Este é um evento online
A
Editora Amplamente Cursos é
uma empresa em crescente expansão no mercado de publicação editorial de livros
online, prestando serviços de qualidade e eficiência, garantindo a satisfação e
confiança dos nossos clientes. A empresa busca a disseminação do conhecimento científico através da
publicação de E-books em diversas temáticas e áreas distintas, possibilitando
que pesquisadores e profissionais de todo país apresentem e compartilhem seus
resultados de pesquisa.
Em continuidade ao calendário anual de
publicação, a Editora Amplamente Cursos está recebendo artigos para compor seu
novo livro:
- E-book Tecnologias da informação e
comunicação no ensino: desafios contemporâneos
O
E-book terá como Organizadores Viviane Cristhyne Bini Conte, Maykon dos Santos Marinho, Everaldo Nery de Andrade e Luciano Luan Gomes Paiva.
Em um cenário em que a
tecnologia está presente na rotina acadêmica de diversas instituições de ensino
e, na maioria das vezes, na própria rotina dos estudantes, é primordial que
professores busquem alternativas inovadoras para conectar os alunos com um novo
modelo de ensino e aprendizagem. Os professores e educadores devem proporcionar
aos alunos maior autonomia, interatividade e criatividade em seu aprendizado.
Mais ainda, em uma visão sobre profissional do futuro, é dever não só das
instituições, mas também do professor, estar antenado com as novas ferramentas
tecnológicas de educação. Nós professores devemos passar por uma transformação
digital, com riscos, de que se tal não ocorra, não encontraremos a luz no fim
do túnel.
Essa
transformação no ensino não deve ser somente no ambiente escolar, sala de aula
presencial ou virtual, mas também nos paradigmas sobre como educamos.
Implementar Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas diferentes
modalidades de ensino (presencial, híbrido ou à distância) é necessário para
despertar maior interesse e interatividade entre discentes da geração dos
millennials, geração Y (indivíduos nascidos entre o período da década de 80 até
o começo dos anos 2000), já que essa geração se caracteriza pela renovação,
conectividade e interações virtuais midiáticas e sociais e, provavelmente, nas
suas relações de trabalho.
Essa
geração está sempre a um clique de resolver alguma dúvida ou obter informações,
sendo assim, mantermos paradigmas em sala de aula implica em menores interações
com os professores, uma vez que os discentes dessa geração conseguem achar o
que procuram de maneira mais rápida em seus smartphones ou computadores. No
mercado consumidor, as empresas se adaptaram às tendências de compras e padrões
de comportamento desse público. Na educação isso não pode ser diferente,
devemos utilizar as ferramentas tecnológicas para favorecer a participação e
interação, co-criação de materiais didáticos, feedbacks no processo de ensino e
aprendizagem. Precisamos pensar a educação como uma empresa eficiente em seus
serviços, com missão de crescimento e expansão de seus negócios. E o negócio na
educação é o aprendizado, hoje mais do que nunca, dependente das TIC para um
melhor desempenho.
Tudo
isso passa, obrigatoriamente, pelo trabalho do professor na identificação e
implantação dessas ferramentas em seus planos de ensino, no estímulo e mediação
do interesse do aluno, na construção de regras de socialização e cidadania e no
aguçamento de uma ética coletiva.
As
TIC na educação já são uma realidade em muitas salas de aula. Os alunos estão
cada vez mais conectados e interessados em processos automatizados, logo,
escolas, universidades que não ofereçam ferramentas no processo de
ensino-aprendizagem estarão fadadas ao fracasso.
Entretanto,
as dificuldades de conexão por falta de aparelho, internet banda larga ou
pacote de dados móveis são grandes entraves para a popularização e
universalização do acesso às TIC que devem ser pensados e discutidos durante a
implementação de quaisquer ferramentas de suporte no processo de ensino e
aprendizagem. Faz-se necessário a implementação de políticas públicas de
auxílio digital a indivíduos desamparados socioeconomicamente, por exemplo, em
escolas e universidades públicas.
Por
fim, é um grande desafio tanto para os professores/educadores como para
estudantes, tanto no ensino presencial, como no híbrido e/ou ensino à distância
a implementação e utilização com eficácia das TIC. Este livro oportuniza a
divulgação de experiências vividas, de projetos com objetivos de implementação
do uso de TIC, de divulgação de novas tecnologias, dentre outros.
Cada artigo aprovado irá compor o livro
supracitado na forma de capítulo de livro, de acordo com a temática do texto.
Os E-books serão publicados com ISBN (International
Standard Book Number), bem como DOI (Digital Object Identifier)
individual, por cada
capítulo.
O
E-book ficará disponível para baixar gratuitamente, através do site da Editora
Amplamente Cursos,
entre outras plataformas indexadoras (ISBN, DOI, ORCID, EduCapes, REDIB, Publons, EndNote, Google Acadêmico,
Internet Archive e Research Gate).
Cada
autor poderá submeter de 01 a 05 artigos para avaliação em cada chamada,
podendo, cada artigo, ter de 01 a 05 autores.
Cada
artigo deve ter as dimensões entre 06 e 15 laudas. Serão aceitos textos
estruturados nas seguintes modalidades:
? Pesquisa
concluída;
? Pesquisa
em andamento;
? Ensaio
acadêmico;
? Relato
de experiência;
? Revisão
Bibliográfica;
? Estudo
de Revisão/sistemática/integrativa.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS ARTIGOS
Os
textos submetidos devem conter: título; nome e e-mail dos autores; resumo (100
a 300 palavras); palavras-chave (3 a 5); corpo do texto (introdução,
fundamentação teórica, descrição metodológica, apresentação e discussão dos
dados e conclusões) e referências. As referências devem estar adequadas às
normas da ABNT (6022). Todo o trabalho deve conter de 6 a 15 laudas.
Os
artigos devem estar escritos em word for windows; com espaçamento 1,5 e justificados;
com margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e inferior de 3 cm.
Devem ser digitados em fonte Times New Roman e com tamanho 12.
Para
facilitar a construção e formatação do texto, acesse o
modelo clicando aqui.
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Conselho Editorial
Dr. Damião Carlos Freires de Azevedo - Universidade Federal de Campina Grande
Dra. Danyelle Andrade Mota - Universidade Federal de Sergipe
Dra. Débora Cristina Modesto Barbosa - Universidade de Ribeirão Preto
Dra. Elane da Silva Barbosa - Universidade Estadual do Ceará
Dra. Eliana Campêlo Lago - Universidade Estadual do Maranhão
Dr. Everaldo Nery de Andrade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Dra. Fernanda Miguel de Andrade - Universidade Federal de Pernambuco
Dr. Izael Oliveira Silva - Universidade Federal de Alagoas
Dr. Jakson dos Santos Ribeiro - Universidade Estadual do Maranhão
Dra. Josefa Gomes Neta - Faculdade Sucesso
Dr. Maykon dos Santos Marinho - Faculdade Maurício de Nassau
Dr. Rafael Leal da Silva - Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba
Dra. Ralydiana Joyce Formiga Moura - Universidade Federal da Paraíba
Dra. Roberta Lopes Augustin - Faculdade Murialdo
Dra. Smalyanna Sgren da Costa Andrade - Universidade Federal da Paraíba
Dra. Viviane Cristhyne Bini Conte - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Dr. Wanderley Azevedo de Brito - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Conselho Técnico-científico
Ma. Ana Claudia Silva Lima - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
Ma. Andreia Rodrigues de Andrade - Universidade Federal do Piauí
Esp. Bruna Coutinho Silva - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Ma. Camila de Freitas Moraes - Universidade Católica de Pelotas
Me. Carlos Eduardo Krüger - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Esp. Caroline Rodrigues de Freitas Fernandes - Fanex Rede de Ensino
Me. Clécio Danilo Dias da Silva - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Me. Fabiano Eloy Atílio Batista - Universidade Federal de Viçosa
Me. Francisco Odécio Sales - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará
Me. Fydel Souza Santiago - Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Me. Giovane Silva Balbino - Universidade Estadual de Campinas
Ma. Heidy Cristina Boaventura Siqueira - Universidade Estadual de Montes Claros
Me. Jaiurte Gomes Martins da Silva - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Me. João Antônio de Sousa Lira - Secretaria Municipal de Educação/SEMED Nova Iorque-MA
Me. João Paulo Falavinha Marcon - Faculdade Campo Real
Me. José Flôr de Medeiros Júnior - Universidade de Uberaba
Ma. Josicleide de Oliveira Freire - Universidade Federal de Alagoas
Me. Lucas Peres Guimarães - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Ma. Luma Mirely de Souza Brandão - Universidade Tiradentes
Me. Marcel Alcleante Alexandre de Sousa - Universidade Federal da Paraíba
Me. Márcio Bonini Notari - Universidade Federal de Pelotas
Ma. Maria Antônia Ramos Costa - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Ma. Maria Inês Branquinho da Costa Neves - Universidade Católica Portuguesa
Me. Milson dos Santos Barbosa - Universidade Tiradentes
Ma. Náyra de Oliveira Frederico Pinto - Universidade Federal do Ceará
Me. Paulo Roberto Meloni Monteiro Bressan - Faculdade de Educação e Meio Ambiente
Ma. Rosiane Correa Guimarães - Universidade Federal de Jataí
Ma. Sirlei de Melo Milani - Universidade do Estado de Mato Grosso
Ma. Viviane Cordeiro de Queiroz - Universidade Federal da Paraíba
Me. Weberson Ferreira Dias - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins