O Evento de Extensão pretende
discutir o projeto educacional que permeia as reformas educacionais empreendidas
nos últimos anos para a educação básica e para o ensino superior, as quais
impactaram de forma expressiva a formação de professores no Brasil.
As atividades do evento almejam
debater a concepção político-pedagógica que fundamenta o perfil da formação de
professores que está sendo instituída, e o projeto de universidade que vem
sendo articulado a partir das contrarreformas do estado.
O primeiro tema de debate se estabelece
a partir do processo de elaboração e implementação da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), com o qual, não só ocorre a exigência da reformulação dos
currículos das redes estaduais e municipais de ensino, como a obrigatoriedade
da reformulação dos cursos de formação de Professores, a partir da aprovação da
Resol. 02/2019 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Ou seja, a implantação
da BNCC está conduzindo um amplo processo de reconfiguração da educação
brasileira e da formação de professores no Brasil, os quais são conduzidos por
um projeto educativo hegemônico que pretende readequar a educação brasileira as
necessidades do capital.
O segundo tema, trata das políticas
de estado voltadas para a universidade brasileira, que expressam o projeto
educacional para a formação de força de trabalho no Brasil e a conversão da
pesquisa em insumo para a inovação de produtos para o mercado. Os aspectos que
se destacam para o debate são a expansão das universidades privadas e de
mecanismos privatistas no interior das universidade públicas, o controle e
degradação das condições de trabalho, a aplicação da concepção gerencialista a gestão universitária, enfim, a conversão dos “fins” e
dos “meios” da universidade em fomento a expansão capitalista.
O terceiro encontro almeja
refletir sobre as disputas entre projetos político-educacionais distintos na
formulação das políticas educacionais e na ocupação dos espaços educativos da
classe trabalhadora. Destaca-se para
debate, as potencialidades e os limites do movimento contra-hegemônico na
sociabilidade do capital.
O último encontro promoverá a socialização de trabalhos desenvolvidos por estudantes da disciplina "Educação Brasileira" como parte do cumprimento da curricularização da extensão.
O projeto pretende oferecer um espaço de debate e reflexão, em que a comunidade possa dialogar sobre temas que atinge o sistema educacional brasileiro e tem sido pauta de polêmicas nacionais.