1º Seminário Nacional sobre a Educação Ambiental e a Cidade + Verde

1º Seminário Nacional sobre a Educação Ambiental e a Cidade + Verde

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

I COBPIT - Congresso Brasileiro de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Práticas e Pedagógicas

Quinta-Feira, 18 de Julho

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

III CIPAII - Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras; V RIEC – Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas; XII INCREA - Fórum Internacional de Innovación y Creatividad. Tema: “Jornada Os sete saberes necessários à educação e a Agenda 2030

Quarta-Feira, 22 de Maio

Maceió, AL

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Idioma

Sobre o evento

ANAP e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG em Associação com a PUC-Campinas, convidam estudantes, pesquisadores, professores, profissionais, dentre outros, a contribuírem com trabalhos e reflexões sobre a temática da educação ambiental, no 1º Seminário Nacional sobre a Educação Ambiental e a Cidade + Verde tem como objetivo promover a conscientização ambiental em todos os segmentos sociais.

"EIXOS TEMÁTICOS" do evento:

  • Apps Urbanas e as Florestas Urbana
  • Arborização Urbanas
  • Arquitetura Bioclimática, Conforto Térmico e Eficiência Energética
  • Cidades Sustentáveis e a Resiliência Urbana
  • Metodologias e Práticas em Educação Ambiental
  • Paisagismos e Paisagem Urbana
  • Planejamento e Gestão do Verde Urbano
  • Projetos de Educação Ambiental
  • Sistemas de Espaços Livres
  • Tecnologias Sustentáveis no Ambiente Construído
  • Urbanismo Ecológico e Infraestrutura Verde

 

Atenção 
Todas as atividades do evento (palestras e apresentação dos trabalhos) serão 100% Online.
Os inscritos na "Categoria de Apresentador"  receberão um certificado com carga horária de 40 (quarenta) horas/atividades. Informamos que não será cobrada taxa para liberação do certificado do apresentador.


Calendário



Inscrição de Ouvinte

Todavia para liberação do "Certificado de Ouvinte", com uma carga horária de 40 (quarenta) horas/atividades, a partir do dia 15/05/2024 - será cobrada o valor do certificado + taxa administrativa.


Realização do evento de 28 a 31 de agosto de 2023


Liberação dos certificados - 31 de agosto de 2023


Prêmio - 2ª Publicação - Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista.pdf

Prazo para o envio: até 30/11/2023 - O trabalho enviado após esta data não será publicado na revista.



Publicação automática - não precisa encaminhar o trabalho

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Atividades

Em construção!

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Apresentação dos Trabalhos

Atenção - Informamos que não foram consideradas as apresentação com o vídeo indisponível ou com restrição de idade.





A Alfabetização em Nutrição como promotora da Educação Ambiental Crítica no Ensino Fundamental: uma articulação necessária




A flora ruderal de uma campina experimental




A Importância da Educação Ambiental no Processo de Ensino-Aprendizagem




Análise da abordagem da educação ambiental no programa município verde azul 




Análise da urbanização da cidade de Barra do Bugres/MT a partir da supressão de áreas vegetadas por meio de sensoriamento remoto




ANÁLISE DE PLANOS MUNICIPAIS DE ARBORIZAÇÃOURBANA: UM OLHAR A PARTIR DO PDAU DE GOIÂNIA - GO E PMAU DE SÃO PAULO - SP




Aprendizagem baseada em projetos em educação ambiental




Arquitetura Bioclimática: Integração de Conforto Térmico e Eficiência Energética no Contexto da Sustentabilidade Ambiental




Áreas Verdes Urbanas:

avaliação de uma praça por meio de múltiplos olhares





Árvores do Campus Universitário Francisco Negrão de Lima da UERJ, RJ: Estudo da conservação dos jardins de Chacel e Burle Marx




As frentes de água como elemento fundamental para o planejamento, resiliência e sustentabilidade urbana




Caracteres biométricos de feijão-caupi submetido a diferentes doses de molibdênio inoculado com Bradyrhizobium




Caracterização quantitativa e qualitativa da Praça Fridolin Barbist, Jardim Alegre, Paraná, Brasil 




COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE PONTAL DO PARANÁ-PR: UMA PROPOSTA SUSTENTÁVEL




Conectividade e produtividade em regiões urbanas – uma proposta para

a cidade de Juiz de Fora/MG




Considerações sobre a influência da implantação da Usina Hidrelétrica de Bariri na paisagem do Rio Tietê. 




Construções sustentáveis e qualidade ambiental: Estudo de caso de  bioconstruções na Aldeia Alegria




Construções sustentáveis: edifícios em terra crua




Cortina verde: estratégia bioclimática viável para Habitações de Interesse Social (HIS)




Desafios e Oportunidades na Prática da Educação Ambiental no Contexto Amazônico: uma Abordagem Jurídico-Constitucional




Educação Ambiental de forma transversal e integradora: o documento orientador para abordagem do tema na Educação Básica




Educação Ambiental na escola: uma investigação nacional e global




Elaboração de trilha Interpretativa em uma Unidade de Conservação urbana: ferramenta para a Educação Ambiental




Estimativa da radiação solar urbana para a Cidade de Recife-PE




Experiências práticas no ensino do ateliê de projetos que integram a educação ambiental




Gestão ambiental participativa da Comdema Ceilândia no DF na perspectiva de construir cidade mais verdes e inclusiva.





