outras
o Estratégias
e técnicas para implementação das metodologias ativas
- Utilização do Educa Money na Sala de Aula (4h. Síncrono)
- Apresentação do jogo Educa Money e seus objetivos educacionais
- Exploração das possibilidades pedagógicas do jogo
o Exemplos
de atividades e práticas de ensino com o Educa Money
- Desenvolvimento de Projetos Gamificados (3h. online
autoinstrucional - assíncrono)
- Planejamento e criação de projetos gamificados para
a sala de aula
- Design de desafios, recompensas e feedbacks
o Avaliação
e acompanhamento do progresso dos alunos
- Atividade Avaliativa e Certificação (2h. online
autoinstrucional - assíncrono)
- Avaliação final do curso
- Emissão de certificado de conclusão
Atividades a Distância: Durante as horas a distância, os participantes do curso terão acesso a materiais complementares, como vídeos, textos e atividades práticas. As atividades serão enviados e recebidos por e-mail a partir do dia 02/10. Assim que finalizados e enviados serão emitidos os certificados.
Certificação: Ao final do curso, os participantes que cumprirem todas as etapas e obtiverem uma avaliação satisfatória receberão um certificado de conclusão, reconhecendo sua participação e aquisição de conhecimentos na área de gamificação e metodologias de aprendizagem ativa.