Ebook Publicado!
É com imensa alegria e dever acadêmico que informamos a publicação dos E-books resultantes dos trabalhos selecionados e apresentados em dois eventos marcantes: o Congresso Internacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública (CIDHCPSP), realizado em 2021, e o V Congresso Nacional de Direitos Humanos e Cultura de Paz, em 2023. Os livros digitais foram publicados na Coletânea Direitos Humanos e Cultura de Paz.
Como organizadores, reconhecemos que a trajetória não foi fácil. Após eventos exitosos, submetemos os artigos ao edital interno da Editora da UFPE, mas trâmites burocráticos, redução de quadro de servidores (incluindo adições por Covid) e prazos infindáveis acumularam desculpas e devoluções, gerando constrangimento para autores e comissão. Em nota pública divulgada aos congressistas dos dois eventos, lamentamos esses atrasos e reiteramos os esforços incansáveis para priorizar a publicação junto à Editora Universitária. Superadas as dificuldades administrativas da gestão pública universitária, os e-books estão agora publicados e disponíveis, honrando o compromisso com a divulgação científica séria e de qualidade.
Essa conquista reforça a necessidade urgente de (re)pensar os direitos humanos em tempos violentos, marcados por desinformação, ódio, algoritmos predatórios, guerras, desigualdades econômicas, ambientais e sociais. A pobreza, como poluição silenciosa, degrada a dignidade humana, acelera a exploração predatória e criminaliza a legislação pela ausência estatal. Educar para a cultura de paz exige consciência, coragem e responsabilidade, promovendo diálogo, valores éticos e políticas públicas integradas para um mundo sustentável e fraterno. Sem respeito aos direitos humanos, não há democracia.
Parabenizamos mais uma vez todos os autores pela excelência! Encorajamos todos a persistirem na produção científica, nos debates e reflexões acadêmicas nessa seara vital. Sigamos mobilizados, alimentando a esperança de justiça e paz.
Os E-books poderão ser acessados aqui e/ou baixados na página www.ufpe.br/cdh na aba Publicações.
Paz e Luz. Boas Festas!
Profa. Dra. Maria José de Matos Luna
Coordenadora Geral
Wellington Lima de Andrade
Coordenador Geral Adjunto
Universidade Federal de Pernambuco
Congresso Internacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública - CIDHCPSP 2021
V Congresso Nacional de Direitos Humanos e Cultura de Paz - CONADH 2023
E-mail: congressodhcpaz@gmail.com
Resultado dos artigos selecionados para publicação.
Prezados Autores e Autoras!
Apresentamos a lista dos artigos aptos para publicação. Foram selecionados 13 (treze) trabalhos, pela Comissão Avaliadora.
Parabenizamos a todos e todas que participaram e contribuíram com seus artigos e apresentações. Estamos muito felizes com os trabalhos apresentados no V CONADH.
Acreditem: a escolha foi bastante difícil para os avaliadores. Mas, o mérito é de todos e todas vocês!
Em breve, informaremos detalhes dos trâmites para a publicação.
Gratidão a todos e todas pela paciência na espera desse resultado.
Cordiais saudações!
Comissão Organizadora V CONADH
ARTIGOS SELECIONADOS
ALGORITMIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: A METATEORIA DO DIREITO FRATERNO COMO PRESSUPOSTO JURÍDICO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO CIBERESPAÇO
AUTORES: Bruno Mello Corrêa de Barros Beuron, Thiago Antonio Beuron, Daniela Richter
ANTOLOGIA DO INSULTO: NOTAS DISCURSIVAS SOBRE O MARCADOR RACIAL
AUTORES: Juca Ribeiro
ATIVISMO JUDICIAL E A DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO: CAMINHOS PARA ALCANÇAR A PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA MULHER
AUTORES: Ingrid Bergman Freitas De Oliveira Souza, Lívia Maria Vieira Silva, Gilvan Mota dos Santos Junior
CARTOGRAFIA SOCIAL E DIREITO À CIDADE: EXPERIÊNCIA DE ENSINO DAS RELAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Eduardo Felinto Santiago
CONTRIBUIÇÕES DAS ESPIRITUALIDADES DE(S)COLONIAIS PARA A CULTURA DE PAZ NO CAMPO EDUCACIONAL
AUTORES: Arthur Silva de Andrade
CIDADANIA DIGITAL PARA O ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS ONLINE CONTRA ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA [...]*
AUTORES: Marta Milene Gomes de Araújo, Gustavo Leonardo Barreto Silva
DIREITOS HUMANOS: VAMOS FALAR SOBRE A EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL?
AUTORES: Zilmara Peixoto De Melo, Aurino Lima Ferreira
DIREITOS HUMANOS, CULTURA DE PAZ E OS JOGOS DIGITAIS: DILEMAS ÉTICOS NO SÉCULO XXI
AUTORES: Thais Cristina Dos Santos, Luiz Alberto Pilatti, Nei Alberto Salles Filho
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI NOS CREAS DO RECIFE
AUTORES: Edwin Santos Barbosa da Silva, Anderson Gustavo Fernandes Silva, Maria do Carmo Soares dos Santos
GRUPOS PSICOEDUCATIVOS PARA O COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: ESTRUTURA, CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS.
AUTORES: João Paulo Martins Marques
O NOVO CONSTITUCIONALISMO E A (RE)CONSTRUÇÃO DO DIREITO À COMUNICAÇÃO NO BRASIL: OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA SOCIEDADE INFORMACIONAL
AUTORES: Bruno Mello Corrêa de Barros Beuron, Thiago Antonio Beuron, Daniela Richter
O TRABALHO DOMÉSTICO E A PERSISTÊNCIA DOS PADRÕES DE RELAÇÕES ESCRAVISTAS
AUTORES: Layla Beatriz Bezerra Araujo
PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE VICÊNCIA – PE ATRAVÉS DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
AUTORES: Melguibson de Amorim Gomes
Comissão Organizadora
V CONGRESSO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, CULTURA DE PAZ E SEGURANÇA PÚBLICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Sejam todos bem-vindos ao V CONADH e a XVIII Semana de Cultura de Paz!

Apoio:




