O Indicador de Alfabetismo Funcional - Inaf é um estudo que tem como objetivo medir os níveis de alfabetismo funcional da população brasileira de 15 a 64 anos. Busca contribuir para o aprofundamento das discussões sobre o alfabetismo funcional no Brasil, visando incidir na agenda da defesa de direitos educativos e do desenvolvimento educacional do país. Na quinta análise de uma série histórica, foi incorporada a pesquisa de habilidades específicas do campo digital, com dados do ano 2024.
Neste sentido, o nosso Diálogo Virtual do dia 03 de julho de 2025, contará com a participação de pesquisadoras que compartilharão as informações mais relevantes desta importante pesquisa. São elas:
Dra. Ana Lucia D´Império Lima: É economista. Foi CEO do IBOPE e dirigiu o Instituto Paulo Montenegro. Atualmente à frente da consultoria Conhecimento Social, que coloca a expertise de pesquisa à serviço da gestão de investimentos sociais apoiando seus parceiros nas etapas de planejamento, monitoramento, avaliação e comunicação de dados para diferentes públicos. É também responsável pela coordenação do Inaf – Indicador de Alfabetismo Funcional.
Dra. Heloisa Trenche Belusci: Assessora de projetos da área da Educação da Ação Educativa. Educadora, pesquisadora e editora. Bacharel e licenciada em Pedagogia (PUC/SP) e Letras (USP). Mestre em Educação pela Unicamp. Atua na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência em implementação, monitoramento e avaliação de projetos sociais e educativos de formação de professores; produção de pesquisas avaliativas na área de alfabetismo e na edição e produção de materiais didáticos voltados para a EJA.
A mediação do evento será realizada pelo Dr. Timothy Denis Ireland, Coordenador da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos.
Sugerimos que, antes do diálogo, conheça melhor o Inaf. Para isso, visite o endereço: