A área de Gestão de Pessoas, necessita cada vez mais apoiar os líderes da organização para resolver problemas complexos, atuando de forma estratégica. Como um dos principais facilitadores da cultura e do desenvolvimento das competências comportamentais na organização, além de possuir visão mais abrangente sobre performance, a área de Gestão de Pessoas é um pilar primordial na empresa. Assim, internalizando as premissas do Design Thinking em suas práticas diárias, buscando treinamento e especialização no tema, ter-se-á possibilidade de obter novas oportunidades de solucionar problemas, experienciando resultados de impacto e diferenciados, contribuindo para a inovação e crescimento saudável da organização.
O que é Design Thinking?
Segundo Tim Brown, autor do livro “Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”, a abordagem trata-se de uma espécie de modelo mental que converte necessidade em demanda. É recomendado para líderes que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.
É um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável.
Define-se ainda o Design Thinking como um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento.
Está centrado no ser humano, e é um processo de compreensão holística que pode ser aplicado em qualquer contexto, grandes negócios e empresas de pequeno e médio porte; seja para resolver problemas complexos ou ajudar pessoas e organizações a serem mais inovadoras e criativas.
- A aplicação dessa abordagem pelos profissionais de Gestão de Pessoas pode trazer resultados significativos, tais como:Maior empatia da gestão: aproximar-se e ouvir o colaborador reflete no aumento da empatia do gestor. Dessa forma, líderes adotam uma postura mais humana, enxergando o colaborador como fundamental na participação do desenvolvimento da empresa e ampliam o ponto de vista, possibilitando soluções mais assertivas.
- Otimização dos processos internos: é possível observar uma melhor integração e melhoria no fluxo de informações, transformando positivamente a comunicação, o engajamento e o relacionamento.
- Aumento na qualidade dos produtos e serviços: utilizando o Design Thinking, percebe-se melhoria nos processos, o que impacta na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Áreas específicas em que se pode aplicar o Design Thinking na Gestão de Pessoas:
- Design Organizacional: Pode-se incorporar o Design Thinking para a reestruturação dos papéis ou da própria organização;
- Engajamento: As pesquisas que podem ser conduzidas usando o Design Thinking para tornar o trabalho mais fácil, mais eficiente, mais gratificante e mais engajador;
- Aprendizagem: Nas novas abordagens de aprendizagem “auto-dirigida” por times autônomos que podem ser construídas devido ao princípio central de Design Thinking de colocar a experiência do ‘usuário’ à frente do processo;
- Análise: A análise de dados e o Design Thinking podem ser ligados para recomendar as melhores soluções diretamente para o colaborador;
- Formação do RH: Numa possível atualização ao incorporar uma compreensão da era digital, economia comportamental e design da experiência do usuário;
- RH Digital: Onde o Design Thinking ainda é crítico no desenvolvimento de novas ferramentas digitais que podem tornar o trabalho mais fácil e melhor.
É importante salientar que, para o sucesso com a implantação da abordagem do Design Thinking, é importante que toda a empresa esteja envolvida, colaboradores, todos os líderes e a alta direção. Afinal, é o engajamento humano que será utilizado para quebrar paradigmas de estruturas enraizadas na organização.
Percebe-se que o Design Thinking é uma estratégia inovadora que, diferentemente do pensamento tradicional, busca cercar o problema por todos os lados. Dessa maneira, a área de Gestão de Pessoas atuará junto à estratégia do negócio, implementando soluções que contribuam para uma gestão mais eficiente e possibilite o crescimento sustentável da organização.
Objetivos do Workshop:
- Utilizar o Design Thinking como uma ferramenta poderosa de RH para superar os desafios do dia-a-dia;
- Sentir como a arte da comunicação constitui um terreno sólido para uma cultura de aprendizagem constante na empresa;
- Buscar ideias inovadores e incríveis;
- Saber como "fazer as perguntas corretas";
- quebrar padrões de pensamentos antigos para criar soluções inovadoras e aumentar o nível energético da sua empresa;
- Conhecer uma abordagem centrada nas pessoas para aumentar a compreensão de suas necessidades reais.
FACILITADORA
Andréia Tamayose Rezende
Administradora de Empresas com 20 anos de experiência profissional. Especialista em Gestão de Pessoas e em Propaganda, Marketing e Publicidade. É Educadora Corporativa, Design Thinker e Professora Universitária. Foi Diretora Administrativa e Pedagógica, Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação e de Graduação em Instituições de Ensino Superior do Estado de Rondônia e Mato Grosso, Gestora de Projetos e instrutora do SEBRAE e IEL de Rondônia. Atualmente desenvolve atividades em áreas do desenvolvimento pessoal, desenvolvimento profissional, gestão empresarial e produtividade, através de palestras, cursos, workshops, mentorias, coaching individual e em grupos.