História e desafios das legislações ambientais do Recife pela busca do ambiente ecologicamente equilibrado




Horta Mandala e a Educação Ambiental Escolar sob a Edige da Permacultura 

< Acesse o link>




Influência do verde urbano no conforto térmico: um estudo de caso em uma cidade tropical





INVENTÁRIO SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA:UM ESTUDO NA CIDADE DE RIO CLARO/SP




Levantamento da bacia hidrográfica do riacho Queima Pé. utilizando o  geoprocessamento, no município de  Tangará da Serra/MT Brasil.




Macroacessibilidade do transporte: Região Metropolitana de São Paulo (2017)




Manejo agroecológico e sustentável de hortas escolares




NATUREZA: UM ENSAIO SOBRE O RESQUÍCIO SIMBÓLICO NO ESPAÇO URBANO



O Desempenho da Iluminação Elétrica na Mobilidade Noturna




O parque Bernado Berneck sobre a perspectiva em educação ambiental sobre o viés do ensino em geografia na base nacional comum curricular 




OCUPA A LAGOINHA: MOVIMENTOS EMERGENTES DE RESILIÊNCIA NO SOL NASCENTE NA LUTA PARA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PROTEÇÃO DE NASCENTES NO DISTRITO FEDERAL




Os pressupostos éticos da educação ambiental




Os suportes para ar-condicionado dos edifícios: Desafios de uma cidade sustentável




Painéis bioclimáticos como ferramentas para projetos sustentáveis: análise da cidade Manhuaçu - MG





PARQUE URBANO E SERVICOS ECOSSISTÊMICOS CULTURAIS: Um estudo sobre o Parque da Lajinha em de JF/MG




Percepções Ambientais de residentes do entorno de uma Unidade de Conservação: instrumento para a Educação Ambiental Crítica




Planejamento de cidades a partir da Infraestrutura Verde e de Soluções Baseadas na Natureza: revisão de Planos Diretores e Planos Municipais 

das capitais brasileiras 




Proposta de Trilha Interpretativa no Parque do Ingá em Maringá-PR: um relato de experiência 




Psidium Cattleianum Submetido A Diferentes Estresses Hídricos 



Qual o papel da Infraestrutura Verde no Desenvolvimento Sustentável das Cidades Pequenas?



Revisão integrativa dos aspectos de governança da micromobilidade urbana: um panorama global



Técnicas para compostagem doméstica de resíduos orgânicos: Uma revisão de literatura 




Trabalhando a Educação Ambiental na Educação Infantil, utilizando os princípios da abordagem CTSA



Trabalhando a temática Educação Ambiental e arborização urbana nos espaços formais e não formais de ensino em Araguaína, Tocantins





Trazendo a natureza para as cidades: planejamento e gestão do verde urbano como aliados na sustentabilidade



Uma cidade saudável é uma cidade verde: acesso ao verde urbano e qualidade de vida




Uma revisão bibliográfica das Ações de Gestão de Resíduos Sólidos voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Comissão Científica do Evento

Prof. Dr. Angelo Palmisano - UNIVAG

Prof. Dr. Antonio Busnardo Filho - UNIVAG

Prof. Dr. Carlos Eduardo Fortes Gonzalez – UTFPR

Profa. Dra. Cátia Araujo Farias - UNIFESO 

Profa. Dra. Cibele Roberta Sugahara – PUC – Campinas

Profa. Dra. Dayse Marinho Martins – IEMA

Profa. Dra. Diana Carolina Jesus de Paula - UNIVAG

Profa. Dra. Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa – UEMS – Câmpus de Campo Grande

Prof. Dr. Francisco Marques Cardozo Júnior – UFPI

Prof. Dr. Frederico Braida – UFJF

Profa. Dra. Geise Brizotti Pasquotto – ANAP

Profa. Dra. Giovana Leticia Hernandez Arriagada - Universidade de Guarulhos

Prof. Dr. Humberto da Silva Metello - UNIVAG

Profa. Dra. Jeane Aparecida Rombi de Godoy - UNIVAG

Prof. Dr. João Adalberto Campato Jr – Universidade Brasil

Profa. Dra. Josinês Barbosa Rabelo - Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES -UNITA)

Prof. Dr. José Augusto Lopes da Silva - SEDUC-PA

Profa. Dra. Juliana Heloisa Pinê Américo Pinheiro - Unesp / Câmpus de Botucatu e Universidade Brasil

Profa. Dra. Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima – Universidade Brasil

Profa. Dra. Leonice Seolin Dias - ANAP 

Profa. Dra. Letícia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira – UNIFEOB

