Apresentação dos Trabalhos
Atenção - Informamos que não foram consideradas as apresentação com o vídeo indisponível ou com restrição de idade.
A Alfabetização em Nutrição como promotora da Educação Ambiental Crítica no Ensino Fundamental: uma articulação necessária
A flora ruderal de uma campina experimental
A Importância da Educação Ambiental no Processo de Ensino-Aprendizagem
Análise da abordagem da educação ambiental no programa município verde azul
Análise da urbanização da cidade de Barra do Bugres/MT a partir da supressão de áreas vegetadas por meio de sensoriamento remoto
ANÁLISE DE PLANOS MUNICIPAIS DE ARBORIZAÇÃOURBANA: UM OLHAR A PARTIR DO PDAU DE GOIÂNIA - GO E PMAU DE SÃO PAULO - SP
Aprendizagem baseada em projetos em educação ambiental
Arquitetura Bioclimática: Integração de Conforto Térmico e Eficiência Energética no Contexto da Sustentabilidade Ambiental
Áreas Verdes Urbanas:
avaliação de uma praça por meio de múltiplos olhares
Árvores do Campus Universitário Francisco Negrão de Lima da UERJ, RJ: Estudo da conservação dos jardins de Chacel e Burle Marx
As frentes de água como elemento fundamental para o planejamento, resiliência e sustentabilidade urbana
Caracteres biométricos de feijão-caupi submetido a diferentes doses de molibdênio inoculado com Bradyrhizobium
Caracterização quantitativa e qualitativa da Praça Fridolin Barbist, Jardim Alegre, Paraná, Brasil
COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE PONTAL DO PARANÁ-PR: UMA PROPOSTA SUSTENTÁVEL
Conectividade e produtividade em regiões urbanas – uma proposta para
a cidade de Juiz de Fora/MG
Considerações sobre a influência da implantação da Usina Hidrelétrica de Bariri na paisagem do Rio Tietê.
Construções sustentáveis e qualidade ambiental: Estudo de caso de bioconstruções na Aldeia Alegria
Construções sustentáveis: edifícios em terra crua
Cortina verde: estratégia bioclimática viável para Habitações de Interesse Social (HIS)
Desafios e Oportunidades na Prática da Educação Ambiental no Contexto Amazônico: uma Abordagem Jurídico-Constitucional
Educação Ambiental de forma transversal e integradora: o documento orientador para abordagem do tema na Educação Básica
Educação Ambiental na escola: uma investigação nacional e global
Elaboração de trilha Interpretativa em uma Unidade de Conservação urbana: ferramenta para a Educação Ambiental
Estimativa da radiação solar urbana para a Cidade de Recife-PE
Experiências práticas no ensino do ateliê de projetos que integram a educação ambiental
Gestão ambiental participativa da Comdema Ceilândia no DF na perspectiva de construir cidade mais verdes e inclusiva.
História e desafios das legislações ambientais do Recife pela busca do ambiente ecologicamente equilibrado
Horta Mandala e a Educação Ambiental Escolar sob a Edige da Permacultura
< Acesse o link>
Influência do verde urbano no conforto térmico: um estudo de caso em uma cidade tropical
INVENTÁRIO SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA:UM ESTUDO NA CIDADE DE RIO CLARO/SP
Levantamento da bacia hidrográfica do riacho Queima Pé. utilizando o geoprocessamento, no município de Tangará da Serra/MT Brasil.
Macroacessibilidade do transporte: Região Metropolitana de São Paulo (2017)
Manejo agroecológico e sustentável de hortas escolares
NATUREZA: UM ENSAIO SOBRE O RESQUÍCIO SIMBÓLICO NO ESPAÇO URBANO
O Desempenho da Iluminação Elétrica na Mobilidade Noturna
O parque Bernado Berneck sobre a perspectiva em educação ambiental sobre o viés do ensino em geografia na base nacional comum curricular
OCUPA A LAGOINHA: MOVIMENTOS EMERGENTES DE RESILIÊNCIA NO SOL NASCENTE NA LUTA PARA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PROTEÇÃO DE NASCENTES NO DISTRITO FEDERAL
Os pressupostos éticos da educação ambiental
Os suportes para ar-condicionado dos edifícios: Desafios de uma cidade sustentável
Painéis bioclimáticos como ferramentas para projetos sustentáveis: análise da cidade Manhuaçu - MG
PARQUE URBANO E SERVICOS ECOSSISTÊMICOS CULTURAIS: Um estudo sobre o Parque da Lajinha em de JF/MG
Percepções Ambientais de residentes do entorno de uma Unidade de Conservação: instrumento para a Educação Ambiental Crítica
Planejamento de cidades a partir da Infraestrutura Verde e de Soluções Baseadas na Natureza: revisão de Planos Diretores e Planos Municipais
das capitais brasileiras
Proposta de Trilha Interpretativa no Parque do Ingá em Maringá-PR: um relato de experiência
Psidium Cattleianum Submetido A Diferentes Estresses Hídricos
Qual o papel da Infraestrutura Verde no Desenvolvimento Sustentável das Cidades Pequenas?
