Dia da África - 25 de maio
O Dia da África é comemorado anualmente em 25 de maio para celebrar a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA) ocorrida no ano de 1963 em Adis Abeba, capital da Etiópia.
A OUA (atualmente substituída pela UA - Unidade Africana) foi uma organização continental formada por líderes africanos com o objetivo de promover a unidade, a solidariedade e a cooperação entre os países africanos durante o processo de descolonização do continente.
O Dia da África é uma ocasião importante para refletir, celebrar e reconhecer a diversidade cultural, a contribuição dos povos africanos em várias áreas de conhecimento para o mundo como filosofia, medicina, matemática, arquitetura e etc, bem como reconhecer os avanços e os desafios enfrentados pelo continente na atualidade.
É uma grande oportunidade para reforçar e estreitar laços, promover discussões sobre questões contemporâneas tais como: desenvolvimento econômico, governança, direitos humanos, igualdade de gênero, paz e segurança.
Esta data representa uma oportunidade para destacar as realizações e o potencial do continente, bem como para renovar o compromisso de trabalhar juntos com a diáspora em prol do desenvolvimento e do progresso africano como um todo.