Este é um evento online
A
Editora Amplamente Cursos é
uma empresa em crescente expansão no mercado de publicação editorial de livros
online, prestando serviços de qualidade e eficiência, garantindo a satisfação e
confiança dos nossos clientes. A empresa busca a disseminação do conhecimento científico através da
publicação de E-books em diversas temáticas e áreas distintas, possibilitando
que pesquisadores e profissionais de todo país apresentem e compartilhem seus
resultados de pesquisa.
Em continuidade ao calendário anual de
publicação, a Editora Amplamente Cursos está recebendo artigos para compor seu
novo livro:
- E-book Amplamente Enfermagem: cenários e
atuação profissional.
O
E-book terá como Organizadoras: Elane da Silva Barbosa e Márcia Jaínne Campelo
Chaves.
Nos
últimos meses, em decorrência da pandemia do COVID-19, de forma muito
intensiva, vem-se falando sobre a atuação dos profissionais de saúde, tanto no
que concerne à assistência, bem como na prevenção. Nesse panorama, o
profissional de Enfermagem, quer seja em nível técnico (auxiliar e técnico de
Enfermagem), ou em nível superior (enfermeiro), destaca-se por ser aquele
profissional que produz um cuidado direto, contínuo e integral aos sujeitos,
sob uma perspectiva técnico-científica e ético-humanística.
Constatamos,
entretanto, com pesar, que foi necessário ocorrer uma pandemia de proporções
inimagináveis para que os profissionais de saúde e, de forma particular, os de
Enfermagem alcançassem nesse cenário a visibilidade pertinente para que a
categoria começasse a ser valorizada econômica e socialmente de forma justa. No
entanto, não podemos rechaçar que toda situação desafiadora encontra-se repleta
de potencialidades, quiçá essa seja uma oportunidade para que nós, que
constituímos essa categoria profissional possamos publicizar a todos o
indispensável papel que temos, não só na cura e na reabilitação, mas,
igualmente, na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Entendemos que a
pesquisa científica, dentre tantas funções, tem como uma das principais:
apresentar uma determinada problemática ou realidade, ajudar-nos a pensá-la
sobre ela para, posteriormente, transformá-la. Sob essa perspectiva, emerge o e-book
Amplamente Enfermagem: cenários e atuação profissional, com o objetivo de
congregar textos que tratem sobre a atuação do enfermeiro nos distintos
cenários e nos diferentes níveis de atenção, tanto no serviço público como no
privado.
Nossa
proposta é apresentar ao leitor, a partir de pesquisas originais, de revisão de
literatura, sistemática ou integrativa, estudo de caso e relato de experiência
o trabalho que vem sendo realizado pelo enfermeiro, o qual transcende a
execução de um procedimento entre quatro paredes em um estabelecimento de
saúde, e sim envolve múltiplos saberes e fazeres que se articulam visando
conhecer, planejar e intervir nos diversos condicionantes e determinantes que
perpassam o processo saúde-doença, em âmbito individual e coletivo.
Portanto,
convidamos a todos para lerem as pesquisas socializadas neste e-book e que seja
uma leitura para além do cunho informativo, mas uma leitura que inclusive nos
possibilite estabelecer diálogo entre teoria e prática e, por conseguinte, uma
ressignificação da realidade. Boa leitura e boas transformações!
Cada artigo aprovado irá compor o livro
supracitado na forma de capítulo de livro, de acordo com a temática do texto.
Os E-books serão publicados com ISBN (International
Standard Book Number), bem como DOI (Digital Object Identifier)
individual, por cada capítulo.
O
E-book ficará disponível para baixar gratuitamente, através do site da Editora
Amplamente Cursos,
entre outras plataformas indexadoras (ISBN, DOI, ORCID, EduCapes, REDIB, Publons, EndNote, Google Acadêmico,
Internet Archive e Research Gate).
Cada
autor poderá submeter 02 artigos como autor e 05 como coautor para avaliação na
chamada, podendo, cada artigo, ter de 01 a 06 autores.
