XXVI EBRAPEM 2022

XXVI EBRAPEM 2022

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Apresentação

Sejam bem-vindos(as/es) ao XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.

O XXVI EBRAPEM será realizado de maneira on-line e terá sua organização feita pelos alunos de mestrado e doutorado do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. O evento ocorrerá no período de 09 a 12 de novembro de 2022 com o objetivo de debatermos e refletirmos sobre o Retorno às atividades presenciais: desafios para a Educação Matemática.

O EBRAPEM é pensado para ser um espaço no qual pós-graduandos em educação matemática possam compartilhar e divulgar experiências e saberes envolvidos nos processos de elaboração de projetos de pesquisa, delineamento teórico-metodológico, sustentação e aprofundamento teórico, bem como de crítica e amadurecimento de análise de dados construídos nas investigações desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado no âmbito da Educação Matemática dos Programas de Educação/Ensino do Brasil.

Encontramos os pesquisadores em Educação Matemática que, apesar de suas funções serem transformadas a depender das necessidades de grupos, tempo e espaço específicos, nunca deixam os saberes, os conhecimentos e a heterogeneidade das leituras de mundo morrer. Por motivos como esse, a Educação Matemática tem se constituído em um campo fértil para desenvolvimento de pesquisas científicas, além de uma área insaciável de luta em prol da melhoria das condições de existência de tudo aquilo que a compõe. Motivados por essa perspectiva, a cidade de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, o Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática convidam todos os estudantes de pós-graduação a participarem do XXVI EBRAPEM.

História do EBRAPEM

A história do EBRAPEM iniciou há 25 anos, quando um grupo de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PGEM, da UNESP/Rio Claro, observou que, apesar dos encontros científicos de Educação Matemática contribuírem para o debate e divulgação das pesquisas da área, apenas as produções científicas já concluídas ou em fase de conclusão eram privilegiadas.

Naquela oportunidade, o grupo se deu conta da falta de um espaço para discutir pesquisas em andamento, observar seus processos, elaborações, tomada de decisões, contribuições para o refinamento de métodos e sustentação teórica de referenciais.

Foi assim que, em 1997, o grupo de estudantes da PGEM e alguns professores realizaram um fórum de debate científico organizado por e para alunos pesquisadores em Educação Matemática, objetivando discussão, troca de experiências e conhecimentos entre os Programas de Educação Matemática.

Desta iniciativa pioneira surge o I Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós- Graduação em Educação Matemática (I EBRAPEM), realizado em setembro de 1997, na UNESP, em Rio Claro (SP). Participaram deste encontro estudantes de Pós-Graduação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, representando UNESP, UNICAMP, UFMG e Universidade Santa Úrsula, contabilizando 23 trabalhos inscritos em comunicações orais.


Conheça nossa trajetória:

1997 – I EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP)

1998 – II EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP)

1999 – III EBRAPEM – Universidade de Santa Úrsula (Rio de Janeiro/RJ)

2000 – IV EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP) – Tema: A Educação Matemática como área de estudo

2001 – V EBRAPEM  – PUC (São Paulo/SP) – Tema: Educação Matemática: realizações, avanços e perspectivas

2002 – VI EBRAPEM – UNICAMP (Campinas/SP) – Tema: A pesquisa em Educação Matemática – múltiplos olhares sobre sua produção em perspectivas teórico-metodológicas

2003 – VII EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP) – Tema: Grupos de estudo e pesquisa em Educação Matemática – formação, consolidação e produção científica

2004 – VIII EBRAPEM – UEL (Londrina/PR) – Tema: Prioridades de Pesquisa em Educação Matemática – quais os próximos desafios?

