É com satisfação que o Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (GTERCOA/CNPq) da Universidade Federal do Ceará (UFC), sediado no Núcleo de Pesquisas Regional (NUPER), na Faculdade de Educação, justifica sua relevância para as comunidades acadêmica e escolar. O DIMA surgiu pela necessidade de divulgação da importância da relação da pedagogia com a matemática. São os pedagogos e os licenciados em matemática que ensinam matemática, mas ao passo que o pedagogo tem o domínio de estratégias pedagógicas e de didática, o licenciado em matemática tem o domínio do conteúdo, mas ambos têm em sua formação inicial uma lacuna formativa, seja da didática ou de conteúdo.
Assim, é nesse contexto que o DIMA XIV visa discutir sobre as problemáticas que afetam o processo de ensino-aprendizagem e nas dificuldades que impedem que nossos alunos avancem no desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas.
O DIMA, evento anual, é direcionado para um público diversificado: estudantes do curso de Pedagogia e da licenciatura de Matemática, bem como professores da Educação Básica e do Ensino Superior, Formadores de Professores, Profissionais da Educação e pessoas interessadas pelas temáticas que envolvem o ensino-aprendizagem de matemática e sua interface com a pedagogia, consolidando temas educacionais variados. Neste ano, a temática do XIV DIMA será: “Educação e Cultura: a matemática e a pedagogia no cenário da inovação, entrelaces no currículo, na avaliação, nas tecnologias e na inclusão e na formação de professores”.
É importante reforçar que o Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – G-TERCOA/CNPq conta com apoio e participação do público de estudantes e professores de todo estado do Ceará, e em algumas edições de professores e estudantes de outros estados e países, como Portugal, Moçambique, Canadá, entre outros. Participam efetivamente mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA); do Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGE), por meio da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino - LECE, eixo de ensino de matemática; do Programa de Pós-Graduação em doutorado em ensino (Rede Renoen – Polo IFC); e, está vinculado ao Laboratório de Pesquisa Multimeios (MM) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O evento contará com:
- Palestras
- Oficinas
- Submissão de trabalhos (Lista dos trabalhos aprovados abaixo!)
Aditivo I ao Edital N. 03/2025:
https://drive.google.com/file/d/1FmyjlkJ83IfvyQD80WNmmPcxM_qgaqYx/view?usp=sharing
Aditivo II ao Edital N. 03/2025:
https://drive.google.com/file/d/1sqBe0afKQ9kHogUcGf-7pgvrj3W7SP_l/view?usp=sharing
Confira a programação, detalhes do evento e acesse as informações para submissão de trabalhos (links de envio e modelo de template).
Te aguardamos no nosso evento!
Local de realização: Auditório Valnir Chagas (FACED-UFC) - Rua Waldery Uchoa, 01 - Benfica - Fortaleza - CE CEP 60020-110
Lista dos Trabalhos Aprovados (e templates para apresentação de trabalhos):
Link: https://drive.google.com/drive/folders/1HKiJ_RnPmzVdcE-9a8JJmVyaqXjVGcyR?usp=drive_link