Cada
artigo deve ter as dimensões entre 07 e 15 laudas. Serão aceitos textos
estruturados nas seguintes modalidades:
-Pesquisa
concluída;
-Pesquisa
em andamento;
-Ensaio
acadêmico;
-Relato de experiência;
-Estudo de caso;
-Revisão de literatura;
-Estudo de Revisão/sistemática/integrativa;
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS ARTIGOS
Os
textos submetidos devem conter: título; nome e e-mail dos autores; resumo (100
a 300 palavras); palavras-chave (3 a 5); corpo do texto (introdução,
fundamentação teórica, descrição metodológica, apresentação e discussão dos
dados e conclusões) e referências. As referências devem estar adequadas às
normas da ABNT (6022). Todo o trabalho deve conter de 7 a 15 laudas.
Os
artigos devem estar escritos em word for windows; com espaçamento 1,5 e
justificados; com margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e
inferior de 3 cm. Devem ser digitados em fonte Times New Roman e com tamanho
12.
Para
facilitar a construção e formatação do texto, acesse o modelo clicando aqui.
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Conselho Editorial
Dr. Damião Carlos Freires de Azevedo - Universidade Federal de Campina Grande
Dra. Danyelle Andrade Mota - Universidade Federal de Sergipe
Dra. Débora Cristina Modesto Barbosa - Universidade de Ribeirão Preto
Dra. Elane da Silva Barbosa - Universidade Estadual do Ceará
Dra. Eliana Campêlo Lago - Universidade Estadual do Maranhão
Dr. Everaldo Nery de Andrade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Dra. Fernanda Miguel de Andrade - Universidade Federal de Pernambuco
Dr. Izael Oliveira Silva - Universidade Federal de Alagoas
Dr. Jakson dos Santos Ribeiro - Universidade Estadual do Maranhão
Dra. Josefa Gomes Neta - Faculdade Sucesso
Dr. Maykon dos Santos Marinho - Faculdade Maurício de Nassau
Dr. Rafael Leal da Silva - Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba
Dra. Ralydiana Joyce Formiga Moura - Universidade Federal da Paraíba
Dra. Roberta Lopes Augustin - Faculdade Murialdo
Dra. Smalyanna Sgren da Costa Andrade - Universidade Federal da Paraíba
Dra. Viviane Cristhyne Bini Conte - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Dr. Wanderley Azevedo de Brito - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Conselho Técnico-científico
Ma. Ana Claudia Silva Lima - Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
Ma. Andreia Rodrigues de Andrade - Universidade Federal do Piauí
Esp. Bruna Coutinho Silva - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Ma. Camila de Freitas Moraes - Universidade Católica de Pelotas
Me. Carlos Eduardo Krüger - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Esp. Caroline Rodrigues de Freitas Fernandes - Fanex Rede de Ensino
Me. Clécio Danilo Dias da Silva - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Me. Fabiano Eloy Atílio Batista - Universidade Federal de Viçosa
Me. Francisco Odécio Sales - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará
Me. Fydel Souza Santiago - Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Me. Giovane Silva Balbino - Universidade Estadual de Campinas
Ma. Heidy Cristina Boaventura Siqueira - Universidade Estadual de Montes Claros
Me. Jaiurte Gomes Martins da Silva - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Me. João Antônio de Sousa Lira - Secretaria Municipal de Educação/SEMED Nova Iorque-MA
Me. João Paulo Falavinha Marcon - Faculdade Campo Real
Me. José Flôr de Medeiros Júnior - Universidade de Uberaba
Ma. Josicleide de Oliveira Freire - Universidade Federal de Alagoas
Me. Lucas Peres Guimarães - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Ma. Luma Mirely de Souza Brandão - Universidade Tiradentes
Me. Marcel Alcleante Alexandre de Sousa - Universidade Federal da Paraíba
Me. Márcio Bonini Notari - Universidade Federal de Pelotas
Ma. Maria Antônia Ramos Costa - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Ma. Maria Inês Branquinho da Costa Neves - Universidade Católica Portuguesa
Me. Milson dos Santos Barbosa - Universidade Tiradentes
Ma. Náyra de Oliveira Frederico Pinto - Universidade Federal do Ceará
Me. Paulo Roberto Meloni Monteiro Bressan - Faculdade de Educação e Meio Ambiente
Ma. Rosiane Correa Guimarães - Universidade Federal de Jataí
Ma. Sirlei de Melo Milani - Universidade do Estado de Mato Grosso
Ma. Viviane Cordeiro de Queiroz - Universidade Federal da Paraíba
Me. Weberson Ferreira Dias - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins