O II Congresso Impactos Socioambientais da Mineração na Amazônia é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas - PAREV (Edital n º 007/2019 –CHAMADA II) que será realizado do dia 15 ao dia 17 de novembro de 2021 em formato virtual pela plataforma ZOOM.
Em sua segunda edição, o evento tem por objetivo estudar os graves impactos socioambientais decorrentes da atividade mineradora na Amazônia com uma perspectiva transfronteiriça. O Brasil tem muitos obstáculos legais, econômicos, culturais e estruturais neste campo e, por esse motivo, o Congresso propõe não apenas a discussão teórico-acadêmica do tema, mas também buscará alternativas práticas para superar esses obstáculos e fomentar propostas de normativas e políticas públicas voltadas à proteção indissociável dos direitos humanos e meio ambiente. Para tanto, o conhecimento científico acumulado nas pesquisas brasileiras deverá ser somado aos aportes trazidos por estudiosos do tema na Colômbia e no Peru que compartilham em suas pesquisas do mesmo bioma amazônico.
Ademais da área jurídica, o Congresso busca também uma visão transdisciplinar da questão central, através da participação ativa de especialistas em outras áreas do conhecimento, tais como,, Bioquímica, Biologia e Ecologia. Esta oportunidade de diálogo plural e troca de experiências é inestimável, diante da complexidade do tema.
Em suma, o evento tem como finalidade discutir a situação atual, desafios e avanços relacionados com os impactos socioambientais da mineração na Amazônia, especialmente, sobre os povos indígenas e comunidades tradicionais ribeirinhas, na tríplice fronteira amazônica Brasil, Colômbia e Peru.