Este é um evento online
A
Editora Amplamente Cursos é
uma empresa em crescente expansão no mercado de publicação editorial de livros
online, prestando serviços de qualidade e eficiência, garantindo a satisfação e
confiança dos nossos clientes. A empresa busca a disseminação do conhecimento científico através da
publicação de E-books em diversas temáticas e áreas distintas, possibilitando
que pesquisadores e profissionais de todo país apresentem e compartilhem seus
resultados de pesquisa.
Em continuidade ao calendário anual de
publicação, a Editora Amplamente
Cursos está recebendo artigos para compor seu novo livro:
- E-book Meio Ambiente e sustentabilidade:
aspectos teóricos e práticos
O
E-book terá como Organizadores Danyelle Andrade Mota, Dayana Lúcia Rodrigues de Freitas, Carlos Eduardo Krüger, Clécio Danilo Dias da
Silva
e Milson dos Santos
Barbosa.
O
ser humano existe a partir do meio natural. É dele que vem o seu sustento e a
sua sobrevivência. A maneira como nos relacionamos com a biodiversidade
acarreta efeitos ao longo dos tempos para todos os seres vivos. Assim, é
evidente que para cada ato há uma consequência, bem como que somos responsáveis
pela forma com a qual vivemos e interagimos com a natureza. Além disso, o
respeito às demais formas de vida é um elemento fundamental para que cada ser
não invada o espaço do outro, propiciando, assim, um contexto harmonioso e de
pleno equilíbrio entre os ecossistemas. No entanto, as transformações que a
espécie humana vem realizando no ambiente já demonstram efeitos danosos e
alterações nos ciclos terrestres, bem como a extinção de formas de vida e
alterações profundas nas cadeias alimentares.
Os
impactos ambientais negativos são resultados da interferência humana no meio,
além da falta de uma consciência construída por parte da sociedade. Nesse
sentido, a preocupação com o meio natural se origina a partir de estudos
científicos e de troca de experiências, muitas dessas realizadas através de
gerações. Dessa forma, torna-se imprescindível a criação e a disseminação
efetivas de um conhecimento ambiental para impulsionar o equilíbrio nas
relações estabelecidas entre o homem e o meio ambiente. Para que isto ocorra,
devem-se tornar permanentes as discussões envolvendo as problemáticas
ambientais em todos os níveis e modalidades, visto que se constitui em uma
necessidade, não apenas diante da atual legislação, mas, também, das mudanças
de comportamento da sociedade atual e da necessidade de encontrar soluções
adequadas aos graves problemas socioambientais que nos desafiam.
Neste
sentido, comprometer-se criticamente com temas e questões contemporâneas exige
contribuições intelectuais de alta qualidade e rigor científico, explorando
estudos relevantes e atuais que inovam nesta temática. Diante deste cenário, o
principal objetivo da obra “Meio ambiente e sustentabilidade: aspectos teóricos
e práticos” consiste em apresentar novos caminhos e avanços consideráveis na
área ambiental, bem como na sua relação com a imprescindível sustentabilidade.
Em outras palavras, o intuito é difundir estudos produzidos em nível nacional e
internacional envolvendo experiências teóricas e práticas, fomentando a análise
crítica para questões ambientais em prol da sustentabilidade. Portanto, esta
obra se apresenta essencial para destacar e discutir o saber ecossistêmico
direcionado para a forma de como observamos, nos educamos e convivemos em prol
do uso responsável e da necessária conservação dos recursos naturais.
Para
esse fim, espera-se que a leitura desta obra proporcione o engajamento em
perspectivas interdisciplinares relacionadas ao meio ambiente e a
sustentabilidade, particularmente no que se refere a domínios culturais,
educacionais, econômicos, políticos, sociais, filosóficos, jurídicos,
tecnológicos, dentre outros. Assim, considerando que a busca permanente da
sustentabilidade é uma condição essencial para a permanência e a melhoria da
qualidade do ambiente e, por consequência, da qualidade de vida, almeja-se que
os estudos deste livro possam motivar e contribuir para formação acadêmica e
profissional de estudantes, professores e pesquisadores na constante busca pelo
desenvolvimento sustentável. Por estas razões, é uma obra indispensável para
todos que buscam compreender um dos temas mais instigantes da atualidade e as
suas implicações nas diversas áreas do conhecimento. Este leque de
consequências refere-se ao mundo contemporâneo, caracterizado por uma profunda
transformação.
Além
disso, torna-se relevante destacar o papel da Editora Amplamente Cursos na
organização, publicação e divulgação dos estudos produzidos, com acesso livre e
gratuito, contribuindo, assim, com a difusão do conhecimento científico e para
a construção da consciência ambiental.
Por
fim, esperamos que a coletânea de textos rigorosamente selecionados venha a contribuir
para o avanço das discussões sobre o meio ambiente e a sustentabilidade.
Desejamos, também, que os estudos aqui reunidos possam trazer uma proveitosa
leitura e bons frutos para a sua vida.
