IV Seminário Teoria Marxista da Dependência e Saúde: Notas sobre o Estado e a acumulação de capital na saúde

IV Seminário Teoria Marxista da Dependência e Saúde: Notas sobre o Estado e a acumulação de capital na saúde

presencial Auditório do IMS/UERJ - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Artmed Experience 2026

Quinta-Feira, 15 de Outubro

Sao Paulo, SP

V Seminario Internacional de la Red de Investigación sobre Vulnerabilidad, Salud, Seguridad y Calidad de Vida de las Personas Mayores

Terça-Feira, 10 de Novembro

Valdivia,

41º CBMGA - Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos

Terça-Feira, 27 de Outubro

São Paulo, SP

IV Congresso da Associação Científica de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos - ATOHOSP

Quinta-Feira, 29 de Outubro

Belo Horizonte, MG

Receba as melhores revistas da sua área

Receber revistas

O Grupo de Pesquisa Saúde, Sociedade, Estado e Mercado (Grupo SEM) do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) convida todas as pessoas interessadas para a 4ª Edição do Seminário Teoria Marxista da Dependência e Saúde.

Serão dois dias de apresentações e debates, 18 e 19 de setembro, no Auditório do IMS, no 6° andar da UERJ, com transmissão pelo Youtube do IMS.

O Seminário girará em torno de comentários de convidados acerca de notas técnicas (NT) que estamos preparando no âmbito do projeto de pesquisa "O Estado dependente brasileiro e a acumulação privada de capital no setor de saúde", o qual conta com financiamento do CNPq (Chamada CNPq/MCTI 10/2023 - Processo 406191/2023-9).

O projeto de pesquisa está sendo desenvolvido em torno de quatro componentes diretamente relacionados à economia política da saúde: 

a) Sistema Único de Saúde (SUS), o que inclui a prestação privada de serviços; 

b) Setor Privado de saúde (seguros privados de saúde e prestação privada de serviços) sem relação direta com o SUS; 

c) Força de trabalho em saúde; e 

d) Indústria de bens de saúde, com foco na indústria farmacêutica no Brasil. 

Além desses, o projeto de pesquisa inclui um componente transversal sobre o Estado dependente brasileiro, cujas características e limites afetam os demais componentes. 

Desta forma, foram preparadas Notas Técnicas para cada um desses componentes, que serão debatidas no Seminário, com contribuições críticas de pesquisadores de outras instituições e grupos de pesquisa, incluindo uma instituição argentina.

O objetivo é contribuir para o aprimoramento e aprofundamento dos aspectos teórico-metodológicos acerca do imperialismo e dos principais elementos teóricos da Teoria Marxista da Dependência (TMD) relacionados com a pesquisa e, ao mesmo tempo, estreitar laços com outros grupos de pesquisa.

Confira:

🗓️ Quinta-feira | 18 de setembro de 2025

Manhã:

09h30 às 10h 

• Mesa de Abertura

Representantes UERJ, IMS e Grupo SEM

10h às 12h30 

Nota Técnica sobre Sistema Único de Saúde

Carlos Paiva • FIOCRUZ

Letícia Batista • UFF, FIOCRUZ

Apresentação: Nercilene Monteiro Grupo SEM

Tarde:

13h30 às 16h 

• Nota Técnica sobre Setor Privado de saúde (saúde suplementar)

Fátima Siliansky UFRJ

Rossi Chaves • UFRN

Viviane Santos UFAL

Apresentação: Paulo Henrique Rodrigues • Grupo SEM

16h30 às 19h30 

• Nota Técnica sobre Indústria Farmacêutica

Luiz FilgueirasUFBA

Carolinne ScopelUFRJ, ABIA

Apresentação: Catalina Kiss • Grupo SEM


🗓️ Sexta-feira | 19 de setembro de 2025

Manhã:

09h30 às 12h30 

• Nota Técnica sobre Força de Trabalho em Saúde

Carla Ferreira • UFRJ

Helena DavidUERJ

Diego Souza UFAL

Apresentação: Inês Leoneza • Grupo SEM

Tarde:

14h às 17h 

• Nota Técnica sobre Estado Dependente brasileiro

Virgínia Fontes • UFF

Andres Tzeiman • UBA (Argentina)

Apresentação: Arthur Lobo • Grupo SEM


📍 Local: Auditório do IMS • UERJ • 6º Andar, Bloco E

Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro

🎥 Transmissão simultânea via www.youtube.com/@PPGSCIMSUERJ


Esperamos vocês!

Convidados

{{item.nome}} {{item.nome}}

{{item.nome}}

{{item.nome}} {{item.nome}}

{{item.nome}}



{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}