{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geracao dos ebooks' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -
{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação


V SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E V SIMPÓSIO DA EJA DO IFAM: desafios, perspectivas e repercussões para o ensino, pesquisa e extensão


Apresentação


     Os Institutos Federais comemoraram em 2023 quinze anos de história. Sua natureza ímpar tem possibilitado o desenvolvimento de pessoas e de localidades, proporcionando uma mudança em seus contextos, em suas histórias e realidades ao longo dessa década e meia. Como bem definida na Lei N 11.892 de 2008, os Institutos Federais “...são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas”.

    O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), formou-se mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas e das Escolas Agrotécnicas Federais de Manaus e de São Gabriel da Cachoeira. Hoje este Instituto está presente em dezessete municípios com seus Campi regulares e Campi avançados, sendo eles: Manaus Centro, Manaus Zona Leste, São Gabriel da Cachoeira, Manaus Distrito Industrial, Coari, Lábrea, Iranduba, Maués, Parintins, Tabatinga, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Humaitá, Manacapuru, Eirunepé, Tefé e Boca do Acre. Além de atender a mais cinco municípios com seus Centros de Referência: Nova Olinda do Norte, Barreirinha, Manicoré, Santo Antônio do Içá e Apuí.

      Em seu nascimento os Institutos Federais acabam por ganhar como missão de existência a primazia de desenvolver a educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados. Tendo este nível educacional como foco e tendo como metodologia a consolidação e o fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, o IFAM tem alavancado vidas e cidades com as mais diversas possibilidades de desenvolvimento. Entendendo tal relevância, a gestão da Pró-Reitoria de Ensino deste Instituto, ao longo dos anos, tem se voltado à missão de refletir, capacitar e integrar as mais diversas realidades de seus Campi e Centros de Referências, buscando aprimorar e dinamizar o que é realizado nas teorias e práticas por docentes e técnicos com os alunos para acompanhar o Mundo da Educação e do Trabalho.

     No ano de 2022, de acordo com os dados da Plataforma Nilo Peçanha, as 17 (dezessete) unidades, com seus 282 (duzentos e oitenta e dois) cursos, atingiram um total de 23.665 (vinte e três mil seiscentos e sessenta e cinco) matrículas, sendo destas um total de 53,1% (cinquenta e três vírgula um por cento) ofertadas para o Ensino Médio Técnico de Nível Médio para alunos saídos do Ensino Fundamental e 2,07% (dois vírgula zero sete por cento) ofertadas para o Ensino Médio Técnico de Nível Médio para alunos jovens e adultos.

     Ciente da necessidade de diálogo, reflexão e fortalecimento do Ensino Médio Integrado para seus diferentes públicos, esse livro visa apresentar algumas das ações que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, por meio de sua Pró-Reitoria de Ensino e seus Campi têm executado para cumprir tal objetivo. Em especial, aqui apresentamos como marco de ação a criação e a realização do Seminário do Ensino Médio Integrado do IFAM e do Simpósio da Educação de Jovens e Adultos do IFAM. Mas não trataremos somente sobre esse tópico, iremos discutir ainda sobre a Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado, para os diferentes públicos (discentes egressos do Ensino Fundamental, bem como para os jovens e adultos).

     Apresentaremos inclusive os resumos simples que foram expostos na 5ª edição dos referidos eventos, a partir dos seguintes Eixos: Diversidade e Inclusão no Ensino Médio Integrado/ EJA – EPT; Didática, Currículo e Avaliação no Ensino Médio Integrado/ EJA – EPT; Gestão e Política Educacional no / do Ensino Médio Integrado/ EJA – EPT; Diversidade e Inclusão no Ensino Médio Integrado/ EJA – EPT; Movimentos sociais, Sujeitos e Processos educativos na EJA – EPT.

   Além disso, traremos resumos expandidos elaborados por dois docentes, convidados para palestrarem nessa 5ª edição, os quais retratam as reflexões sobre o Ensino Médio Integrado a partir das seguintes temáticas: Projeto de Formação Humana do Ensino Médio Integrado e Práticas Integradoras no Ensino Médio – Vivências e Experiências no cotidiano da sala de aula.

    Finalizamos com a apresentação de experiências exitosas realizadas com os discentes a partir de Projetos e Diálogos Integradores realizados nos campi do IFAM por alguns docentes e técnicos administrativos que atuam nos mais diversos cursos, e que compartilharam conosco tais vivências.

    Convidamos você a se debruçar conosco nas próximas páginas a fim de dialogarmos e refletirmos juntos acerca de nossas perspectivas e práticas, que permeiam nossa ação quanto ao Ensino Médio Integrado no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, para que gradativamente possamos aperfeiçoá-las. 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{'Label_Portugues' | translate}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{'Label_Portugues' | translate}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}