O e-commerce brasileiro continua em expansão no país. O comércio eletrônico cresceu 9,23% e chegou a 1 milhão lojas eletrônicas em 2023, segundo pesquisa sobre o setor.
Se você já possui um negócio e quer apostar na venda pela internet, deve planejar a sua entrada e permanência no mercado digital. Sem planejamento, você pode acabar comprometendo o seu negócio.
Para montar um e-commerce, você deve:
- Pensar no seu cliente
- Pesquisar a concorrência
- Saber o que desejam os consumidores
- Escolher o tipo de produto que vai vender
- Definir uma estratégia de venda
- Conhecer os aspectos legais da venda pela internet
- Manter um estoque dos produtos ofertados
- Planejar a logística de entrega ao cliente
- Vender e entregar com qualidade, segurança e rapidez
Por isso, é essencial ter um planejamento de ações de divulgação e vendas para a conquista de novos clientes e negócios.
Confira as cinco tendências que devem impulsionar o comércio eletrônico nos próximos anos:
- Acesso mobile - Aposte em um site responsivo para que seu conteúdo também possa ser acessado em smartphones, responsáveis pela maior parte do tráfico on-line.
- Mídias sociais - Invista nas redes sociais para trazer mais clientes para a sua loja e desenvolva estratégias de divulgação conforme as suas necessidades.
- Aplicativo próprio - Disponibilize uma ferramenta própria para facilitar a experiência do seu cliente pelo celular.
- Sistema de clica e retira - Ofereça ao cliente a opção de selecionar e pagar o produto pelo site e retirar na loja física.
- Convergência - Proporcione experiências diferentes ao seu cliente, como a opção de experimentar produtos em casa e devolver gratuitamente os que não forem comprados.