2005 – IX EBRAPEM – Faculdade de Educação da USP (São Paulo/SP) – Tema: Pesquisa em Educação Matemática e transformação social – perspectivas e interfaces

2006 – X EBRAPEM – UFMG (Belo Horizonte/MG) – Tema: Conhecimento e Inclusão Social

2007 – XI EBRAPEM – UFPR (Paraná/PR) – Tema: Trilhas, caminhos e trajetórias da pesquisa em Educação Matemática no Brasil e suas implicações sociais

2008 – XII EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP) – Tema: Educação matemática: possibilidades de interlocução

2009 – XIII EBRAPEM – UFG (Goiás/GO) – Tema: Educação Matemática: as relações entre a pesquisa e as práticas pedagógicas na sala de aula

2010 – XIV EBRAPEM – UFMS (Campo Grande/MS) – Tema: Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional

2011 – XV EBRAPEM – UEPB (Campina Grande/PB) – Tema: EBRAPEM em movimento: desafios e perspectivas

2012 – XVI EBRAPEM – ULBRAS (Canoas/RS) – Tema: As Tintas da Pesquisa em Educação Matemática nos Papéis Sociais.

2013 – XVII EBRAPEM – IFES (Vitória/ES) – Tema: Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática

2014 – XVIII EBRAPEM – UFPE (Recife/PE) – Tema: EBRAPEM 18 anos: Maioridade, novos desafios e responsabilidades sociais

2015 – XIX EBRAPEM – UFJF (Juiz de Fora/MG) – Tema: As Relações do Ensino de Matemática e a Sala de Aula

2016 – XX EBRAPEM – UFPR (Curitiba/PR) – Tema: As inter-relações da Educação Matemática

2017 – XXI EBRAPEM – UFPel (Pelotas/RS)

2018 – XXII EBRAPEM – FaE/UFMG (Belo Horizonte/MG) – Tema: Pesquisa em Educação Matemática e Inclusão Social

2019 – XXIII EBRAPEM – UNICSUL (São Paulo/SP) – Tema: Pesquisa em Educação Matemática: Perspectivas Curriculares, Ética e Compromisso Social

2020 – XXIV EBRAPEM – UNIOESTE (Cascavel/PR) – Tema: Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: Metodologia e Tecnologias

2021 –XXV EBRAPEM – UEPB (Campina Grande/PB – Tema: Educação Matemática: pesquisa, diálogos e saberes em contextos adversos.


Fonte: Adaptado do site da edição do XXIV EBRAPEM

Inscrições

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Atividades

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Informações Importantes

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Prazo para submissão de trabalhos: ENCERRADO

Cada trabalho deverá ter apenas UM AUTOR, que deve ser o aluno responsável pela pesquisa e pela sua apresentação durante o evento. O nome do seu orientador deverá ser posto em nota de rodapé, conforme indicado no template para envio de artigo.

TODOS os trabalhos submetidos devem estar de acordo com o template, no formato .DOC ou .DOCX.

Clique aqui para acessar o template.

O arquivo do trabalho submetido deve ser nomeado da seguinte forma: GDXX_NomeCompletoSemEspaços.

Por exemplo: GD18_MariaElisaDaSilva

 

No ato da submissão, deve ser enviada uma carta de aceite, assinada pelo orientador da pesquisa. Esta carta torna o trabalho aceito para apresentação e publicação no XXVI Ebrapem, desde que o texto esteja no formato solicitado no Template e seguindo todas as orientações de submissão.

Clique aqui para acesso o modelo da carta de aceite.

O arquivo da carta deve ser nomeado da seguinte forma: CartaDeAceite_NomeCompletoSemEspaços.

Por exemplo: CartaDeAceite__MariaElisaDaSilva.

 

DINÂMICA DO EBRAPEM

Como sabem, a dinâmica do EBRAPEM difere-se de outros encontros, principalmente, pelo ‘modelo’ de Grupos de Discussão – GDs. A proposta principal é colocar seu trabalho em uma roda de discussão, envolvendo professores e estudantes. Por este motivo, esclarecemos que:

1)     Cada sala, denominada no evento como Sessão, será composta por até dois professores especialistas no arcabouço temático em que se concentra o GD. Estes dois professores são denominados no evento como Coordenadores de Sessão;
2)     Cada sessão de GD será estruturada com 3 a 6 trabalhos a serem discutidos;
3)     O tempo máximo de duração de cada GD será de 2 horas;
4)     Cada aluno participante terá 5 minutos de exposição oral para falar sobre seu projeto e mais 10 minutos para discussões;
5)     A apresentação ocorrerá no formato de plenária, portanto, não é permitido compartilhamento de telas e/ou apresentação de slides;
6)     A discussão de cada trabalho deverá ser em torno de 10 minutos cada, de modo que, entre a apresentação e a discussão não ultrapasse 15 minutos, para que não seja muito extensa a duração da sala e se torne cansativo;
7)     Os Professores Coordenadores de Sessão, farão contribuições para cada um dos autores e deverão abrir “espaço” para que os demais participantes da Sessão também apresentem apreciações e questões a cada um dos autores;
8)     Será permitido, ao autor de cada trabalho, reformular e enviar uma nova versão após a realização do evento, para publicação nos anais.


Qualquer dúvida, entre em contato via e-mail oficial do evento: ebrapem2022@gmail.com

Convidados e Mediadores

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Submissões

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Organização

Coordenação Geral

Profa. Dra. Ana Lucia Manrique

Profa. Dra. Barbara Lutaif Bianchini

Profa. Dra. Celina Aparecida Almeida Pereira Abar

Profa. Dra. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho

Prof. Dr. Celso Ribeiro Campos

Prof. Dr. Gabriel Loureiro de Lima

Prof. Dr. Gerson Pastre de Oliveira

Profa. Dra. Maria José Ferreira da Silva

Profa. Dra. Sonia Barbosa Camargo Igliori


Coordenação Discente

Elton de Andrade Viana

José Ronaldo Alves Araújo


Secretaria

Carlos Eduardo de Campos

Everton Odair dos Santos

Gustavo Gomes Moreno Senhora

Juliana Portella de Freitas


Tesouraria

Ana Paula Ximenes Flores

Everton Odair dos Santos

Gustavo Gomes Moreno Senhora

Jorge Luiz de Almeida Zeferino Junior


Comissão de Tecnologia e Divulgação

Alexandre Matias Russo

Ana Maria Antunes de Campos

Carlos Eduardo de Campos

Ezequias Adolfo Domingas Cassela

Isabelle Coelho da Silva

Juliana Portella de Freitas

Renne Garcia Paiva


Comissão de Logística e Infraestrutura

Cristine de Jesus Moura Jose Roberto de Campos Lima Laura Cristina dos Santos Rogerio Joaquim Santana Thiago Novaes Silva Valdete Aparecida do Amaral Miné


Comissão Científica

Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha

Dra. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva Dr. Armênio Lannes Xavier Neto Dr. Cassio Cristiano Giordano Dr. Douglas Borreio Maciel dos Santos Dr. Douglas da Silva Tinti Dra. Edvonete Souza de Alencar Dr. Felipe Augusto de Mesquita Comelli

Dr. Gilberto Januario Dr. Julio Silva de Pontes

Dr. Lailson dos Reis Pereira Lopes

Dra. Luzitânia Dall'Agnol Dr. Marcio Vieira de Almeida Dr. Marco Rodrigo da Silva Assis Dra. Maria Teresa Merino Ruz Dra. Maritza Luna Valenzuela Dr. Paulo Ferreira do Carmo

Dra. Roseli Alves de Moura


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Ata do XXV EBRAPEM (2021)

Em atenção à comunidade de estudantes e pesquisadores da Educação Matemática participantes do XXVI EBRAPEM, disponibilizamos a Ata do XXV EBRAPEM. A edição foi organizada por discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e realizada de forma online em 2021.

Clique aqui para acessar Ata do XXV EBRAPEM (2021)


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