Reconhecemos que a nutrição necessita de um espaço de debate e reflexão sobre as influências negras e indígenas na Segurança e Soberania Alimentar no Brasil, que evidencie seus saberes e práticas que historicamente sustentam modos de produzir, partilhar e compreender a alimentação para além de uma lógica mercadológica.
Nesse sentido estamos divulgando o livro Ajeum mi’u: confluências negras e indígenas em torno da alimentação no Brasil, que apresenta a alimentação como um campo que articula território, cultura, espiritualidade e ancestralidade. A obra mostra como a roça e o terreiro constituem tecnologias ancestrais vivas, além de discutir as desigualdades raciais nos sistemas alimentares e os impactos do avanço dos alimentos ultraprocessados sobre populações negras e indígenas.
O evento ocorrerá de maneira online via google meet no dia 30/04 às 19 horas.
Com a participação das autoras Inara Nascimento e Rute Costa, esse evento busca fortalecer o olhar crítico sobre as questões étnico-raciais na alimentação, valorizando saberes tradicionais e apontando caminhos para a construção de sistemas alimentares mais justos e sustentáveis.