E-book Meio Ambiente e Sustentabilidade: aspectos teóricos e práticos

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Sobre o E-book Meio Ambiente e Sustentabilidade: aspectos teóricos e práticos

A Editora Amplamente Cursos é uma empresa em crescente expansão no mercado de publicação editorial de livros online, prestando serviços de qualidade e eficiência, garantindo a satisfação e confiança dos nossos clientes. A empresa busca a disseminação do conhecimento científico através da publicação de E-books em diversas temáticas e áreas distintas, possibilitando que pesquisadores e profissionais de todo país apresentem e compartilhem seus resultados de pesquisa.

Em continuidade ao calendário anual de publicação, a Editora Amplamente Cursos está recebendo artigos para compor seu novo livro:

 

-       E-book Meio Ambiente e sustentabilidade: aspectos teóricos e práticos

 

O E-book terá como Organizadores Danyelle Andrade Mota, Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas, Carlos Eduardo Krüger, Clécio Danilo Dias da Silva e Milson dos Santos Barbosa.

O ser humano existe a partir do meio natural. É dele que vem o seu sustento e a sua sobrevivência. A maneira como nos relacionamos com a biodiversidade acarreta efeitos ao longo dos tempos para todos os seres vivos. Assim, é evidente que para cada ato há uma consequência, bem como que somos responsáveis pela forma com a qual vivemos e interagimos com a natureza. Além disso, o respeito às demais formas de vida é um elemento fundamental para que cada ser não invada o espaço do outro, propiciando, assim, um contexto harmonioso e de pleno equilíbrio entre os ecossistemas. No entanto, as transformações que a espécie humana vem realizando no ambiente já demonstram efeitos danosos e alterações nos ciclos terrestres, bem como a extinção de formas de vida e alterações profundas nas cadeias alimentares.

Os impactos ambientais negativos são resultados da interferência humana no meio, além da falta de uma consciência construída por parte da sociedade. Nesse sentido, a preocupação com o meio natural se origina a partir de estudos científicos e de troca de experiências, muitas dessas realizadas através de gerações. Dessa forma, torna-se imprescindível a criação e a disseminação efetivas de um conhecimento ambiental para impulsionar o equilíbrio nas relações estabelecidas entre o homem e o meio ambiente. Para que isto ocorra, devem-se tornar permanentes as discussões envolvendo as problemáticas ambientais em todos os níveis e modalidades, visto que se constitui em uma necessidade, não apenas diante da atual legislação, mas, também, das mudanças de comportamento da sociedade atual e da necessidade de encontrar soluções adequadas aos graves problemas socioambientais que nos desafiam.

Neste sentido, comprometer-se criticamente com temas e questões contemporâneas exige contribuições intelectuais de alta qualidade e rigor científico, explorando estudos relevantes e atuais que inovam nesta temática. Diante deste cenário, o principal objetivo da obra “Meio ambiente e sustentabilidade: aspectos teóricos e práticos” consiste em apresentar novos caminhos e avanços consideráveis na área ambiental, bem como na sua relação com a imprescindível sustentabilidade. Em outras palavras, o intuito é difundir estudos produzidos em nível nacional e internacional envolvendo experiências teóricas e práticas, fomentando a análise crítica para questões ambientais em prol da sustentabilidade. Portanto, esta obra se apresenta essencial para destacar e discutir o saber ecossistêmico direcionado para a forma de como observamos, nos educamos e convivemos em prol do uso responsável e da necessária conservação dos recursos naturais.

Para esse fim, espera-se que a leitura desta obra proporcione o engajamento em perspectivas interdisciplinares relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade, particularmente no que se refere a domínios culturais, educacionais, econômicos, políticos, sociais, filosóficos, jurídicos, tecnológicos, dentre outros. Assim, considerando que a busca permanente da sustentabilidade é uma condição essencial para a permanência e a melhoria da qualidade do ambiente e, por consequência, da qualidade de vida, almeja-se que os estudos deste livro possam motivar e contribuir para formação acadêmica e profissional de estudantes, professores e pesquisadores na constante busca pelo desenvolvimento sustentável. Por estas razões, é uma obra indispensável para todos que buscam compreender um dos temas mais instigantes da atualidade e as suas implicações nas diversas áreas do conhecimento. Este leque de consequências refere-se ao mundo contemporâneo, caracterizado por uma profunda transformação.

Além disso, torna-se relevante destacar o papel da Editora Amplamente Cursos na organização, publicação e divulgação dos estudos produzidos, com acesso livre e gratuito, contribuindo, assim, com a difusão do conhecimento científico e para a construção da consciência ambiental.

Por fim, esperamos que a coletânea de textos rigorosamente selecionados venha a contribuir para o avanço das discussões sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Desejamos, também, que os estudos aqui reunidos possam trazer uma proveitosa leitura e bons frutos para a sua vida.

Cada artigo aprovado irá compor o livro supracitado na forma de capítulo de livro, de acordo com a temática do texto. Os E-books serão publicados com ISBN (International Standard Book Number), bem como DOI (Digital Object Identifier) individual, por cada capítulo.

O E-book ficará disponível para baixar gratuitamente, através do site da Editora Amplamente Cursos, entre outras plataformas indexadoras (ISBN, DOI, ORCID, EduCapes, REDIB, Publons, EndNote, Google Acadêmico, Internet Archive e Research Gate).


               Acesse a CHAMADA DE ARTIGOS completa clicando aqui

Organizadores


Regras de Submissão

Cada autor poderá submeter de 01 a 04 artigos para avaliação em cada chamada, podendo, cada artigo, ter de 01 a 08 autores.

Cada artigo deve ter as dimensões entre 08 e 18 laudas. Serão aceitos textos estruturados nas seguintes modalidades:

-       Pesquisa concluída;

-       Pesquisa em andamento;

-       Ensaio acadêmico;

-       Relato de experiência;

-       Revisão Integrativa.


ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS ARTIGOS

Os textos submetidos devem conter: título; nome e e-mail dos autores; resumo (100 a 300 palavras); palavras-chave (3 a 5); corpo do texto (introdução, fundamentação teórica, descrição metodológica, apresentação e discussão dos dados e conclusões) e referências. As referências devem estar adequadas às normas da ABNT (6022). Todo o trabalho deve conter de 8 a 15 laudas.

Os artigos devem estar escritos em word for windows; com espaçamento 1,5 e justificados; com margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e inferior de 3 cm. Devem ser digitados em fonte Times New Roman e com tamanho 12.

Para facilitar a construção e formatação do texto, acesse o modelo clicando aqui.

Inscrição/Taxa de Publicação

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Corpo Editorial

Conselho Editorial


Dr. Damião Carlos Freires de Azevedo - Universidade Federal de Campina Grande

Dra. Danyelle Andrade Mota - Universidade Federal de Sergipe 

Dra. Débora Cristina Modesto Barbosa - Universidade de Ribeirão Preto

Dra. Elane da Silva Barbosa - Universidade Estadual do Ceará

Dra. Eliana Campêlo Lago - Universidade Estadual do Maranhão

Dr. Everaldo Nery de Andrade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Dra. Fernanda Miguel de Andrade - Universidade Federal de Pernambuco

Dr. Izael Oliveira Silva - Universidade Federal de Alagoas

Dr. Jakson dos Santos Ribeiro - Universidade Estadual do Maranhão

Dra. Josefa Gomes Neta - Faculdade Sucesso

Dr. Maykon dos Santos Marinho - Faculdade Maurício de Nassau

Dr. Rafael Leal da Silva - Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba

Dra. Ralydiana Joyce Formiga Moura - Universidade Federal da Paraíba

Dra. Roberta Lopes Augustin - Faculdade Murialdo

Dra. Smalyanna Sgren da Costa Andrade - Universidade Federal da Paraíba

Dra. Viviane Cristhyne Bini Conte - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Dr. Wanderley Azevedo de Brito - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás



Conselho Técnico-científico


Ma. Ana Claudia Silva Lima - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Ma. Andreia Rodrigues de Andrade - Universidade Federal do Piauí

Esp. Bruna Coutinho Silva - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Ma. Camila de Freitas Moraes - Universidade Católica de Pelotas

Me. Carlos Eduardo Krüger - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Esp. Caroline Rodrigues de Freitas Fernandes - Fanex Rede de Ensino
Me. Clécio Danilo Dias da Silva - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Me. Fabiano Eloy Atílio Batista - Universidade Federal de Viçosa

Me. Francisco Odécio Sales - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará

Me. Fydel Souza Santiago - Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Me. Giovane Silva Balbino - Universidade Estadual de Campinas

Ma. Heidy Cristina Boaventura Siqueira - Universidade Estadual de Montes Claros

Me. Jaiurte Gomes Martins da Silva - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Me. João Antônio de Sousa Lira - Secretaria Municipal de Educação/SEMED Nova Iorque-MA

Me. João Paulo Falavinha Marcon - Faculdade Campo Real

Me. José Henrique de Lacerda Furtado - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Me. José Flôr de Medeiros Júnior - Universidade de Uberaba

Ma. Josicleide de Oliveira Freire - Universidade Federal de Alagoas

Me. Lucas Peres Guimarães - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ma. Luma Mirely de Souza Brandão - Universidade Tiradentes

Me. Marcel Alcleante Alexandre de Sousa - Universidade Federal da Paraíba

Me. Márcio Bonini Notari - Universidade Federal de Pelotas
Ma. Maria Antônia Ramos Costa - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Ma. Maria Inês Branquinho da Costa Neves - Universidade Católica Portuguesa

Me. Milson dos Santos Barbosa - Universidade Tiradentes

Ma. Náyra de Oliveira Frederico Pinto - Universidade Federal do Ceará

Me. Paulo Roberto Meloni Monteiro Bressan - Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Ma. Rosiane Correa Guimarães - Universidade Federal de Jataí

Ma. Sirlei de Melo Milani - Universidade do Estado de Mato Grosso

Ma. Viviane Cordeiro de Queiroz - Universidade Federal da Paraíba

Me. Weberson Ferreira Dias - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

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