Profa. Dra. Luciana Ferreira Leal - UNESPAR – Paranavaí

Profa. Dra. Lucia Helena Gaeta Aleixo - UNIVAG

Prof. Dr. Márcio Rogério Pontes - SEQUOIA Engenharia Ambiental

Prof. Dr. Matheus Gonçalves dos Reis

Profa. Dra. Nathalia Sanches e Souza - UNIVAG

Profa. Dra. Rachel Lopes Queiroz Chacur – UNIFESP

Prof. Dr. Ricardo Miranda dos Santos - ANAP

Prof. Dr. Rodrigo Barchi - Universidade de Sorocaba (UNISO) 

Prof. Dr. Rodrigo Simão Camacho - UFGD, Faculdade Intercultural Indígena (FAIND)

Profa. Dra. Rosana Lia Ravache - UNIVAG

Prof. Dr. Salvador Carpi Junior – UNICAMP

Profa. Dra. Sandra Medina Benini - ANAP

Profa. Dra. Sheyla Mara Silva de Oliveira – UEPA

Prof. Dr. Tarcisio Dorn de Oliveira – UNIJUÍ

Profa. Dra. Thais Guarda Prado Avancini - Faculdade de Engenharia de Sorocaba

Profa. Dra. Vera Lúcia Freitas Marinho – UEMS – Câmpus de Campo Grande


Parcerias Institucionais

 

Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista

Pessoa de Direito Privado Sem Fins Lucrativos
Fundada em 14 de setembro de 2003
Rua Bolívia, 88 | Jardim América |Tupã-SP | 17605-310

www.amigosdanatureza.org 

www.editoraanap.org 

www.estantedaanap.org 

www.eventoanap.org 

E-mail: anaptupa@gmail.com


UNIVAG | Abrigo do Marinheiro

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG em Associação com a PUC-Campinas

https://www.univag.com.br/mestrado/1/mestrado-em-arquitetura-e-urbanismo/  

AV. Dom Orlando Chaves, nº 2.655 Bairro Cristo Rei 

Várzea Grande Mato Grosso – Brasil – CEP 78118-900

mestrado.arquitetura@univag.edu.br


Orientação para os Apresentadores

SUBMISSÃO DE TRABALHO

Apresentação de trabalhos será realizada na categoria "Não Presencial / Online" 


>>> CATEGORIA ARTIGO COMPLETO

Podem submeter trabalhos na categoria de "ARTIGO COMPLETO", alunos de graduação e stricto sensu

Para submeter um trabalho, o (a) autor (a) deverá utilizar os templates:

>>Template Artigo Completo - Com identificação.docx

>>Template Artigo Completo - Sem identificação.docx

>>Declaração de uso de imagens, direitos autorais e autorização para publicar.docx

(Documento necessário no momento da submissão - a assinatura pode ser manual e o documento escaneado para enviar ou pela assinatura digital do GOV.BR - ver vídeo)


>>> CATEGORIA RESUMO

Podem submeter trabalhos na categoria de "RESUMO", alunos de graduação e stricto sensu

Para submeter um trabalho, o (a) autor (a) deverá utilizar os templates:

>>Template Resumo - Com identificação.docx

>>Template Resumo - Sem identificação.docx

>>Declaração de uso de imagens, direitos autorais e autorização para publicar.docx

(Documento necessário no momento da submissão - a assinatura pode ser manual e o documento escaneado para enviar ou pela assinatura digital do GOV.BR - ver vídeo)


APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Os autores deverão gravar um vídeo deverá ter de 10 a 20 minutos que deverá ficar disponível no Youtube

link do YouTube deverá ser encaminhado via formulário até 15 de agosto de 2023 - Preencher formulário

Não é obrigatório, porém só receberá o certificado de apresentador que encaminhar o link do YouTube

Caso o trabalho seja aprovado e a inscrição esteja efetivada, o vídeo da apresentação será disponibilizado nesta página do Even3.


CERTIFICADO

Os apresentadores receberão certificado de 40 (quarenta) horas/atividades


ANAIS DO EVENTO

Todos os trabalhos aprovados no evento serão publicados nos ANAIS do Evento com registro no ISSN


PRÊMIO PARA OS MELHORES TRABALHOS - CATEGORIA ARTIGO COMPLETO

Informamos que os trabalhos na Categoria "ARTIGO COMPLETO" selecionados com nota igual/superior a 6 (seis)  pontos terão direito a segunda publicação em uma das revistas/periódicos da ANAP:

Critério da pontuação para segunda publicação

6 a 8 - Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade (nível de graduação e stricto sensu). 

8,1 a 10 - Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes - Qualis Periódico 2017-2020  "A4"  (nível de graduação)

8,1 a 9 - Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades - Qualis Periódico 2017-2020 "A3" (somente para autores pós-graduandos, a nível de stricto sensu e/ou pesquisadores) . Os autores com pontuação para esta revista receberão instruções para publicação em dois idiomas (português e Inglês)

9,1 a 10 - Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista Qualis Periódico 2017-2020 "A2(somente para autores pós-graduandos, a nível de stricto sensu e/ou pesquisadores) . Os autores com pontuação para esta revista receberão instruções para publicação em dois idiomas (português e Inglês)

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}