Auditório Pérola - UFOPA (Anexo a Unidade Amazônia) - Santarém - Pará - Brasil
Separamos alguns eventos que você irá gostar
Charles Trocate, da direção nacional do Movimento pela Soberania na Mineração (MAM), ao lado da dra Andréa Leão, do curso de Ciências Econômicas serão os debatedores da temática, na noite do dia 17, a partir das 19h, segunda, no Auditório Pérola. A pauta integra a agenda da disciplina de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, do Curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional. Os diálogos são promovidos pelo professor Rogerio Almeida, na turma de 2016.
Trocate tem um profundo conhecimento sobre as dinâmicas da região de Carajás, onde reside no projeto de assentamento de reforma agrária Palmares, vinculado ao MST. O dirigente tem participado de inúmeros debates pelas Amazônia (s) do Brasil e na Panamazônia sobre o tema.
Junto com outros pares, ele toca a Editora Iguana, que tem produzido obras que aproximam os estados do Pará e Minas Gerais, numa reflexão sobre o extrativismo mineral. Os estados são principais produtores de ferro do país, um dos itens fundantes da balança comercial nacional, baseada na exportação de produtos primários.
A tese da professora Leão, defendida em 2017, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tem como foco uma análise sobre a BR 163-Sustentável, no trecho paraense. As rodovias federais na Amazônia representam uma grande inflexão no processo de colonização da região, e configuram um poderoso vetor de reconfiguração territorial, bem como das feições econômicas, sociais e culturais.
"Na Trilha da Estrada: (des)caminhos do Plano BR-163 Sustentável como concepção para o desenvolvimento na Amazônia" nomeia a tese de Leão.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}