Este é um evento online
Separamos alguns eventos que você irá gostar
A
Editora Amplamente Cursos é
uma empresa em crescente expansão no mercado de publicação editorial de livros
online, prestando serviços de qualidade e eficiência, garantindo a satisfação e
confiança dos nossos clientes. A empresa busca a disseminação do conhecimento científico através da
publicação de E-books em diversas temáticas e áreas distintas, possibilitando
que pesquisadores e profissionais de todo país apresentem e compartilhem seus
resultados de pesquisa.
Em continuidade ao calendário anual de
publicação, a Editora Amplamente Cursos está recebendo artigos para compor seu
novo livro:
- Novos horizontes para o ensino de
Matemática pós-pandemia
O
E-book terá como organizador Francisco
Odécio Sales.
A
Pandemia do novo coronavírus pegou todos de surpresa. De repente, ainda no
início de 2020, tivemos que mudar as nossas rotinas de vida e profissional e
nos adaptar a um “novo normal”, onde o distanciamento social foi posto enquanto
a principal medida para barrar o contágio da doença. As escolas e
universidades, por exemplo, na mão do que era posto pelas autoridades de saúde,
precisaram repensar as suas atividades. Da lida diária, no que tange as
questões educacionais, e das dificuldades de inclusão de todos nesse “novo
normal”, o contexto pandêmico começa a escancarar um cenário de destrato que já
existia antes mesmo da pandemia. Como destacou Silva (2021), esse período
pandêmico só desvelou, por exemplo, o quanto a educação no Brasil é uma
reprodutora de Desigualdades.
E é nesse cenário de pandemia,
movimentados por todas essas provocações que são postas, que os autores que
participam dessa obra reúnem-se para organizar este livro. Apontar esse momento
histórico vivido por todos é importante para destacar que temos demarcado
elementos que podem implicar diretamente nos objetos de discussão dos textos e
nos movimentos de escrita. Entender esse contexto é importante para o leitor. Esta
obra reúne importantes trabalhos que tem como foco a Matemática e seu processo
de ensino e aprendizagem em salas de aula do Ensino Fundamental, Ensino Médio e
Ensino Superior em tempos de Pandemia da COVID 19.
A importância deste livro está na
excelência e variedade de abordagens, recursos e discussões teóricas e
metodológicas acerca do ensino e aprendizagem da Matemática em diversos níveis
de ensino, decorrentes das experiências e vivências de seus autores no âmbito
de pesquisas e práticas.
Neste volume, concentra trabalhos que
abordam sobre formação inicial, continuada, currículo no ensino de matemática,
estratégias de ensino para a educação básica, debates e reflexões essenciais
para todo o processo educacional. Isto é, apresenta temas diversos e interessantes,
de modo, a contribuir para o embasamento teórico e a prática pedagógica do
professor que está em exercício ou não. Para os professores que estão em
exercício, mais precisamente os professores que ensinam matemática, sem dúvida
cada capítulo tem muito a contribuir para com sua prática de ensino, sendo
possível conhecer numa dimensão geral ações curriculares acerca da educação
básica e ensino superior, entre outros. Para os professores que não estão em
exercício por está em processo formativo ou tentando uma vaga para adentrar no
chão da sala de aula, os trabalhos apresentam discussões sobre temáticas
contemporâneas que colaboram para ter uma compreensão panorâmica do cenário
atual da educação, ou melhor, com produções sobre BNCC e as tecnologias digitais,
temáticas bastante mencionadas nos eventos nacionais e internacionais com
pesquisadores de diferentes regiões e culturas.
Por fim, que você possa se debruçar em
cada capítulo e assim possa enriquecer seu aporte teórico e prática pedagógica.
Desejo a todos os leitores, boas reflexões sobre os assuntos abordados, na
expectativa de que essa coletânea contribua para suas pesquisas e práticas
pedagógicas.
Cada artigo aprovado irá compor o livro supracitado na forma de capítulo de livro, de acordo com a temática do texto. Os E-books serão publicados com ISBN (International Standard Book Number), bem como DOI (Digital Object Identifier) individual, por cada capítulo.
O E-book ficará disponível para baixar gratuitamente, através do site da Editora Amplamente Cursos, entre outras plataformas indexadoras (ISBN, DOI, ORCID, EduCapes, REDIB, Publons, EndNote, Google Acadêmico, Internet Archive e Research Gate).
Cada
autor poderá submeter de 02 artigos como autor e 05 como coautor para avaliação
na chamada, podendo, cada artigo, ter de 01 a 04 autores.
