O evento é inédito e visa contribuir para promoção do conhecimento e o trabalho das políticas públicas e da justiça restaurativa com maior atenção às pessoas envolvidas em situação de violência, sejam autores de violência ou alvos da violência. Levando em consideração a necessidade do diálogo entre a saúde pública e a justiça restaurativa, as oficinas e mesa-redonda do evento serão mistas, incluindo palestrantes de campos de estudo que representem as diferentes áreas de pesquisa, discutindo um mesmo assunto. Além da relevância acadêmica, o evento procura fortalecer e disseminar os desafios encontrados pelos profissionais da saúde e da justiça no âmbito da violência, valorizando a interlocução entre a academia e os serviços. Dessa forma, os palestrantes foram selecionados a partir de dois critérios: sua experiência prática e suas contribuições científicas tanto para a justiça restaurativa quanto sobre os impactos da violência à saúde. Por isso, foram convidados professores, pesquisadores, juízas, advogadas, psicólogas, médicas, entre outros.
Evento Presencial
Local: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Dias: 26 e 27 de setembro de 2024
Horário: 9:00 às 17:00
Cronograma do congresso
Palestras nacionais e internacionais
- 26 e 27 de setembro - Manhã (9-12hs)
Oficinas
- 26 de setembro – tarde (14-17hs)
- Há 6 opções de oficinas, é necessário realizar a inscrição em APENAS uma oficina.
O objetivo da oficina é proporcionar um debate interdisciplinar sobre violência, saúde e justiça. Ao final das oficinas, espera-se a elaboração coletiva de um documento com as conclusões do encontro. Este documento irá fundamentar uma carta de compromissos para a promoção da saúde e justiça.
Mesa de debate
- 27 de setembro - tarde (14-17hs)
Diálogo sobre as interlocuções entre saúde e justiça restaurativa para a promoção de bem-estar e dignidade humana.
*Para saber mais sobre a programação e os palestrantes, por favor, clique abaixo no título de cada palestra/oficina.
Após se inscrever no congresso e confirmar sua inscrição, será necessário se inscrever em pelo menos uma oficina para participar.
Como Fazer a Inscrição
Acesse o Menu Programação:
- No site ou portal do evento, localize e clique no menu chamado "Programação". Este menu geralmente está no topo da página principal ou em uma seção dedicada do site.
Escolha a Oficina:
- Navegue pela lista de oficinas disponíveis e leia as descrições para encontrar aquela que mais lhe interessa.
- Quando encontrar a oficina desejada, clique no botão ou link "Realizar Inscrição" ao lado do nome da oficina.
Conclua a Inscrição:
- Siga as instruções na tela para completar sua inscrição. Isso pode incluir o preenchimento de informações pessoais, como nome, e-mail e outros dados necessários.
- Certifique-se de revisar todas as informações antes de finalizar a inscrição.
Após concluir esses passos, você estará inscrito na oficina escolhida. Caso tenha dúvidas ou precise de assistência, procure a equipe de suporte do evento.
Período de inscrições: 01 de agosto a 01 de
setembro/2024
Período de submissão: 01 de agosto a 01 de
setembro/2024
Período de avaliação: 02 de setembro a 15 de
setembro/2024
Data para publicação do resultado final das
avaliações dos trabalhos: 16 de setembro/2024
Data para publicação da alocação para
apresentação dos trabalhos: 20 de setembro/2024
• O corpo do texto não deve exceder 500 palavras (não inclui título e autoria/filiação);
• O título deve estar em negrito, caixa alta e centralizado;
• Os nomes completos dos autores e coautores deve estar alinhado à direita e a filiação institucional em nota de rodapé;
• Os resumos deverão ser estruturados em corpo único, sendo sugerido seguir a sequência que contempla introdução, objetivo, método, resultados e conclusão;
• Os relatos de caso deverão ser estruturados em: apresentação do caso, discussão e comentários finais;
• Não é possível inserir imagens no resumo/relato de caso;
• Os trabalhos a serem submetidos para o congresso devem ser digitados com utilização de editores Word (formato .doc), fonte Arial, corpo 12, espaço um e meio entre as linhas do texto; margens direita, esquerda, superior e inferior 2,5cm;
• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e/ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. De mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam presentes em diferentes resumos;
• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.
• Serão aceitos trabalhos nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.