A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis (GEPEAS), está com inscrições abertas para a primeira turma do curso de extensão “Educação Ambiental para a Gestão Municipal Resiliente às Mudanças Climáticas”. A formação é gratuita e voltada para gestores municipais, técnicos, representantes de movimentos sociais e conselhos que atuam nos municípios dos Territórios de Identidade Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriçá, na Bahia.
O curso integra as ações do projeto de extensão “Centro Territorial de Educação Ambiental e Cultura (CTEAC)”, iniciativa que busca fortalecer processos educativos voltados à justiça socioambiental, ao enfrentamento da crise climática e à valorização dos saberes territoriais, articulando universidade, gestão municipal, conselhos e comunidades na construção de práticas educativas comprometidas com os desafios socioambientais contemporâneos.
A proposta formativa tem como objetivo contribuir para a formação teórico-prática de gestores e atores sociais comprometidos com a justiça climática, fortalecendo a integração da Educação Ambiental (EA) como eixo estruturante da gestão municipal. O curso busca estimular novas formas de compreender e enfrentar a crise climática a partir do território, promovendo ações de governança, planejamento e políticas públicas que articulem gestão, comunidades e natureza, contribuindo para processos de enfrentamento, adaptação e mitigação das mudanças climáticas nos contextos locais.
Inspirado nos princípios da educação popular freiriana, o curso adota uma abordagem crítica, participativa e interdisciplinar, articulando ensino, pesquisa e extensão. A formação também incentiva o diálogo entre conhecimentos científicos, saberes comunitários e experiências locais, contribuindo para a construção de políticas e práticas municipais comprometidas com a defesa da vida, da sociobiodiversidade, da justiça ambiental e da qualidade ambiental nos territórios.
A formação terá carga horária total de 80 horas, distribuídas entre 30 horas de encontros presenciais em sala, 20 horas de atividades presenciais nos municípios e 30 horas de atividades formativas a distância. Os encontros presenciais ocorrerão em Jequié (BA), em locais que serão divulgados previamente pela coordenação do curso, tendo início em 05 de Maio, com os próximos encontros ocorrendo em 14 de julho e em 22 de setembro, encerrando-se em 12, 13 e 14 de novembro, enquanto as atividades territoriais serão realizadas nos municípios de atuação dos participantes.
O curso está organizado em quatro módulos formativos:
Módulo 1 – Educação Ambiental e a Base da Gestão Municipal: fundamentos da EA, marcos legais, governança e participação social;
Módulo 2 – Educação Ambiental na Estrutura e Funcionamento do Sistema de Gestão Ambiental Municipal.
Módulo 3 – Transição Socioecológica e Resiliência Climática Local: gestão de resíduos, agroecologia, proteção de nascentes e águas, tecnologias sociais e práticas de resiliência territorial;
Módulo 4 – Elaboração e Implementação de Planos Municipais de Educação Ambiental (PMEAs): planejamento, execução, monitoramento e avaliação de PMEAs alinhados ao Programa Municípios Educadores Sustentáveis.
Ao longo do curso, os participantes produzirão, de forma colaborativa, diagnósticos participativos, fluxogramas da gestão ambiental municipal, microprojetos de resiliência territorial e, como produto final, o esboço de um Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) para seu município ou território.
As inscrições estarão abertas no período de 18 a 31 de março de 2026 e deverão ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela organização do curso. A seleção prevê a participação de até 40 cursistas.
Podem participar gestores municipais, técnicos, representantes de movimentos sociais e conselhos que atuem nos municípios dos Territórios de Identidade Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriçá, que tenham idade mínima de 18 anos, acesso a recursos tecnológicos para participação nas atividades remotas e disponibilidade para os encontros presenciais e atividades territoriais previstas na formação.
O resultado preliminar da seleção será divulgado até o dia 05 de abril de 2026, conforme cronograma estabelecido no edital. O curso será realizado no período de maio a novembro de 2026.
Ao final da formação, os participantes que cumprirem os requisitos de frequência e participação (entrega dos produtos parciais e presença mínima de 75% nas atividades presenciais e de campo) receberão certificado de curso de extensão com carga horária de 80 horas, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UESB) .
As inscrições estarão abertas no período de 18 a 31 de março de 2026 e deverão ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela organização do curso no site e redes sociais do GEPEAS/UESB. A seleção prevê a participação de até 40 cursistas, considerando a diversidade de atores e a representatividade territorial.
Mais informações sobre o processo seletivo e as atividades do curso podem ser obtidas pelo e-mail: cteauesb@gmail.com.