Cada
artigo deve ter as dimensões entre 06 e 15 laudas. Serão aceitos textos
estruturados nas seguintes modalidades:
- Pesquisa
concluída;
- Pesquisa
em andamento;
- Ensaio
acadêmico;
- Relato
de experiência;
- Estudo
de revisão/sistemática/integrativa.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS ARTIGOS
Os
textos submetidos devem conter: título; nome e e-mail dos autores; resumo (100
a 300 palavras); palavras-chave (3 a 5); corpo do texto (introdução,
fundamentação teórica, descrição metodológica, apresentação e discussão dos
dados e conclusões) e referências. As referências devem estar adequadas às
normas da ABNT (6022). Todo o trabalho deve conter de 6 a 15 laudas.
Os
artigos devem estar escritos em word for windows; com espaçamento 1,5 e
justificados; com margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e
inferior de 3 cm. Devem ser digitados em fonte Times New Roman e com tamanho
12.
Para
facilitar a construção e formatação do texto, acesse o
modelo clicando aqui.
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Conselho Editorial
Dr. Damião Carlos Freires de Azevedo - Universidade Federal de Campina Grande
Dra. Danyelle Andrade Mota - Universidade Federal de Sergipe
Dra. Débora Cristina Modesto Barbosa - Universidade de Ribeirão Preto
Dra. Elane da Silva Barbosa - Universidade Estadual do Ceará
Dra. Eliana Campêlo Lago - Universidade Estadual do Maranhão
Dr. Everaldo Nery de Andrade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Dra. Fernanda Miguel de Andrade - Universidade Federal de Pernambuco
Dr. Izael Oliveira Silva - Universidade Federal de Alagoas
Dr. Jakson dos Santos Ribeiro - Universidade Estadual do Maranhão
Dra. Josefa Gomes Neta - Faculdade Sucesso
Dr. Maykon dos Santos Marinho - Faculdade Maurício de Nassau
Dr. Rafael Leal da Silva - Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba
Dra. Ralydiana Joyce Formiga Moura - Universidade Federal da Paraíba
Dra. Roberta Lopes Augustin - Faculdade Murialdo
Dra. Smalyanna Sgren da Costa Andrade - Universidade Federal da Paraíba
Dra. Viviane Cristhyne Bini Conte - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Dr. Wanderley Azevedo de Brito - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Conselho Técnico-científico
Ma. Ana Claudia Silva Lima - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
Ma. Andreia Rodrigues de Andrade - Universidade Federal do Piauí
Esp. Bruna Coutinho Silva - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Ma. Camila de Freitas Moraes - Universidade Católica de Pelotas
Me. Carlos Eduardo Krüger - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Esp. Caroline Rodrigues de Freitas Fernandes - Fanex Rede de Ensino
Me. Clécio Danilo Dias da Silva - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Me. Fabiano Eloy Atílio Batista - Universidade Federal de Viçosa
Me. Francisco Odécio Sales - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará
Me. Fydel Souza Santiago - Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Me. Giovane Silva Balbino - Universidade Estadual de Campinas
Ma. Heidy Cristina Boaventura Siqueira - Universidade Estadual de Montes Claros
Me. Jaiurte Gomes Martins da Silva - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Me. João Antônio de Sousa Lira - Secretaria Municipal de Educação/SEMED Nova Iorque-MA
Me. João Paulo Falavinha Marcon - Faculdade Campo Real
Me. José Flôr de Medeiros Júnior - Universidade de Uberaba
Ma. Josicleide de Oliveira Freire - Universidade Federal de Alagoas
Me. Lucas Peres Guimarães - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Ma. Luma Mirely de Souza Brandão - Universidade Tiradentes
Me. Marcel Alcleante Alexandre de Sousa - Universidade Federal da Paraíba
Me. Márcio Bonini Notari - Universidade Federal de Pelotas
Ma. Maria Antônia Ramos Costa - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Ma. Maria Inês Branquinho da Costa Neves - Universidade Católica Portuguesa
Me. Milson dos Santos Barbosa - Universidade Tiradentes
Ma. Náyra de Oliveira Frederico Pinto - Universidade Federal do Ceará
Me. Paulo Roberto Meloni Monteiro Bressan - Faculdade de Educação e Meio Ambiente
Ma. Rosiane Correa Guimarães - Universidade Federal de Jataí
Ma. Sirlei de Melo Milani - Universidade do Estado de Mato Grosso
Ma. Viviane Cordeiro de Queiroz - Universidade Federal da Paraíba
Me. Weberson Ferreira Dias - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins