Os Índices obtidos na última década, pelos estudantes brasileiros,
tanto no PISA em 2015 quanto no IDEB em 2019, mostraram que a principal
dificuldade dos estudantes na matemática aparece quando eles não conseguem
enxergar uma relação entre o conceito matemático e alguma situação habitual (Brasil, 2016; MENTALIDADES, 2022).
Este problema é arrastado do ensino fundamental para o ensino médio e,
consequentemente, para o ensino superior, o que acaba refletindo, dentre outras
situações, em um desempenho acadêmico insatisfatório ou em um escasso sucesso
ao concorrer por uma vaga dentro do serviço público. Assim, esta extensão
universitária tem o objetivo
de promover a integração entre estudantes dos anos iniciais de cursos de
engenharias, ciências exatas e da terra, colaboradores do curso em questão e a
comunidade regional por meio da oferta de minicursos que poderão auxiliar no
desenvolvimento acadêmico e raciocínio lógico dos envolvidos. Para tanto,
minicursos de lógica matemática, matemática elementar e utilização da linguagem
de programação Python voltado para o uso de alguns conceitos fundamentais da
Geometria Analítica e Álgebra Linear, promoverão a integração entre ensino,
pesquisa e extensão e serão uma alternativa de ensino interdisciplinar entre
matemática e informática, conectando os conceitos matemáticos relacionados com
problemas elementares da Geometria Analítica e Álgebra Linear, os quais podem
ser resolvidos mediante algoritmos programáveis, para desta maneira
familiarizar o estudante com os conceitos matemáticos, o que pode diminuir os
estigmas de dificuldade e medo de errar dos estudantes ao deparar-se com
problemas desse tipo. A motivação da realização deste curso de extensão parte
da necessidade de incentivar os estudantes do ensino médio no ingresso em
alguma Instituição de Ensino Superior (IES) e/ou auxiliá-los no embasamento
teórico-matemático, que poderá, porventura, ser cobrado em algum concurso
público de interesse próprio, assim como enriquecer ainda mais o conhecimento
dos estudantes que já estão inseridos no contexto universitário e estejam
cursando os anos iniciais.
Público-alvo: Alunos
que estejam finalizando o ensino médio ou alunos que estejam nos anos iniciais
da graduação em ciências exatas e da terra.
Objetivo do curso de extensão: Evidenciar a utilidade dos recursos computacionais no
ensino-aprendizagem da matemática como uma ferramenta para manipulação e a
assimilação de conceitos abstratos.