No próximo dia 14 de abril, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), promoverá o evento Dia Nacional da Conservação do Solo: Preservar o solo é preservar o Semiárido, que é uma iniciativa da área de Gestão da Informação e Popularização da Ciência em conjunto com a área de Solos e Mineralogia do Instituto.
DATA: 14/04/2022
HORA: 14h00
LOCAL: Canal do youtube
Com o objetivo de gerar uma reflexão sobre a conservação dos solos e da necessidade da utilização adequada desse recurso natural, o evento contará com 3 palestras que discutirão os seguintes temas:
A Conservação dos Solos na Perspectiva do Semiárido Brasileiro
Conhecer os processos que causam degradação dos solos do Semiárido e como esses processos podem ser mitigados.
Palestrante: Drª. Letícia Moro - Pesquisadora bolsista PCI do INSA; Engenheira Florestal com Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Pós-Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina e MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo).
Recuperação de Solos Degradados no Semiárido
Apresentação dos principais métodos aplicados para recuperação de solos degradados no Semiárido.
Palestrante: Drª. Erika Socorro Alves Graciano de Vasconcelos: Pesquisadora bolsista PCI do INSA. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Alagoas. Mestrado em Botânica, Doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e possui Pós-Doutorado na mesma área.
A Importância da Conservação do Solo no Semiárido
Apresentação da importância da educação ambiental na conservação do solo quanto aos aspectos sociais, econômicos e sustentáveis no Semiárido.
Palestrante: Prof. Dr. André Suêldo Tavares de Lima: Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas. Engenheiro Agrônomo e Mestre em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Doutor em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP.
