Especialista da OMS e criador do movimento “Cidades Amigas dos Idosos”, Dr. Alexandre Kalache é convidado da Famerp, Funfarme e Unimed Rio Preto para ministrar a palestra "Desafios globais do envelhecimento". O evento será no Centro de Convenções da Famerp, dia 18 de setembro, a partir das 19h.
Quem é Dr. Alexandre Kalache
O médico-gerontólogo Alexandre Kalache é presidente do Centro internacional da Longevidade (International Longevity Centre, ILC Brazil) e co-diretor do Age Friendly Insititute, baseado em Boston. Possui o título de Mestrado em Saúde Pública da Universidade de Londres e doutorado da Universidade de Oxford. Entre 1975 e 1995, trabalhou em ambas as universidades como pesquisador sênior, tendo fundado a Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres, onde também criou o primeiro Mestrado em Promoção da Saúde da Europa.
De 1995 a 2008, foi diretor do Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da OMS, em Genebra. Em 2002, concebeu e publicou o Marco Político do Envelhecimento Ativo e, em 2005, a iniciativa Cidades Amigas do Idoso. Como resultado, os dois referenciais são conhecidos e aplicados mundialmente. Em 2008, mudou-se para Nova York para implementar o projeto Age Friendly New York e entre 2010 e 2012 desempenhou a função de "Thinker in Residency" do Governo Australiano.
Desde 2011, divide seu tempo entre o Brasil, Londres e Granada, onde é professor associado da Escuela Andaluza de Salud Publica. Palestrante e consultor internacional, desenvolve e coordena projetos mundo afora. Em 2021, recebeu o título de Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina e, em 2022, foi agraciado com o Prêmio Zilda Arns de Direito das Pessoas Idosas, especialmente por sua mobilização internacional através do movimento "Velhice Não É Doença", que resultou na retirada do termo "velhice" do Código Internacional de Doença. Kalache é fonte regular sobre o tema Longevidade para a mídia nacional e internacional e desenvolve atividades acadêmicas em sete universidades.