I DIÁLOGOS ECOPOLÍTICOS “Aterrar o presente, semear o futuro: permanecendo vivo no capitaloceno”

I DIÁLOGOS ECOPOLÍTICOS “Aterrar o presente, semear o futuro: permanecendo vivo no capitaloceno”

presencial Fundação Editora da Unesp - São Paulo - São Paulo - São Paulo - Brasil

Diálogos Ecopolíticos

O Grupo de Estudos em Política e Direito Ambiental Internacional (GEPDAI), em conjunto ao Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), convida a todos(as) a participarem do 1º Diálogos Ecopolíticos a ser realizado nos dias 09 a 11 de junho de 2025 na sede do PPGRI “San Tiago Dantas” (Praça da Sé, 108 - São Paulo, SP).

Integrar visões de mundo marginalizadas no debate acadêmico e político sobre o meio ambiente ainda é um desafio posto, assim como criar um diálogo que veja estes representantes como interlocutores na produção de conhecimento, e não meros objetos de estudo. Acreditamos que a diversificação de perspectivas é a única forma de abordar a complexidade da dinâmica entre os seres humanos e a natureza. Nesse sentido, este evento busca promover um espaço para discussões livres e justas que reflitam um plano de ação para as mudanças necessárias dentro de uma sociedade que ainda apaga, viola e marginaliza violentamente outras formas de vida que não se enquadram no modelo colonial de pensamento. A resistência à perpetuação dessa relação insustentável com a natureza vem, em primeiro lugar, das vozes marginalizadas do Sul Global. No entanto, essas vozes são frequentemente silenciadas pela violência, pela falta de representação nas arenas de tomada de decisões e são forçadas a se contentar com acordos vagos e cheios de obstáculos que impossibilitam mudanças reais. O objetivo deste simpósio é refletir sobre as transformações da última década nesse campo, sobre o que ainda persiste na forma de hegemonia e conflito e se as relações internacionais podem nos oferecer uma resposta alternativa.

A relevância do debate atual sobre o meio ambiente e a necessidade urgente de mudanças concretas nos sistemas de produção estão sendo discutidas em diferentes setores da sociedade, mas muitas vezes despida de sua complexidade e dos desafios reais para soluções eficazes. O Simpósio Interdisciplinar de Diálogos Ecopolíticos busca reunir uma pluralidade de cosmovisões baseadas em perspectivas dos estudos críticos e anticoloniais sobre a relação entre os seres humanos e a natureza. As atividades do evento serão distribuídas entre palestras, oficinas e apresentações de artigos por diferentes grupos de trabalho.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Descrição das Áreas Temáticas

Os(as) participantes poderão escolher entre as seguintes áreas temáticas para inscreverem seus trabalhos:

 AT1) Identidade, minorias e meio ambiente: as interfaces de raça, gênero e classe na distribuição das externalidades negativas dos conflitos e dilemas socioambientais


Descrição: O meio ambiente, como tema de estudo, é transversal e por isso, atravessado por discussões que permeiam a compreensão das dinâmicas sociais e sua relação com a natureza. Ao analisarmos as desigualdades perpetuadas pelo sistema capitalista e suas bases coloniais, percebemos as diferenças entre as formas como conflitos, crises e desastres climáticos afetam diferentes grupos sociais que são entendidos como minorias políticas - o que faz com que analisar problemáticas sobre o tema a partir de pontos de vista marginalizados seja muito enriquecedor ao debate. Dessa forma, o objetivo dessa AT é discutir a interface dessas desigualdades estruturais com os temas ambientais. 


AT2) Sociedade civil frente ao capitaloceno: movimentos sociais, resistências e formas de contestação das agendas hegemônicas sobre o meio ambiente


Descrição: Uma das principais formas de resistência ao capitalismo e às consequências de desastres climáticos é por meio de movimentos da sociedade civil organizada. A sua interlocução com a academia é de suma importância para a construção de um apoio mútuo entre as iniciativas de ambos os setores, garantindo que as respostas aos problemas apresentados atualmente possam contemplar a sua complexidade. Por isso, buscamos debater nessa AT as diferentes formas de contestação das agendas hegemônicas sobre o meio ambiente pelos movimentos sociais. 


AT3) Alternativas ao desenvolvimento e suas desigualdades: abordagens críticas ao usufruto da natureza e seus conflitos


Descrição: O entendimento de desenvolvimento que é dominante na nossa sociedade consiste na priorização do crescimento econômico em detrimento das mudanças estruturais do nosso modo de produção necessárias para combater as crises climáticas. Dessa forma, a formulação de propostas de respostas aos problemas ambientais perpassa por repensarmos alternativas a essa idéia de desenvolvimento tão consolidada que promove o uso predatório da natureza e esse é o tema de discussão dessa AT. 


AT4) A agenda internacional das mudanças climáticas: governança e política externa em um mundo em crise


Descrição: Os temas ambientais se tornaram uma grande pauta da agenda internacional dos últimos - cada vez mais discutidos em fóruns, conferências e abordados por acordos internacionais. Contudo, para além das mudanças propostas estarem sendo discutidas em um ritmo lento e em uma perspectiva neoliberal, a ascensão da extrema direita e do negacionismo climático torna mais difícil que os debates no sistema internacional se convertam em medidas concretas. Dentro desse contexto, buscamos discutir nessa AT os atores, debates, temas e as dinâmicas que constroem a atual agenda internacional das mudanças climáticas.



AT5) Cosmovisões marginalizadas: diásporas, errâncias e vulnerabilidades na constituição de políticas de preservação ontológica da memória


Descrição: A produção de conhecimento que é pautada na tradição eurocêntrica limita nossa capacidade de compreensão da realidade ao mesmo tempo que marginaliza e inferioriza outras ontologias. Em contrapartida de uma academia fechada em si mesma, nessa AT estamos propondo uma ruptura epistemológica da homogeneidade e hierarquização que será substituída por um pluriverso de saberes e discussão de como preservar essas diferentes ontologias.

Cronograma


Submissões de Trabalhos18/04  a 12/05
Inscrições e Pagamentos16/05 a 30/05
Divulgação dos Aprovados16/05
Pedido de Isenção da Taxa de Inscrição16/05 a 18/05
Divulgação dos pedidos de isenção aprovados19/05
Inscrição em Minicursos26/05 a 30/05
Envio dos Trabalhos Completos30/05


Regras da isenção do pagamento

Após a divulgação dos trabalhos aprovados, será aberto o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição, entre os dias 16 e 18 de maio. Os(as) interessados(as) deverão submeter, via formulário disponível na página oficial do evento, documento que comprove o Cadastro Único (CadÚnico) ou auxílio permanência concedido pela Instituição de Ensino Superior na qual está matriculado(a) para solicitar a isenção. Ressaltamos que o recebimento de bolsa de pesquisa pela IES ou por agências de fomento, públicas ou privadas, não é considerado recebimento de auxílio permanência. O resultado da solicitação de isenção será divulgado, por e-mail, no dia 19/05.

Local do Evento

PRÉDIO DA EDITORA UNESPAQUI

Praça da Sé, 108 - São Paulo/SP


SP: Google Maps agora informa a qualidade do ar - Olhar Digital
{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}