Revisão integrativa dos aspectos de governança da micromobilidade urbana: um panorama global
Técnicas para compostagem doméstica de resíduos orgânicos: Uma revisão de literatura
Trabalhando a Educação Ambiental na Educação Infantil, utilizando os princípios da abordagem CTSA
Trabalhando a temática Educação Ambiental e arborização urbana nos espaços formais e não formais de ensino em Araguaína, Tocantins
Trazendo a natureza para as cidades: planejamento e gestão do verde urbano como aliados na sustentabilidade
Uma cidade saudável é uma cidade verde: acesso ao verde urbano e qualidade de vida
Uma revisão bibliográfica das Ações de Gestão de Resíduos Sólidos voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental
Comissão Científica do Evento
Prof. Dr. Angelo Palmisano - UNIVAG
Prof. Dr. Antonio Busnardo Filho - UNIVAG
Prof. Dr. Carlos
Eduardo Fortes Gonzalez – UTFPR
Profa. Dra. Cátia
Araujo Farias - UNIFESO
Profa. Dra. Cibele
Roberta Sugahara – PUC – Campinas
Profa. Dra. Dayse
Marinho Martins – IEMA
Profa. Dra. Diana Carolina Jesus de Paula - UNIVAG
Profa. Dra. Eva
Faustino da Fonseca de Moura Barbosa – UEMS – Câmpus de Campo Grande
Prof. Dr. Francisco
Marques Cardozo Júnior – UFPI
Prof. Dr. Frederico
Braida – UFJF
Profa. Dra. Geise Brizotti Pasquotto – ANAP
Profa. Dra. Giovana
Leticia Hernandez Arriagada - Universidade de Guarulhos
Prof. Dr. Humberto da Silva Metello - UNIVAG
Profa. Dra. Jeane Aparecida Rombi de Godoy - UNIVAG
Prof. Dr. João
Adalberto Campato Jr – Universidade Brasil
Profa. Dra. Josinês
Barbosa Rabelo - Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES -UNITA)
Prof. Dr. José
Augusto Lopes da Silva - SEDUC-PA
Profa. Dra. Juliana
Heloisa Pinê Américo Pinheiro - Unesp / Câmpus de Botucatu e Universidade Brasil
Profa. Dra. Leonice
Domingos dos Santos Cintra Lima – Universidade Brasil
Profa. Dra. Leonice
Seolin Dias - ANAP
Profa. Dra. Letícia
Dal Picolo Dal Secco de Oliveira – UNIFEOB
Profa. Dra. Luciana
Ferreira Leal - UNESPAR – Paranavaí
Profa. Dra. Lucia Helena Gaeta Aleixo - UNIVAG
Prof. Dr. Márcio
Rogério Pontes - SEQUOIA Engenharia Ambiental
Prof. Dr. Matheus
Gonçalves dos Reis
Profa. Dra. Nathalia Sanches e Souza - UNIVAG
Profa. Dra. Rachel
Lopes Queiroz Chacur – UNIFESP
Prof. Dr. Ricardo
Miranda dos Santos - ANAP
Prof. Dr. Rodrigo
Barchi - Universidade de Sorocaba (UNISO)
Prof. Dr. Rodrigo
Simão Camacho - UFGD, Faculdade Intercultural Indígena (FAIND)
Profa. Dra. Rosana Lia Ravache - UNIVAG
Prof. Dr. Salvador
Carpi Junior – UNICAMP
Profa. Dra. Sandra
Medina Benini - ANAP
Profa. Dra. Sheyla
Mara Silva de Oliveira – UEPA
Prof. Dr. Tarcisio Dorn de Oliveira – UNIJUÍ
Profa. Dra. Thais
Guarda Prado Avancini - Faculdade de Engenharia de Sorocaba
Profa. Dra. Vera
Lúcia Freitas Marinho – UEMS – Câmpus de Campo Grande
Orientação para os Apresentadores
SUBMISSÃO DE TRABALHO
Apresentação de trabalhos será realizada na categoria "Não Presencial / Online"
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Os autores deverão gravar um vídeo deverá ter de 10 a 20 minutos que deverá ficar disponível no Youtube
O link do YouTube deverá ser encaminhado via formulário até 15 de agosto de 2023 - Preencher formulário
Não é obrigatório, porém só receberá o certificado de apresentador que encaminhar o link do YouTube
Caso o trabalho seja aprovado e a inscrição esteja efetivada, o vídeo da apresentação será disponibilizado nesta página do Even3.
CERTIFICADO
Os apresentadores receberão certificado de 40 (quarenta) horas/atividades
ANAIS DO EVENTO
Todos os trabalhos aprovados no evento serão publicados nos ANAIS do Evento com registro no ISSN
PRÊMIO PARA OS MELHORES TRABALHOS - CATEGORIA ARTIGO COMPLETO
Informamos que os trabalhos na Categoria "ARTIGO COMPLETO" selecionados com nota igual/superior a 6 (seis) pontos terão direito a segunda publicação em uma das revistas/periódicos da ANAP:
Critério da pontuação para segunda publicação
6 a 8 - Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade (nível de graduação e stricto sensu).
8,1 a 10 - Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes - Qualis Periódico 2017-2020 "A4" (nível de graduação)
8,1 a 9 - Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades - Qualis Periódico 2017-2020 "A3" (somente para autores pós-graduandos, a nível de stricto sensu e/ou pesquisadores) . Os autores com pontuação para esta revista receberão instruções para publicação em dois idiomas (português e Inglês)
9,1 a 10 - Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista - Qualis Periódico 2017-2020 "A2" (somente para autores pós-graduandos, a nível de stricto sensu e/ou pesquisadores) . Os autores com pontuação para esta revista receberão instruções para publicação em dois idiomas (português e Inglês)