Todos os anos, no dia 06 de maio, comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Matemática. Esta data comemorativa foi instituída pela Lei nº. 12.835/2013 e foi escolhida em homenagem à data de nascimento do grande matemático Júlio César de Mello Souza (1895-1974), que foi largamente conhecido pelo pseudônimo “Malba Tahan”. Dentre suas publicações, compostas por 51 obras, destaca-se “O Homem que Calculava”.
Esta atividade objetiva realizar uma mesa temática online de abrangência nacional que verse sobre a importância de uma Educação Científica associada ao ensino da Matemática tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior, com a participação de painelistas associados ao campo da Educação Científica e da Educação Matemática e que integram grupos de pesquisa e estudos na Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). De forma mais específica, o evento busca reunir graduandos e pós-graduandos do campo da Educação Matemática das referidas instituições por meio de uma ação conjunta que possibilite pensar e refletir o ensino de Matemática.
O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UPF em parceria com o Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) – Campus II – Alagoinhas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Grupo de Estudos em Estatística e Matemática do Amapá (GEPEMA) do Curso de Matemática do Campus Território dos Lagos da Universidade do Estado do Amapá - UEAP.
O PPGECM/UPF é um programa de pós-graduação stricto-sensu voltado à preparação para o exercício do magistério, com foco no aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem, de modo a alinhar a pesquisa à prática docente. Dessa forma, o presente evento busca promover reflexões significativas dentro da Linha de Pesquisa 1 - Práticas Educativas no ensino de Ciências e Matemática, considerando que seu objetivo principal é investigar, avaliar e operacionalizar práticas educativas à luz de aspectos científicos, pedagógicos e epistemológicos das diferentes naturezas da ciência.
O evento também estimula a cooperação interinstitucional, proporcionando o encontro remoto síncrono de professores de Matemática em formação inicial e continuada e pesquisadores de universidades de três regiões diferentes do país, além da comunidade acadêmica das respectivas instituições e demais interessados em âmbito nacional.