Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição

Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática - E²GSEM - 1ª Edição

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O paradigma eurocêntrico que orientou o desenvolvimento das ciências ditas exatas estabeleceu, para além de seus conteúdos disciplinares, determinados ideais em torno daquelas pessoas que estariam aptas a engajar-se neste empreendimento. As características que são usualmente associadas à figura “dO cientista”, e mesmo a dO professor de matemática espelham uma encruzilhada de normas sociais historicamente contingentes. Este profissional é facilmente representado no imaginário popular como um homem branco, cisgênero, heterossexual, cristão, de classe média ou alta, neurotípico e sem deficiências de quaisquer naturezas. Além disso, atributos como razão, inteligência acima da média, persistência na condução das pesquisas e amplo uso de ferramentas matemáticas para produção de conhecimento cooperam para conferir ao cientista o privilégio de “dizer a verdade”. Portanto, os discursos produzidos pelas ciências ditas exatas circulam na sociedade dotados de “efeitos de verdade”, ao mesmo tempo em que estabelecem os critérios para determinar a “certeza” dos discursos produzidos por outras instâncias sociais. Tais estereótipos sobre o que significa “ser cientista” limitam, por sua vez, a forma como as pessoas se relacionam com as diversas áreas científicas, em particular, com a matemática e com a física. Ao longo das últimas décadas temos testemunhado um crescimento significativo de pesquisas denunciando casos de violência sofridos muitas vezes por mulheres, pessoas negras e, mais recentemente, por dissidentes das cis-heteronormas (pessoas LGBT+) quando do estudo de algum ramo dessas ciências ditas exatas. Outras pesquisas têm buscado ainda explicitar como a visão estereotipada dO cientista atua como ficção reguladora responsável por moldar subjetividades e conferir privilégios a determinados corpos em detrimento de outros. É urgente reconhecer essas ciências ditas exatas, a matemática, como produções humanas, histórico-cultural e socialmente situadas, e que espelham as humanidades e intencionalidades políticas de quem as produz. A matemática e áreas afins devem ser “estranhadas” (na perspectiva dos Estudos Queer), assim como as práticas de ensino, para não reproduzir e naturalizar os estereótipos associados a quem se dedica e costuma ter sucesso nelas, desracializando-as, desgenerificando-as e dessexualizando-as, pelo menos. Mais que isso, criando mecanismos de fomento, visibilização e reconhecimento de corpos políticos contra-hegemônicos na produção e recriação dessas áreas a partir da valorização das diferenças.

O texto acima é adaptado do Simpósito Temático 23, "Que corpos podem ocupar as ciências ditas exatas?", proposto pelo Grupo MatematiQueer de Pesqusisa e Extensão no âmbito do XI CINABETH - Congresso Internacional de Diversidade Sexual, Etnicorracial e de Gênero. Na 1ª Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática (E²GSEM) - evento internacional - estamos particularizando a temática para o campo da Educação Matemática, área que se dedica - em poucas palavras  - a compreender processos de produção, de ensino e de aprendizagem de matemática, de modo histórico, político e socioculturamente situado. Na E²GSEM queremos refletir sobre que papeis podem ter meninas e mulheres e pessoas LGBT+ nos campos da Matemática e da Educação Matemática. Queremos discutir sobre representatividade, sobre interseccionalidade, sobre criar ambientes seguros para que essas e outras minorias sociais possam se sentir confortáveis ao escolher essas áreas profissionalmente. Queremos ter a oportunidade de conhecer melhor os campos dos Estudos de Gênero e Sexualidades, dos Feminismos, dos Estudos Queer, das Mulheridades e Masculinidades, das Epistemologias Trans e demais assuntos que se articulem ao escopo do evento. Nos interessa discutir o papel político da (Educação) Matemática, visando uma formação que prepare profissionalmente docentes a planejarem e implementarem aulas de matemática que considerem e valorizem as diferenças, que sejam antidiscriminatórias, em particular, antimachistas, antissexistas, antiLGBT+fóbias, anticapacitistas, antirracistas etc.

A carga-horária de certificação de participação no evento será de 40h.

Fique atualizada/e/o sobre a E²GSEM no Instagram @matematiqueer!

Sobre a submissão de trabalhos e publicação dos Anais

Convidamos todas/es/os a submeterem trabalhos (resumos entre 250 e 500 palavras) compartilhando uma reflexão teórica, pesquisa concluída ou em andamento, ou fazendo um relato de experiência de ensino ou extensão no campo dos Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática ou que tenha como protagonistas meninas, mulheres ou pessoas LGBT+ no campo das Ciências ditas Exatas. Também serão bem-vindos textos articulando o tema do evento com as áreas com formação docente, currículo, inclusão, história da matemática e da educação matemática etc. 

Atenção: para a submissão de trabalho, todas as pessoas autoras devem estar inscritas no evento.

Todos os trabalhos aprovados, e que forem apresentados, serão publicados nos Anais do Evento. Alguns dos trabalhos aprovados e apresentados poderão ser convidados pela Comissão Científica para compor, em versão completa, um e-book. Mais detalhes serão divulgados após o evento.



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Informações importantes sobre sua participação ao longo do evento

O evento terá atividades a partir das 09h do dia 17 de junho, próxima segunda-feira. É muito importante que vocês acessem nosso site para conferir a programação detalhada.

Ao longo da semana do evento, disponibilizaremos o link para cada atividade até 1h antes do início de sua realização. Para ter acesso ao link, é necessário fazer login no site do evento. 

Como o evento é pago, pedimos que não passem o link para pessoas não inscritas.

As inscrições para as Oficinas serão realizadas até o momento de sua realização, desde que existam vagas.

Informação importante: o evento será realizado por meio do site da Even3, do Google Meet e da plataforma Zoom. Para uma melhor experiência, recomendamos que baixem com antecedência o aplicativo Zoom no computador/tablet/celular que usarão para acompanhar o evento. 

Como já informamos, os trabalhos poderão ser apresentados utilizando não mais que sete slides - sendo o primeiro a capa e o sétimo exclusivo para referências - ou seja, apenas CINCO slides para o conteúdo a ser apresentado

As pessoas apresentadoras serão responsáveis pela projeção dos slides e a pessoa mediadora da sala não se responsabilizará por isso. O template em Canva pode ser acessado em: https://www.canva.com/design/DAGHDKTkUPc/cLtL45mpiZsLoxAc2Twmtg/edit?utm_content=DAGHDKTkUPc&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton - vocês devem fazer uma cópia do template e editá-lo, e não solicitar o compartilhamento do arquivo canva

A apresentação com slides não é obrigatória, as pessoas que desejarem apresentar apenas oralmente, sem o apoio de slides, poderão fazê-lo.

Cada apresentação deverá ocorrer em, no máximo, 10 minutos, restando 5 min para breves comentários sobre cada trabalho. Por uma questão de educação e de prestígio ao trabalho das/des/dos colegas, espera-se que as pessoas que apresentarem em determinada sessão, permaneçam nela durante toda a sessão, não entrando apenas no horário de sua apresentação e saindo em seguida.

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Submissão de propostas de Oficinas até 02/06

Estamos abrindo inscrições para a oferta de oficinas com 2h ou 3h de duração, a serem realizadas nas manhãs da semana do evento, ou no dia 17 de junho a tarde. 

Apenas pessoas inscritas no evento podem submeter Oficinas.

As propostas de Oficinas devem ser submetidas para matematiqueer@im.ufrj.br, indicando:

- título;

- resumo com até 250 palavras e 3 palavras chave;

- indicação da carga horária, se 2h ou 3h;

- nome completo das pessoas autoras, tais quais utilizados na inscrição do evento;

- indicação de preferência de dias e turnos para realização da Oficina. Lembrando que as opções são:  dia 17 manhã; dia 17 tarde; dia 18 manhã; dia 19 manhã; dia 20 manhã; dia 21 manhã. Infome todas as suas possibilidades.

Informação importante sobre as inscrições:

As pessoas associadas à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), com anuidade de 2023 quitada - para inscrições até 31 de março de 2024 - ou com anuidade de 2024 quitada - para inscrições a partir de 01 de abril de 2024, podem ter desconto de 20% no valor da inscrição. Para usufruir desse desconto, basta enviar o Comprovante de Quitação (baixado no site da SBEM) para matematiqueer@im.ufrj.br e solicitar o cupom de desconto. 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Pesquisadoras/ies/es convidadas/es/os

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Comissão Organizadora

Agnaldo da Conceição Esquincalha 
Aline Borel Monteiro de Castro
Bruna Zution Dalle Prane
Carolina Salviano Bezerra
Daniele Costa Silva
Denner Dias Barros
Edmar Reis Thiengo
Erikah Pinto Souza
Flavio Augusto Leite Taveira 
Glauber Carvalho da Silva
Guilherme Soares Campos
Hugo dos Reis Detoni
Hygor Batista Guse
Janaína Dutra Silvestre Mendes
Janivaldo Pacheco Cordeiro
Jéssica Maria Oliveira de Luna
João Gabriel Souza Freitas
Luciano Araujo Lemos Junior
Luísa Cardoso Mendes
Marcos Vinícius Soares Leal
Margareth Apostolo dos Santos
Monike Alves Gouvea
Rodrigo Miranda Ferreira
Severiano Machado Neto
Thays Alves de Oliveira
Thomas Cruz Magalhães
Vanessa Franco Neto

Comissão Científica

Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha (UFRJ) - Coordenador

Prof.ª Dr.ª Bruna Zution Dalle Prane (IFES)

Prof.ª Dr.ª Carma Maria Martini (UNIR)

Prof. Dr. Denner Dias Barros (USP)

Prof.ª Dr.ª Deise Aparecida Peralta (UNESP)

Prof. Dr. Edmar Reis Thiengo (IFES)

Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy (UFPR)

Prof.ª Dr.ª Fernanda Malinosky Coelho da Rosa (UFMS)

Prof.ª Dr.ª Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi (IFMG)

Prof. Dr. Harryson Júnio Lessa Gonçalves (UNESP)

Prof.ª Dr.ª Gisela Maria da Fonseca Pinto (UFRRJ)

Prof.ª Dr.ª Heloísa da Silva (UNESP)

Prof.ª Dr.ª Irene Castro Pereira (UFPA)

Prof. Dr. Italo Curvelo dos Anjos (UFMT)

Prof.ª Dr.ª Janaína Dutra Silvestre Mendes (INCA)

Prof. Dr. Janivaldo Pacheco Cordeiro (IFES)

Prof. Dr. Jónata Ferreira Moura (UFMA)

Prof. Dr. Hugo dos Reis Detoni (IFRJ)

Prof.ª Dr.ª Jéssica Maria Oliveira de Luna (UERJ)

Prof.ª Dr.ª Luiza Gabriela Razêra de Souza (IFPR)

Prof.ª Dr.ª Maité Kulesza (UFRPE)

Prof.ª Dr.ª Maria Celeste Reis Fernandes de Souza (Univale)

Prof. Dr. Maurício Rosa (UFRGS)

Prof.ª Dr.ª Renata Arruda Barros (IFRJ)

Prof.ª Dr.ª Vanessa Franco Neto (UFMS)

Apoio



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}