O Seminário Nacional Diálogos da História Ensinada - ProfHistória, realizado pelo ProfHistória da Universidade Regional do Cariri, pretende estimular o debate em torno do ensino de história a partir de temáticas pujantes de nosso tempo. Desta maneira, coloca em destaque as relações entre ensino e aprendizado estabelecidas na prática cotidiana das/dos profissionais de história e suas próprias experiências, aqui consideradas como fontes para o ensino, ensino de história e as demandas públicas; saberes docentes e espaço; diversidade e diferença. Destaca-se ainda, a importância de pensarmos as diferentes regiões do país, os saberes mobilizados e utilizados pelas/pelos professoras e professores de história na sua docência diária. Assim, o ENP - Diálogos da História Ensinada pretende estimular a produção, em conjunto, de saberes e práticas que fundamentam o ato de ensinar no ambiente escolar.
O Seminário Nacional Diálogos da História Ensinada - ProfHistória chama para seu primeiro plano, seus professores/professoras/discentes. Sujeitos fundamentais neste processo e que, certamente, ocuparão um lugar central em nosso encontro. Os professores e professoras são convidados(as) a apresentarem suas experiências ensejadas a partir do processo de formação do Profhistória; a refletirem sobre seus produtos, suas pesquisas e as transformações impressas em seu cotidiano escolar a partir do curso. Compreendemos que é a partir dessa troca de experiências que poderemos ressaltar as contribuições do ProfHistória como uma experiência exitosa para a transformação do ensino de história no país.