Este é um evento online
A
Editora Amplamente Cursos é
uma empresa em crescente expansão no mercado de publicação editorial de livros
online, prestando serviços de qualidade e eficiência, garantindo a satisfação e
confiança dos nossos clientes. A empresa busca a disseminação do conhecimento científico através da
publicação de E-books em diversas temáticas e áreas distintas, possibilitando
que pesquisadores e profissionais de todo país apresentem e compartilhem seus
resultados de pesquisa.
Em continuidade ao calendário anual de publicação, a Editora
Amplamente Cursos está recebendo artigos para compor seu novo livro:
- E-book Educação e Pandemia: cenários,
enfrentamentos e soluções
O
E-book terá como Organizadores Sirlei de Melo Milani e Lucas Peres Guimarães
A
obra Educação e Pandemia: cenários, enfrentamentos e soluções, propõe um momento
de protagonismo a você, docente que trilhou novos caminhos na Educação no
contexto da COVID-19, para os enfrentamentos das aulas remotas emergenciais.
Oportunizar e compartilhar suas experiências fornecerá elementos que vão
permitir a partilha de práticas que favorecerão dinâmicas de
ensino-aprendizagem, além de valorizar o trabalho docente que está sendo
desafiador, neste cenário de isolamento social.
Nosso
objetivo é oferecer esse espaço, para superar o isolamento do educador no momento
de pandemia, em que se viu em casa sozinho frente a um grande desafio, ensino
remoto, apresentar as atividades da sala de aula transformadas no contexto das
aulas remotas, experiências pedagógicas exitosas e de desafios no contexto
pandêmico, de modo que a prática pedagógica seja compartilhada, se amplie e se
renove a cada dia.
Com
o propósito de divulgação das produções geradas no contexto pandêmico, baseadas
em experiências profissionais à luz dos conhecimentos construídos nos lares de
cada estudante, ou seja, experiências pedagógicas de sucesso que ultrapassaram
os muros da escola e rompeu barreiras das aulas tradicionais, ocupando o
ciberespaço.
Nesse
sentido, este livro busca ser uma obra transdisciplinar em razão do
entendimento da vivência na pandemia, que foi além das características exigidas
para um professor a partir da sua formação inicial. Ensinar em um contexto de
pandemia exigiu principalmente o equilíbrio emocional e a humanidade no olhar
para os discentes. Sendo assim, pretendemos que além dos recursos e estratégias
educacionais, também sejam relatadas algumas singularidades nesse período, como
por exemplo, dar aulas e conciliar com a maternidade de crianças pequenas.
Um
outro ponto importante de se destacar é que nunca se falou tanto em
competências socioemocionais, até sermos atingidos pela pandemia causada pelo
Coronavírus. A escola, que até então era vista e pressionada a ser,
historicamente, bastante conteudista, lançou o olhar sobre a integralidade do
educando quando as competências socioemocionais se tornaram prioridade, dado o
momento calamitoso.
A
nossa reflexão em relação ao trabalho docente e a educação na pandemia deve ser
feita com auxílio de Carlos Drummond de Andrade e o seu poema, “No meio do
caminho”. Com a licença do leitor deste texto e do próprio poeta,
substituiremos a palavra “pedra” por “vírus”:
No meio do caminho tinha uma pedra (vírus)
Tinha uma pedra (vírus) no meio do caminho
Tinha uma pedra (vírus)
No meio do caminho tinha uma pedra (vírus)
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
O
trabalho docente, sem dúvida alguma, nunca foi fácil e sempre foi desafiador.
Agora, mais do que nunca, esta realidade é intensificada, pois a Pandemia do
COVID-19 fez com que a escola ganhasse novos significados na garantia do
processo de ensino-aprendizagem, mediante as (im)possibilidades impostas pelo
vírus.
A
normalidade anterior não existirá mais. A escola terá que ocupar um novo espaço
na sociedade, pois o vírus no meio do caminho, mudou o nosso percurso com
reflexões que anteriormente estavam em segundo plano e, desta forma, nunca nos
esqueceremos deste acontecimento.
Mudanças
não são simples; a COVID-19 nos mostrou como a desigualdade social é tão
evidente ao nosso redor e, apesar de estarmos isolados, pensamentos coletivos e
humanitários se tornaram prioridade nas nossas aulas. Vimos, muitas vezes,
acontecer a educação que emancipa o indivíduo, como Paulo Freire afirmava.
Portanto,
esta obra é para você professor que fez a diferença em 2020 e continua fazendo
com atividades aplicadas a diversas metodologias de ensino, que provocam
mudanças, tanto nos papeis dos professores quanto dos alunos. Você também terá
a oportunidade de conhecer estratégias de ensino e refletir sobre sua prática
docente com as experiências que serão narradas nesta obra.
Cada artigo aprovado irá compor o livro
supracitado na forma de capítulo de livro, de acordo com a temática do texto.
Os E-books serão publicados com ISBN (International
Standard Book Number), bem como DOI (Digital Object Identifier)
individual, por cada
capítulo.
O
E-book ficará disponível para baixar gratuitamente, através do site da Editora
Amplamente Cursos,
entre outras plataformas indexadoras (ISBN, DOI, ORCID, EduCapes, REDIB, Publons, EndNote, Google Acadêmico,
Internet Archive e Research Gate).
Acesse a CHAMADA DE ARTIGOS completa clicando aqui
Cada
autor poderá submeter de 01 a 05 artigos para avaliação em cada chamada,
podendo, cada artigo, ter de 01 a 05 autores.
Cada
artigo deve ter as dimensões entre 08 e 15 laudas. Serão aceitos textos
estruturados nas seguintes modalidades:
- Pesquisa
concluída;
- Pesquisa
em andamento;
- Ensaio
acadêmico;
- Relato
de experiência;
- Revisão
Bibliográfica.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS ARTIGOS
Os
textos submetidos devem conter: título; nome e e-mail dos autores; resumo (100
a 300 palavras); palavras-chave (3 a 5); corpo do texto (introdução,
fundamentação teórica, descrição metodológica, apresentação e discussão dos
dados e conclusões) e referências. As referências devem estar adequadas às
normas da ABNT (6022). Todo o trabalho deve conter de 8 a 15 laudas.
Os
artigos devem estar escritos em word for windows; com espaçamento 1,5 e
justificados; com margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e
inferior de 3 cm. Devem ser digitados em fonte Times New Roman e com tamanho
12.
Para
facilitar a construção e formatação do texto, acesse o
modelo clicando aqui.
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Conselho Editorial
Dr. Damião Carlos Freires de Azevedo - Universidade Federal de Campina Grande
Dra. Danyelle Andrade Mota - Universidade Federal de Sergipe
Dra. Débora Cristina Modesto Barbosa - Universidade de Ribeirão Preto
Dra. Elane da Silva Barbosa - Universidade Estadual do Ceará
Dra. Eliana Campêlo Lago - Universidade Estadual do Maranhão
Dr. Everaldo Nery de Andrade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Dra. Fernanda Miguel de Andrade - Universidade Federal de Pernambuco
Dr. Izael Oliveira Silva - Universidade Federal de Alagoas
Dr. Jakson dos Santos Ribeiro - Universidade Estadual do Maranhão
Dra. Josefa Gomes Neta - Faculdade Sucesso
Dr. Maykon dos Santos Marinho - Faculdade Maurício de Nassau
Dr. Rafael Leal da Silva - Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba
Dra. Ralydiana Joyce Formiga Moura - Universidade Federal da Paraíba
Dra. Roberta Lopes Augustin - Faculdade Murialdo
Dra. Smalyanna Sgren da Costa Andrade - Universidade Federal da Paraíba
Dra. Viviane Cristhyne Bini Conte - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Dr. Wanderley Azevedo de Brito - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Conselho Técnico-científico
Ma. Ana Claudia Silva Lima - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
Ma. Andreia Rodrigues de Andrade - Universidade Federal do Piauí
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Ma. Rosiane Correa Guimarães - Universidade Federal de Jataí
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Ma. Viviane Cordeiro de Queiroz - Universidade Federal da Paraíba
Me. Weberson Ferreira Dias - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins