E-book Tecnologias da informação e comunicação no ensino: desafios contemporâneos

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Sobre o E-book Tecnologias da informação e comunicação no ensino: desafios contemporâneos

A Editora Amplamente Cursos é uma empresa em crescente expansão no mercado de publicação editorial de livros online, prestando serviços de qualidade e eficiência, garantindo a satisfação e confiança dos nossos clientes. A empresa busca a disseminação do conhecimento científico através da publicação de E-books em diversas temáticas e áreas distintas, possibilitando que pesquisadores e profissionais de todo país apresentem e compartilhem seus resultados de pesquisa.

Em continuidade ao calendário anual de publicação, a Editora Amplamente Cursos está recebendo artigos para compor seu novo livro:

 

-       E-book Tecnologias da informação e comunicação no ensino: desafios contemporâneos

 

O E-book terá como Organizadores Viviane Cristhyne Bini Conte, Maykon dos Santos Marinho, Everaldo Nery de Andrade e Luciano Luan Gomes Paiva.

Em um cenário em que a tecnologia está presente na rotina acadêmica de diversas instituições de ensino e, na maioria das vezes, na própria rotina dos estudantes, é primordial que professores busquem alternativas inovadoras para conectar os alunos com um novo modelo de ensino e aprendizagem. Os professores e educadores devem proporcionar aos alunos maior autonomia, interatividade e criatividade em seu aprendizado. Mais ainda, em uma visão sobre profissional do futuro, é dever não só das instituições, mas também do professor, estar antenado com as novas ferramentas tecnológicas de educação. Nós professores devemos passar por uma transformação digital, com riscos, de que se tal não ocorra, não encontraremos a luz no fim do túnel.

Essa transformação no ensino não deve ser somente no ambiente escolar, sala de aula presencial ou virtual, mas também nos paradigmas sobre como educamos. Implementar Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas diferentes modalidades de ensino (presencial, híbrido ou à distância) é necessário para despertar maior interesse e interatividade entre discentes da geração dos millennials, geração Y (indivíduos nascidos entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000), já que essa geração se caracteriza pela renovação, conectividade e interações virtuais midiáticas e sociais e, provavelmente, nas suas relações de trabalho.

Essa geração está sempre a um clique de resolver alguma dúvida ou obter informações, sendo assim, mantermos paradigmas em sala de aula implica em menores interações com os professores, uma vez que os discentes dessa geração conseguem achar o que procuram de maneira mais rápida em seus smartphones ou computadores. No mercado consumidor, as empresas se adaptaram às tendências de compras e padrões de comportamento desse público. Na educação isso não pode ser diferente, devemos utilizar as ferramentas tecnológicas para favorecer a participação e interação, co-criação de materiais didáticos, feedbacks no processo de ensino e aprendizagem. Precisamos pensar a educação como uma empresa eficiente em seus serviços, com missão de crescimento e expansão de seus negócios. E o negócio na educação é o aprendizado, hoje mais do que nunca, dependente das TIC para um melhor desempenho.

Tudo isso passa, obrigatoriamente, pelo trabalho do professor na identificação e implantação dessas ferramentas em seus planos de ensino, no estímulo e mediação do interesse do aluno, na construção de regras de socialização e cidadania e no aguçamento de uma ética coletiva.

As TIC na educação já são uma realidade em muitas salas de aula. Os alunos estão cada vez mais conectados e interessados em processos automatizados, logo, escolas, universidades que não ofereçam ferramentas no processo de ensino-aprendizagem estarão fadadas ao fracasso.

Entretanto, as dificuldades de conexão por falta de aparelho, internet banda larga ou pacote de dados móveis são grandes entraves para a popularização e universalização do acesso às TIC que devem ser pensados e discutidos durante a implementação de quaisquer ferramentas de suporte no processo de ensino e aprendizagem. Faz-se necessário a implementação de políticas públicas de auxílio digital a indivíduos desamparados socioeconomicamente, por exemplo, em escolas e universidades públicas.

Por fim, é um grande desafio tanto para os professores/educadores como para estudantes, tanto no ensino presencial, como no híbrido e/ou ensino à distância a implementação e utilização com eficácia das TIC. Este livro oportuniza a divulgação de experiências vividas, de projetos com objetivos de implementação do uso de TIC, de divulgação de novas tecnologias, dentre outros.

Cada artigo aprovado irá compor o livro supracitado na forma de capítulo de livro, de acordo com a temática do texto. Os E-books serão publicados com ISBN (International Standard Book Number), bem como DOI (Digital Object Identifier) individual, por cada capítulo.

O E-book ficará disponível para baixar gratuitamente, através do site da Editora Amplamente Cursos, entre outras plataformas indexadoras (ISBN, DOI, ORCID, EduCapes, REDIB, Publons, EndNote, Google Acadêmico, Internet Archive e Research Gate).


