Minicurso 1 - Educação e diversidade étnico racial: desafios e possibilidades do fazer pedagógico
Proponentes: Mestrandos (as) em Educação (PPGE/UERR/IFRR) - Prof. Aldinésio Sarmento Silveira; Profa. Lyjane Queiroz L. Chaves; Profa. Maria de Fatima da Silva Angelo e Profa. Nairan Costa B. Sousa;
Ementa: Processo dialógico ao enfrentar o racismo é um caminho, e deve ser um enfrentamento coletivo. O racismo se manifesta de forma explicita e implícita, pode atuar no silencio pedagógico, com os materiais didáticos, das imagens que circulam no espaço escolar, e outros. A educação precisa dialogar com as mais variadas relações sociais, afinal, o Brasil é um exemplo no que tange a diversidade étnico racial. Necessária uma reescrita da história africana, afro-brasileira e indígena – levar em conta um conjunto de saberes - culturais e científicos - de matrizes africanas e indígenas. Repensar no ato educativo a partir dessas matrizes, que vai ser positivo para a população brasileira. É necessário que compreendamos, enquanto brasileiros no geral, a historia da formação do povo brasileiro de uma forma mais justa e que se aproxima de outras matrizes que foram importantes também. Autoestima e a relação– construída na relação com o outro. Importante se reconhecerem, a serem convidadas ao encontro de conjunto de narrativas e pedagógicas com outras matrizes. Abrindo espaço para oportunidade. Para os participantes, a compreensão histórica das desigualdades étnico raciais contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
Objetivo Geral: Contribuir com a educação das relações étnico raciais e superação do racismo por meio da formação de estudantes, professores e pesquisadores críticos e intervenientes a partir de uma abordagem histórica e contemporânea acerca da população negra e indígena no Brasil e da valorização da nossa diversidade.
Público - Alvo: Estudantes do ensino básico, graduação e especialização; professores e pesquisadores da temática; comunidade em geral e professores indígenas das escolas estaduais e municipais.
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Minicurso 2 - Educando para Diversidade: empatia, respeito e inclusão
Proponentes: Mestrandos em Educação (PPGE/UERR/IFRR) - Profa. Clarice Ilnete Pereira Guerra; Profa. Cláudia Regina de O. Batista; Profa. Letycia Alves de Macêdo; Profa. Luciana dos Santos Pereira.
Ementa: O papel da educação básica. Alguns desafios da escola pública. A escola como espaço de confronto e convivência da diversidade humana. A influência das Políticas Educacionais na prática docente. As dificuldades da ação docente na educação. Educação para todos: acolhendo a diversidade. Educação inclusiva. Algumas diversidades no espaço da escola pública.
Objetivo: Explanar acerca da ação docente frente ao processo de ensino e aprendizagem em defesa da diversidade e inclusão das diferenças no espaço escolar.
Público - Alvo: Discentes de mestrado em educação, docentes da rede privada e/ou pública de ensino.
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Minicurso 3 - O que o professor não quer mais ouvir na formação docente?
Proponentes: Mestrandos em Educação (PPGE/UERR/IFRR) - Profa. Ana Maria da S. Rodrigues; Prof. Clemildo Silva Sousa; Profa. Elizânia de Souza Campos e Profa. Kelene Sena da Silva.
Ementa: Formação de professores e as novas tecnologias. O professor do século XXI – novos rumos . A profissão de ensinar. O papel do professor na formação continuada. A penetração das ideias de Vygotsky no mundo acadêmico e nas redes de ensino. Protagonismo pedagógico.
Objetivo: A proposta de minicurso em pauta, tem como objetivo refletir e discutir a respeito da formação inicial e continuada do professor, no sentido de possibilitar mudanças nas práticas metodológicas em sala de aula.
Público - Alvo: Graduandos na área da educação, discentes de pós-graduação (mestrado) e professores da rede pública e privada e demais interessados no tema.
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Minicurso 4 - Interculturalidade na escola: é preciso aprofundar a educação num modo de pensamento e saberes.
Proponentes: Mestrandos em Educação (PPGE/UERR/IFRR) - Prof. Douglas Cavalcante da Silva; Profa. Lucimar Pereira Lima. Profa. Nádia de Paula Pessoa Paludo e Profa. Thayane Gonçalves Bezerra.
Ementa: A mudança repentina que o Estado de Roraima vem sofrendo quanto ao contexto migratório estabeleceu a algumas repartições públicas e principalmente o esfera educacional, choques de vivências. A reconstrução através de um novo contexto social, político e cultural no qual não correspondia ao seu mundo de vivência, fez com que o que antes era rotineiro, o dito normal, hoje torna-se um desafio diário. Neste processo, a interculturalidade tem como a base epistêmica inicial, compreender o novo, o plural que se apresenta face as diferentes culturas. Tal conceito é fundamental na (re) construção do “pensamento outro”. Nesta perspectiva podemos destacar o processo migratório. Para uma visão mais abrangente ao mundo e à diversidade, é necessário enraizar a educação num modo de pensamento e saberes; que sejam capazes de contextualizar o singular, o particular e o local em meio ao indivíduo que atua e vive nessa contextualização real, onde se deve promover o conhecimento e respeito da diversidade cultural, o acesso na equidade, a aprendizagem ao longo da vida, a solidariedade nacional e internacional, a formação de cidadãos nativos de sua terra e aqueles que chegam.
Objetivo: capacitar, discentes e mestrandos de diversas áreas do conhecimento e estudantes que desejam atualizar-se sobre o assunto, além de despertar o conhecimento sobre a interculturalidade na escola; orientar discentes e mestrandos sobre a importância da junção de várias áreas do conhecimento na prática escolar.
Público - Alvo: Graduandos na área da educação, discentes de pós-graduação (mestrado) e professores da rede pública e privada e demais interessados no tema.
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Minicurso 5 - BNCC e SAEB: desenvolvendo habilidades a partir dos descritores de Língua Portuguesa
Proponentes: Profa. Dra. Carmem Véra Nunes Spotti; Mestrandos em Educação (PPGE/UERR/IFRR) - Profa. Antonia Sandra Lopes da Silva; Profa. Francisca Angêla de Oliveira Sousa; Profa. Gardênia Maria B. Cavalcante.
Ementa: A Matriz de Referência para avaliação de Língua Portuguesa tem como foco “AS PRÁTICAS DE LEITURA”, e propõe que, “ser competente no uso da língua significa saber interagir, por meio de textos, em qualquer situação de comunicação”, e está subdividida em tópicos ou temas e estes, em descritores. Os conhecimentos e competências linguísticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, dividida em 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e 3ª e 4ª série do Ensino Médio.
Objetivo: Reconhecer a fundamentação teórica necessária para o processo de análise dos textos de acordo com os descritores da Língua Portuguesa a luz da BNCC e DCRR.
Público - Alvo: Acadêmicos, educadores e comunidade que se interesse pelo tema.