O IV Ciclo de Estudos do GEPETS tem como tema “Fundamentos da Didática Histórico-Crítica de Demerval Saviani” e propõe um espaço coletivo de leitura, debate e aprofundamento teórico acerca da didática histórico-crítica e de seus fundamentos filosóficos, históricos e pedagógicos.
Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Saúde (GEPETS), o ciclo busca reunir estudantes, pesquisadores, docentes e demais interessados na área da educação para discutir a contribuição da Demerval Saviani para o pensamento pedagógico crítico no Brasil.
Ao longo de sete encontros quinzenais, os participantes irão estudar e debater os principais capítulos da obra Fundamentos da Didática Histórico-Crítica, dialogando com pesquisadores convidados que contribuirão com a mediação e aprofundamento das discussões.
Os encontros ocorrerão de 06 de abril a 20 de julho de 2026, com duração das 19h às 22h, constituindo um espaço formativo voltado à reflexão crítica sobre os fundamentos da educação e da prática pedagógica.
Para certificação, será exigida a participação mínima em 5 dos 7 encontros do ciclo.
Programação
1º Encontro – 06 de abril de 2026 | 19h às 22h
Tema: Introdução à obra Fundamentos da Didática Histórico-Crítica
Expositor: Efrain Maciel (FEFD/UFG)
Mediação: Dra. Cristiane Lemos
2º Encontro – 27 de abril de 2026 | 19h às 22h
Tema: Capítulo 1 – Elementos históricos acerca da didática: do Ratio Studiorum à didática pós-moderna
Expositor: Daniel Valsechi (GEPETS)
Mediação: Dra. Cristiane Lemos
3º Encontro – 11 de maio de 2026 | 19h às 22h
Tema: Capítulo 2 – Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de história
Expositora: Luiza Pompeu Prado Moreira Moreau (UFSCar)
Mediação: A confirmar
4º Encontro – 01 de junho de 2026 | 19h às 22h
Tema: Capítulo 3 – O materialismo histórico-dialético como fundamento filosófico da Pedagogia Histórico-Crítica
Expositor: Roberto Furtado (FEFD/UFG)
Mediação: A confirmar
5º Encontro – 22 de junho de 2026 | 19h às 22h
Tema: Capítulo 4 – Teoria Pedagógica Histórico-Crítica
Expositor: Livaldo Teixeira da Silva (UERJ)
Mediação: A confirmar
6º Encontro – 06 de julho de 2026 | 19h às 22h
Tema: Capítulo 5 – Fundamentos para uma Didática Histórico-Crítica
Expositor: Leonardo Andrade (IFG)
Mediação: A confirmar
7º Encontro – 20 de julho de 2026 | 19h às 22h
Atividade: Debate final com os autores da obra
Mediação: A confirmar