         Acesse a CHAMADA DE ARTIGOS completa clicando aqui

Organizadores


Regras de submissão

Cada autor poderá submeter de 01 a 05 artigos para avaliação em cada chamada, podendo, cada artigo, ter de 01 a 05 autores.

Cada artigo deve ter as dimensões entre 06 e 15 laudas. Serão aceitos textos estruturados nas seguintes modalidades:

?       Pesquisa concluída;

?       Pesquisa em andamento;

?       Ensaio acadêmico;

?       Relato de experiência;

?       Revisão Bibliográfica;

?       Estudo de Revisão/sistemática/integrativa.



ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS ARTIGOS

Os textos submetidos devem conter: título; nome e e-mail dos autores; resumo (100 a 300 palavras); palavras-chave (3 a 5); corpo do texto (introdução, fundamentação teórica, descrição metodológica, apresentação e discussão dos dados e conclusões) e referências. As referências devem estar adequadas às normas da ABNT (6022). Todo o trabalho deve conter de 6 a 15 laudas.

Os artigos devem estar escritos em word for windows; com espaçamento 1,5 e justificados; com margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e inferior de 3 cm. Devem ser digitados em fonte Times New Roman e com tamanho 12.

Para facilitar a construção e formatação do texto, acesse o modelo clicando aqui.

Submissões

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Corpo Editorial

Conselho Editorial


Dr. Damião Carlos Freires de Azevedo - Universidade Federal de Campina Grande

Dra. Danyelle Andrade Mota - Universidade Federal de Sergipe 

Dra. Débora Cristina Modesto Barbosa - Universidade de Ribeirão Preto

Dra. Elane da Silva Barbosa - Universidade Estadual do Ceará

Dra. Eliana Campêlo Lago - Universidade Estadual do Maranhão

Dr. Everaldo Nery de Andrade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Dra. Fernanda Miguel de Andrade - Universidade Federal de Pernambuco

Dr. Izael Oliveira Silva - Universidade Federal de Alagoas

Dr. Jakson dos Santos Ribeiro - Universidade Estadual do Maranhão

Dra. Josefa Gomes Neta - Faculdade Sucesso

Dr. Maykon dos Santos Marinho - Faculdade Maurício de Nassau

Dr. Rafael Leal da Silva - Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba

Dra. Ralydiana Joyce Formiga Moura - Universidade Federal da Paraíba

Dra. Roberta Lopes Augustin - Faculdade Murialdo

Dra. Smalyanna Sgren da Costa Andrade - Universidade Federal da Paraíba

Dra. Viviane Cristhyne Bini Conte - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Dr. Wanderley Azevedo de Brito - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás



Conselho Técnico-científico


Ma. Ana Claudia Silva Lima - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Ma. Andreia Rodrigues de Andrade - Universidade Federal do Piauí

Esp. Bruna Coutinho Silva - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Ma. Camila de Freitas Moraes - Universidade Católica de Pelotas

Me. Carlos Eduardo Krüger - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Esp. Caroline Rodrigues de Freitas Fernandes - Fanex Rede de Ensino
Me. Clécio Danilo Dias da Silva - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Me. Fabiano Eloy Atílio Batista - Universidade Federal de Viçosa

Me. Francisco Odécio Sales - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará

Me. Fydel Souza Santiago - Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Me. Giovane Silva Balbino - Universidade Estadual de Campinas

Ma. Heidy Cristina Boaventura Siqueira - Universidade Estadual de Montes Claros

Me. Jaiurte Gomes Martins da Silva - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Me. João Antônio de Sousa Lira - Secretaria Municipal de Educação/SEMED Nova Iorque-MA

Me. João Paulo Falavinha Marcon - Faculdade Campo Real

Me. José Henrique de Lacerda Furtado - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Me. José Flôr de Medeiros Júnior - Universidade de Uberaba

Ma. Josicleide de Oliveira Freire - Universidade Federal de Alagoas

Me. Lucas Peres Guimarães - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ma. Luma Mirely de Souza Brandão - Universidade Tiradentes

Me. Marcel Alcleante Alexandre de Sousa - Universidade Federal da Paraíba

Me. Márcio Bonini Notari - Universidade Federal de Pelotas
Ma. Maria Antônia Ramos Costa - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Ma. Maria Inês Branquinho da Costa Neves - Universidade Católica Portuguesa

Me. Milson dos Santos Barbosa - Universidade Tiradentes

Ma. Náyra de Oliveira Frederico Pinto - Universidade Federal do Ceará

Me. Paulo Roberto Meloni Monteiro Bressan - Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Ma. Rosiane Correa Guimarães - Universidade Federal de Jataí

Ma. Sirlei de Melo Milani - Universidade do Estado de Mato Grosso

Ma. Viviane Cordeiro de Queiroz - Universidade Federal da Paraíba

Me. Weberson Ferreira Dias - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Indexadores


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