1° Simpósio Nós na Universidade: Povos tradicionais, educação e políticas públicas

1° Simpósio Nós na Universidade: Povos tradicionais, educação e políticas públicas

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Bridges 9 - Uniendo Personas Y Conocimiento

Sexta-Feira, 4 de Setembro

Bogotá,

Artmed Experience 2026

Quinta-Feira, 15 de Outubro

Sao Paulo, SP

Bridges Connect I Brasília

Sexta-Feira, 29 de Maio

Brasília, DF

16th World Congress of Rural Sociology and 64th Congress of the Brazilian Society of Rural Economics, Management and Sociology

Domingo, 19 de Julho

Porto Alegre, RS

Receba as melhores revistas da sua área

Receber revistas

Sobre o evento

O 1° Simpósio Nós na Universidade: Povos Tradicionais, Educação e Políticas Públicas, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (PPGH-UFC) e o Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica (NUDOC/UFC), tem por objetivo geral refletir sobre as relações de poder na produção, circulação e consumo de conhecimentos nas universidades públicas brasileiras. O evento terá o formato de rodas de conversas e minicursos e será realizado nos dias 8, 9 e 10 de dezembro e terá transmissão virtual.

O “Nós na universidade” visa enfatizar as estratégias de articulação dos diferentes saberes, buscando promover a educação antirracista e a promoção e qualificação das ações afirmativas. Reconhecendo como legítima e necessária a integração entre a Universidade e os chamados Povos Tradicionais na construção das pautas da educação básica do ensino de História e da preservação do Patrimônio das diversas etnias, busca-se refletir sobre os grupos que historicamente estiveram excluídos dos espaços acadêmicos, como os povos indígenas, quilombolas, ciganos.

O Simpósio é organizado pelo Grupo de Estudos Caldeirão: confluências anticoloniais, do qual participam as e os estudantes da primeira turma de pós-graduação com vagas especificas para indígenas e quilombolas no PPGH-UFC, iniciada em 2021. Nesse contexto, reconhecemos o valor e ratificamos a necessidade da manutenção e ampliação das ações afirmativas nas universidades públicas, das cotas, do debate acerca da implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 que alteraram o Artigo 26A da LDB, tornando obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, e a Lei Estadual 13.842, (CE) de 27 de novembro de 2006, que instituiu o Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura”.  

Acreditamos que nossa proposta contribuirá para a ampliação dos debates sobre a descolonização da universidade; as soberanias intelectuais, culturais, alimentares, cartográficas, religiosas dos chamados Povos Tradicionais, bem como para o reconhecimento dos sujeitos dessas comunidades como produtores de conhecimento dentro e fora da Universidade. 

O 1º Simpósio está sintonizado também com as políticas de memória do Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa (NUDOC), do Departamento de História da UFC, que possui um dos maiores acervos sobre os povos indígenas do estado do Ceará e está em fase de elaboração do projeto de extensão “Mural COVID 19” (Museu Digital das resistências anticoloniais – povos indígenas, de terreiro e quilombolas), sobre as experiências de enfrentamento à pandemia do coronavírus.


Link para inscrição na monitoria do evento: https://forms.gle/BYPGyHoDxskuoAEw6


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Convidados

{{item.nome}} {{item.nome}}

{{item.nome}}

{{item.nome}} {{item.nome}}

{{item.nome}}



Palestras e Minicursos

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}