O processo do morrer e da morte são fenômenos multifacetados que balizam nosso existir. Trata-se de experiências atravessadas pelos contextos: social, político, econômico, cultural, religioso, os quais vão imprimindo contornos carregados de significações, na especificidade de uma dada época e num determinado momento histórico. Ante o exposto, almeja-se, pois, com com este congresso, tratar dos processos de morrer e da morte, estando intrinsecamente articulados ao viver. A proposta é impelir o sujeito à tendência de ressignificar sua existência, redimensionando perspectivas na busca de sentido e significado existencial. O prenúncio da morte pode convocar os sujeitos às constantes revisões da razão do existir. É com a circunscrição da problemática no horizonte teórico-prático que se constrói o conhecimento, daí surgiu a ideia de trazer à tona essa temática para o instigante debate, junto à comunidade acadêmica, profissionais de saúde e o público em geral. O congresso tem também como objetivo ampliar a formação de redes.