Cada artigo aprovado irá compor o livro supracitado na forma
de capítulo de livro, de acordo com a temática do texto. Os E-books serão
publicados
com ISBN (International
Standard Book Number), bem como DOI (Digital Object Identifier)
individual, por cada
capítulo.
O
E-book ficará disponível para baixar gratuitamente, através do site da Editora
Amplamente Cursos,
entre outras plataformas indexadoras (ISBN, DOI, ORCID, EduCapes, REDIB, Publons, EndNote, Google Acadêmico,
Internet Archive e Research Gate).
Cada
autor poderá submeter de 01 a 04 artigos para avaliação em cada chamada,
podendo, cada artigo, ter de 01 a 08 autores.
Cada
artigo deve ter as dimensões entre 08 e 18 laudas. Serão aceitos textos
estruturados nas seguintes modalidades:
- Pesquisa
concluída;
- Pesquisa
em andamento;
- Ensaio
acadêmico;
- Relato
de experiência;
- Revisão
Integrativa.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS ARTIGOS
Os
textos submetidos devem conter: título; nome e e-mail dos autores; resumo (100
a 300 palavras); palavras-chave (3 a 5); corpo do texto (introdução,
fundamentação teórica, descrição metodológica, apresentação e discussão dos
dados e conclusões) e referências. As referências devem estar adequadas às
normas da ABNT (6022). Todo o trabalho deve conter de 8 a 15 laudas.
Os
artigos devem estar escritos em word for windows; com espaçamento 1,5 e
justificados; com margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e
inferior de 3 cm. Devem ser digitados em fonte Times New Roman e com tamanho
12.
Para
facilitar a construção e formatação do texto, acesse o
modelo clicando aqui.
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Conselho Editorial
Dr. Damião Carlos Freires de Azevedo - Universidade Federal de Campina Grande
Dra. Danyelle Andrade Mota - Universidade Federal de Sergipe
Dra. Débora Cristina Modesto Barbosa - Universidade de Ribeirão Preto
Dra. Elane da Silva Barbosa - Universidade Estadual do Ceará
Dra. Eliana Campêlo Lago - Universidade Estadual do Maranhão
Dr. Everaldo Nery de Andrade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Dra. Fernanda Miguel de Andrade - Universidade Federal de Pernambuco
Dr. Izael Oliveira Silva - Universidade Federal de Alagoas
Dr. Jakson dos Santos Ribeiro - Universidade Estadual do Maranhão
Dra. Josefa Gomes Neta - Faculdade Sucesso
Dr. Maykon dos Santos Marinho - Faculdade Maurício de Nassau
Dr. Rafael Leal da Silva - Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba
Dra. Ralydiana Joyce Formiga Moura - Universidade Federal da Paraíba
Dra. Roberta Lopes Augustin - Faculdade Murialdo
Dra. Smalyanna Sgren da Costa Andrade - Universidade Federal da Paraíba
Dra. Viviane Cristhyne Bini Conte - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Dr. Wanderley Azevedo de Brito - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Conselho Técnico-científico
Ma. Ana Claudia Silva Lima - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
Ma. Andreia Rodrigues de Andrade - Universidade Federal do Piauí
Esp. Bruna Coutinho Silva - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Ma. Camila de Freitas Moraes - Universidade Católica de Pelotas
Me. Carlos Eduardo Krüger - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Esp. Caroline Rodrigues de Freitas Fernandes - Fanex Rede de Ensino
Me. Clécio Danilo Dias da Silva - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Me. Fabiano Eloy Atílio Batista - Universidade Federal de Viçosa
Me. Francisco Odécio Sales - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará
Me. Fydel Souza Santiago - Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Me. Giovane Silva Balbino - Universidade Estadual de Campinas
Ma. Heidy Cristina Boaventura Siqueira - Universidade Estadual de Montes Claros
Me. Jaiurte Gomes Martins da Silva - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Me. João Antônio de Sousa Lira - Secretaria Municipal de Educação/SEMED Nova Iorque-MA
Me. João Paulo Falavinha Marcon - Faculdade Campo Real
Me. José Flôr de Medeiros Júnior - Universidade de Uberaba
Ma. Josicleide de Oliveira Freire - Universidade Federal de Alagoas
Me. Lucas Peres Guimarães - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Ma. Luma Mirely de Souza Brandão - Universidade Tiradentes
Me. Marcel Alcleante Alexandre de Sousa - Universidade Federal da Paraíba
Me. Márcio Bonini Notari - Universidade Federal de Pelotas
Ma. Maria Antônia Ramos Costa - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Ma. Maria Inês Branquinho da Costa Neves - Universidade Católica Portuguesa
Me. Milson dos Santos Barbosa - Universidade Tiradentes
Ma. Náyra de Oliveira Frederico Pinto - Universidade Federal do Ceará
Me. Paulo Roberto Meloni Monteiro Bressan - Faculdade de Educação e Meio Ambiente
Ma. Rosiane Correa Guimarães - Universidade Federal de Jataí
Ma. Sirlei de Melo Milani - Universidade do Estado de Mato Grosso
Ma. Viviane Cordeiro de Queiroz - Universidade Federal da Paraíba
Me. Weberson Ferreira Dias - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins