E-book Educação e Pandemia: cenários, enfrentamentos e soluções

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Sobre o E-book Educação e Pandemia: cenários, enfrentamentos e soluções

A Editora Amplamente Cursos é uma empresa em crescente expansão no mercado de publicação editorial de livros online, prestando serviços de qualidade e eficiência, garantindo a satisfação e confiança dos nossos clientes. A empresa busca a disseminação do conhecimento científico através da publicação de E-books em diversas temáticas e áreas distintas, possibilitando que pesquisadores e profissionais de todo país apresentem e compartilhem seus resultados de pesquisa.

Em continuidade ao calendário anual de publicação, a Editora Amplamente Cursos está recebendo artigos para compor seu novo livro:

 

-       E-book Educação e Pandemia: cenários, enfrentamentos e soluções

 

O E-book terá como Organizadores Sirlei de Melo Milani e Lucas Peres Guimarães

A obra Educação e Pandemia: cenários, enfrentamentos e soluções, propõe um momento de protagonismo a você, docente que trilhou novos caminhos na Educação no contexto da COVID-19, para os enfrentamentos das aulas remotas emergenciais. Oportunizar e compartilhar suas experiências fornecerá elementos que vão permitir a partilha de práticas que favorecerão dinâmicas de ensino-aprendizagem, além de valorizar o trabalho docente que está sendo desafiador, neste cenário de isolamento social.

Nosso objetivo é oferecer esse espaço, para superar o isolamento do educador no momento de pandemia, em que se viu em casa sozinho frente a um grande desafio, ensino remoto, apresentar as atividades da sala de aula transformadas no contexto das aulas remotas, experiências pedagógicas exitosas e de desafios no contexto pandêmico, de modo que a prática pedagógica seja compartilhada, se amplie e se renove a cada dia.

Com o propósito de divulgação das produções geradas no contexto pandêmico, baseadas em experiências profissionais à luz dos conhecimentos construídos nos lares de cada estudante, ou seja, experiências pedagógicas de sucesso que ultrapassaram os muros da escola e rompeu barreiras das aulas tradicionais, ocupando o ciberespaço.

Nesse sentido, este livro busca ser uma obra transdisciplinar em razão do entendimento da vivência na pandemia, que foi além das características exigidas para um professor a partir da sua formação inicial. Ensinar em um contexto de pandemia exigiu principalmente o equilíbrio emocional e a humanidade no olhar para os discentes. Sendo assim, pretendemos que além dos recursos e estratégias educacionais, também sejam relatadas algumas singularidades nesse período, como por exemplo, dar aulas e conciliar com a maternidade de crianças pequenas.

Um outro ponto importante de se destacar é que nunca se falou tanto em competências socioemocionais, até sermos atingidos pela pandemia causada pelo Coronavírus. A escola, que até então era vista e pressionada a ser, historicamente, bastante conteudista, lançou o olhar sobre a integralidade do educando quando as competências socioemocionais se tornaram prioridade, dado o momento calamitoso.

A nossa reflexão em relação ao trabalho docente e a educação na pandemia deve ser feita com auxílio de Carlos Drummond de Andrade e o seu poema, “No meio do caminho”. Com a licença do leitor deste texto e do próprio poeta, substituiremos a palavra “pedra” por “vírus”:

No meio do caminho tinha uma pedra (vírus)

Tinha uma pedra (vírus) no meio do caminho

Tinha uma pedra (vírus)

No meio do caminho tinha uma pedra (vírus)

Nunca me esquecerei desse acontecimento

Na vida de minhas retinas tão fatigadas

O trabalho docente, sem dúvida alguma, nunca foi fácil e sempre foi desafiador. Agora, mais do que nunca, esta realidade é intensificada, pois a Pandemia do COVID-19 fez com que a escola ganhasse novos significados na garantia do processo de ensino-aprendizagem, mediante as (im)possibilidades impostas pelo vírus.

A normalidade anterior não existirá mais. A escola terá que ocupar um novo espaço na sociedade, pois o vírus no meio do caminho, mudou o nosso percurso com reflexões que anteriormente estavam em segundo plano e, desta forma, nunca nos esqueceremos deste acontecimento.

Mudanças não são simples; a COVID-19 nos mostrou como a desigualdade social é tão evidente ao nosso redor e, apesar de estarmos isolados, pensamentos coletivos e humanitários se tornaram prioridade nas nossas aulas. Vimos, muitas vezes, acontecer a educação que emancipa o indivíduo, como Paulo Freire afirmava.

Portanto, esta obra é para você professor que fez a diferença em 2020 e continua fazendo com atividades aplicadas a diversas metodologias de ensino, que provocam mudanças, tanto nos papeis dos professores quanto dos alunos. Você também terá a oportunidade de conhecer estratégias de ensino e refletir sobre sua prática docente com as experiências que serão narradas nesta obra.

Cada artigo aprovado irá compor o livro supracitado na forma de capítulo de livro, de acordo com a temática do texto. Os E-books serão publicados com ISBN (International Standard Book Number), bem como DOI (Digital Object Identifier) individual, por cada capítulo.

O E-book ficará disponível para baixar gratuitamente, através do site da Editora Amplamente Cursos, entre outras plataformas indexadoras (ISBN, DOI, ORCID, EduCapes, REDIB, Publons, EndNote, Google Acadêmico, Internet Archive e Research Gate).


                                   Acesse a CHAMADA DE ARTIGOS completa clicando aqui

Organizadores


Regras de Submissão

Cada autor poderá submeter de 01 a 05 artigos para avaliação em cada chamada, podendo, cada artigo, ter de 01 a 05 autores.

Cada artigo deve ter as dimensões entre 08 e 15 laudas. Serão aceitos textos estruturados nas seguintes modalidades:

-       Pesquisa concluída;

-       Pesquisa em andamento;

-       Ensaio acadêmico;

-       Relato de experiência;

-       Revisão Bibliográfica.


ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS ARTIGOS

Os textos submetidos devem conter: título; nome e e-mail dos autores; resumo (100 a 300 palavras); palavras-chave (3 a 5); corpo do texto (introdução, fundamentação teórica, descrição metodológica, apresentação e discussão dos dados e conclusões) e referências. As referências devem estar adequadas às normas da ABNT (6022). Todo o trabalho deve conter de 8 a 15 laudas.

Os artigos devem estar escritos em word for windows; com espaçamento 1,5 e justificados; com margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e inferior de 3 cm. Devem ser digitados em fonte Times New Roman e com tamanho 12.

Para facilitar a construção e formatação do texto, acesse o modelo clicando aqui.

Submissões

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Corpo Editorial

Conselho Editorial


Dr. Damião Carlos Freires de Azevedo - Universidade Federal de Campina Grande

Dra. Danyelle Andrade Mota - Universidade Federal de Sergipe 

Dra. Débora Cristina Modesto Barbosa - Universidade de Ribeirão Preto

Dra. Elane da Silva Barbosa - Universidade Estadual do Ceará

Dra. Eliana Campêlo Lago - Universidade Estadual do Maranhão

Dr. Everaldo Nery de Andrade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Dra. Fernanda Miguel de Andrade - Universidade Federal de Pernambuco

Dr. Izael Oliveira Silva - Universidade Federal de Alagoas

Dr. Jakson dos Santos Ribeiro - Universidade Estadual do Maranhão

Dra. Josefa Gomes Neta - Faculdade Sucesso

Dr. Maykon dos Santos Marinho - Faculdade Maurício de Nassau

Dr. Rafael Leal da Silva - Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba

Dra. Ralydiana Joyce Formiga Moura - Universidade Federal da Paraíba

Dra. Roberta Lopes Augustin - Faculdade Murialdo

Dra. Smalyanna Sgren da Costa Andrade - Universidade Federal da Paraíba

Dra. Viviane Cristhyne Bini Conte - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Dr. Wanderley Azevedo de Brito - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás



Conselho Técnico-científico


Ma. Ana Claudia Silva Lima - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

Ma. Andreia Rodrigues de Andrade - Universidade Federal do Piauí

Esp. Bruna Coutinho Silva - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Ma. Camila de Freitas Moraes - Universidade Católica de Pelotas

Me. Carlos Eduardo Krüger - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Esp. Caroline Rodrigues de Freitas Fernandes - Fanex Rede de Ensino
Me. Clécio Danilo Dias da Silva - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Me. Fabiano Eloy Atílio Batista - Universidade Federal de Viçosa

Me. Francisco Odécio Sales - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará

Me. Fydel Souza Santiago - Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Me. Giovane Silva Balbino - Universidade Estadual de Campinas

Ma. Heidy Cristina Boaventura Siqueira - Universidade Estadual de Montes Claros

Me. Jaiurte Gomes Martins da Silva - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Me. João Antônio de Sousa Lira - Secretaria Municipal de Educação/SEMED Nova Iorque-MA

Me. João Paulo Falavinha Marcon - Faculdade Campo Real

Me. José Henrique de Lacerda Furtado - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Me. José Flôr de Medeiros Júnior - Universidade de Uberaba

Ma. Josicleide de Oliveira Freire - Universidade Federal de Alagoas

Me. Lucas Peres Guimarães - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Ma. Luma Mirely de Souza Brandão - Universidade Tiradentes

Me. Marcel Alcleante Alexandre de Sousa - Universidade Federal da Paraíba

Me. Márcio Bonini Notari - Universidade Federal de Pelotas
Ma. Maria Antônia Ramos Costa - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Ma. Maria Inês Branquinho da Costa Neves - Universidade Católica Portuguesa

Me. Milson dos Santos Barbosa - Universidade Tiradentes

Ma. Náyra de Oliveira Frederico Pinto - Universidade Federal do Ceará

Me. Paulo Roberto Meloni Monteiro Bressan - Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Ma. Rosiane Correa Guimarães - Universidade Federal de Jataí

Ma. Sirlei de Melo Milani - Universidade do Estado de Mato Grosso

Ma. Viviane Cordeiro de Queiroz - Universidade Federal da Paraíba

Me. Weberson Ferreira Dias - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

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