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Apresentação
V SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E V SIMPÓSIO DA EJA DO IFAM: desafios, perspectivas e repercussões para o ensino, pesquisa e extensão
Apresentação
Os Institutos Federais
comemoraram em 2023 quinze anos de história. Sua natureza ímpar tem
possibilitado o desenvolvimento de pessoas e de localidades, proporcionando uma
mudança em seus contextos, em suas histórias e realidades ao longo dessa década
e meia. Como bem definida na Lei N 11.892 de 2008, os Institutos Federais “...são instituições de educação superior, básica e
profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de
educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com
base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas
práticas pedagógicas”.
O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), formou-se mediante integração do Centro
Federal de Educação Tecnológica do Amazonas e das Escolas Agrotécnicas Federais
de Manaus e de São Gabriel da Cachoeira. Hoje este Instituto está
presente em dezessete municípios com seus Campi
regulares e Campi avançados, sendo
eles: Manaus Centro, Manaus Zona Leste, São Gabriel da Cachoeira, Manaus
Distrito Industrial, Coari, Lábrea, Iranduba, Maués, Parintins, Tabatinga,
Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Humaitá, Manacapuru, Eirunepé, Tefé e Boca
do Acre. Além de atender a mais cinco municípios com seus Centros de
Referência: Nova Olinda do Norte, Barreirinha, Manicoré, Santo Antônio do Içá e
Apuí.
Em seu nascimento os
Institutos Federais acabam por ganhar como missão de
existência a primazia de desenvolver a educação profissional técnica de nível
médio, prioritariamente na forma de cursos integrados. Tendo este nível
educacional como foco e tendo como metodologia a consolidação e o fortalecimento
dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, o IFAM tem alavancado
vidas e cidades com as mais diversas possibilidades de desenvolvimento. Entendendo
tal relevância, a gestão da Pró-Reitoria de Ensino deste Instituto, ao longo
dos anos, tem se voltado à missão de refletir, capacitar e integrar as mais
diversas realidades de seus Campi e
Centros de Referências, buscando aprimorar e dinamizar o que é realizado nas
teorias e práticas por docentes e técnicos com os alunos para acompanhar o Mundo
da Educação e do Trabalho.
No
ano de 2022, de acordo com os dados da Plataforma Nilo Peçanha, as 17 (dezessete)
unidades, com seus 282 (duzentos e oitenta e dois) cursos, atingiram um total
de 23.665 (vinte e três mil seiscentos e sessenta e cinco) matrículas, sendo
destas um total de 53,1% (cinquenta e três vírgula um por cento) ofertadas para
o Ensino Médio Técnico de Nível Médio para alunos saídos do Ensino Fundamental
e 2,07% (dois vírgula zero sete por cento) ofertadas para o Ensino Médio
Técnico de Nível Médio para alunos jovens e adultos.
Ciente da
necessidade de diálogo, reflexão e fortalecimento do
Ensino Médio Integrado para seus diferentes públicos,
esse livro visa apresentar algumas das ações que o Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, por meio de sua Pró-Reitoria de
Ensino e seus Campi têm executado
para cumprir tal objetivo. Em especial, aqui apresentamos como marco de ação a
criação e a realização do Seminário do Ensino Médio Integrado do IFAM e do
Simpósio da Educação de Jovens e Adultos do IFAM. Mas não trataremos somente
sobre esse tópico, iremos discutir ainda sobre a Educação Profissional e
Tecnológica no Ensino Médio Integrado, para os diferentes públicos (discentes
egressos do Ensino Fundamental, bem como para os jovens e adultos).
Apresentaremos inclusive
os resumos simples que foram expostos na 5ª edição dos referidos eventos, a
partir dos seguintes Eixos: Diversidade e Inclusão no Ensino Médio Integrado/ EJA
– EPT; Didática, Currículo e Avaliação no Ensino Médio Integrado/ EJA – EPT; Gestão
e Política Educacional no / do Ensino Médio Integrado/ EJA – EPT; Diversidade e
Inclusão no Ensino Médio Integrado/ EJA – EPT; Movimentos sociais, Sujeitos e
Processos educativos na EJA – EPT.
Além disso, traremos resumos
expandidos elaborados por dois docentes, convidados para palestrarem nessa 5ª
edição, os quais retratam as reflexões sobre o Ensino Médio Integrado a partir
das seguintes temáticas: Projeto de Formação Humana do Ensino Médio Integrado e
Práticas Integradoras no Ensino Médio – Vivências e Experiências no cotidiano
da sala de aula.
Finalizamos com a
apresentação de experiências exitosas realizadas com os discentes a partir de Projetos
e Diálogos Integradores realizados nos campi
do IFAM por alguns docentes e técnicos administrativos que atuam nos mais
diversos cursos, e que compartilharam conosco tais vivências.
Convidamos você a se debruçar
conosco nas próximas páginas a fim de dialogarmos e refletirmos juntos acerca
de nossas perspectivas e práticas, que permeiam nossa ação quanto ao Ensino Médio
Integrado no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Amazonas, para que gradativamente possamos aperfeiçoá-las.
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Responsável
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