IX MOSTRA DE CENAS DA EQUIPE FLÁVIA GARRAFA

IX MOSTRA DE CENAS DA EQUIPE FLÁVIA GARRAFA

presencial Colégio Benjamin Constant - São Paulo - São Paulo - Brasil

IX MOSTRA DE CENAS DA EQUIPE FLÁVIA GARRAFA

Nos afete com o que te afeta

No dia 23 de maio de 2026 acontecerá a IX Mostra de Cenas da Equipe Flávia Garrafa.

O encontro reunirá alunos de diferentes escolas e grupos de teatro de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, para um dia de troca, experimentação e criação.

Este é um convite para participar de uma experiência em que o teatro deixa de ser apenas ensaio e se torna encontro: com o outro, com o público e com aquilo que nos atravessa.

A Mostra é um evento organizado pela Equipe Flávia Garrafa que reúne alunos de diferentes contextos em um dia de trabalho coletivo. Trata-se de um espaço em que os alunos testam suas ideias, se expõem, se deslocam e entram em contato com outras formas de fazer teatro.

O evento se organiza em três etapas: INTEGRAÇÃO, PREPARAÇÃO e APRESENTAÇÃO.

Na INTEGRAÇÃO, pela manhã, alunos e professores se encontram e se misturam em diferentes grupos. As atividades propostas criam um campo de experimentação e troca, colocando os participantes em contato com outras pessoas, outros modos de pensar e outras formas de presença.

Após o almoço, tem início a PREPARAÇÃO. É o momento quando os grupos realizam o último ensaio de suas cenas, agora atravessados pelas experiências vividas ao longo da manhã. Esse é o momento de ajustar, repensar e afinar escolhas antes da apresentação.

Na última etapa do dia, a APRESENTAÇÃO, cada grupo compartilha sua cena com os demais participantes. É nesse momento que o trabalho ganha outra dimensão: a cena encontra o olhar do outro, e aquilo que foi construído em sala passa a existir em relação.

Debruçados sobre um mesmo tema, os grupos revelam diferentes caminhos, linguagens e perspectivas, evidenciando a potência do teatro como espaço de criação e pensamento.


QUAIS OS OBJETIVOS DA MOSTRA?

A Equipe Flávia Garrafa entende o teatro como um espaço de formação que vai além da técnica. Ao longo do processo, os alunos desenvolvem escuta, presença, autonomia, capacidade de trabalho coletivo e responsabilidade sobre o que constroem juntos.

A Mostra de Cenas integra esse percurso como um momento de deslocamento: ao sair do ambiente habitual e encontrar outros grupos, os alunos ampliam seu repertório, colocam suas escolhas em jogo e percebem o teatro como prática viva.

Além disso, a Mostra marca um primeiro encontro do grupo com o público no ano, permitindo que as cenas desenvolvidas em sala ganhem outra consistência ao serem compartilhadas.


ONDE E QUANDO SERÁ A MOSTRA?

A edição de 2026 acontecerá no dia 23 de maio, das 10h às 17h, no Colégio Benjamin Constant.


QUAL É O TEMA DA MOSTRA DE 2026?

O tema deste ano é: NOS AFETE COM O QUE TE AFETA

A proposta parte de uma pergunta simples: "o que, de fato, nos atravessa"?

O desafio proposto aos elencos é o de investigar como os afetos podem ganhar forma em cena! E como uma cena de teatro pode transformar a sua platéia.

O que te afeta pode ser compartilhado, transformado, tensionado.
E, ao entrar em jogo no palco, pode também afetar o outro.

Durante o mês de maio, os grupos deverão desenvolver uma cena de até 10 minutos a partir desse tema.

Sem depender de recursos elaborados de cenário ou figurino, a proposta é que as cenas priorizem soluções simples e valorizem a presença do ator e a criação coletiva.


CAMISETA DA MOSTRA

Como já é tradição, a Mostra contará com uma camiseta comemorativa exclusiva para os participantes.

Em 2026, a camiseta poderá novamente ser utilizada como elemento de cena, reforçando a identidade de cada grupo.

A compra dessa camiseta é opcional e será realizada no momento da inscrição.


COMO PARTICIPAR?

A inscrição na Mostra de Cenas é gratuita.

A participação é aberta aos alunos dos cursos da Equipe Flávia Garrafa que estudam entre do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Embora não obrigatória, a presença na Mostra é uma etapa importante do processo pedagógico do ano.
Mesmo os alunos que optarem por não participar do evento contribuem, em sala, para a construção da cena do grupo.

SOBRE O ALMOÇO NO DIA DO EVENTO

Por se tratar de um evento de período integral, os participantes podem trazer seu próprio lanche ou almoço (há estrutura para aquecimento).

O refeitório do colégio também estará disponível, oferecendo almoço (buffet + suco) no valor de R$ 36,50, com pagamento no local.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Colégio Benjamin Constant, Rua Eça de Queiróz, 75 - Vila Mariana

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}