A
velocidade com que a transformação digital altera as formas de agir em diversas
esferas da vida, inclusive na educação, cria um ambiente de incerteza e
ansiedade. Faz-se urgente, portanto, explorar como as tecnologias emergentes
digitais podem ser incorporadas para aprimorar o processo de aprendizagem e
preparar os estudantes para os desafios do século XXI.
As metodologias tradicionais de ensino estão sendo
desafiadas pela necessidade de preparar os alunos para um mundo em constante
mudança. Assim, educar na era digital exige que se crie ambientes de
aprendizagem e objetos de aprendizagem mais dinâmicos, envolventes e adaptáveis
às necessidades individuais dos alunos, que devem chegar às condições de
participação ativa na/da sociedade, ou seja se comunicando na cibercultura de
modo “expressamente complexo, presente na mensagem e previsto pelo emissor, que
abre ao receptor possibilidades de responder ao sistema de expressão e de
dialogar com ele”. (Santos; Silva, 2014, p. 58).
Por isso, os fenômenos da comunicação desempenham um papel
indispensável em todos os setores da sociedade. As tecnologias digitais de
informação e comunicação se manifestam de maneira distinta na cibercultura: o
que antes era transmitido por suportes físicos agora se torna invisível,
representado pelos bits do universo virtual. Cibercultura, para Levy (1999, p.
17), “é o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de
atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com
o ciberespaço”.
Desta forma, o evento "Inovação, Educação e
Tecnologias Emergentes: conectando saberes nos ambientes educacionais"
tem como propósito explorar a conexão entre diversos saberes, promovendo a
interdisciplinaridade ao conectar diferentes áreas do conhecimento e as
tecnologias emergentes, entendidas aqui como sendo os avanços contemporâneos e
as inovações de diversos campos da tecnologia que podem ser utilizadas por
educadores nos seus processos de ensino aprendizagem.
Neste sentido, o evento serve como um fórum para reunir
educadores, estudantes, pesquisadores e profissionais da área da pesquisa em
tecnologias e educação, a fim de discutir, colaborar e compartilhar
experiências na pesquisa educacional e práticas inovadoras, promovendo um
engajamento ativo desta comunidade.