O Curso de Engenharia de Pesca foi criado em 1979, através do convênio com a Universidade Federal do Ceará - UFC e a Universidade do Amazonas - UA, onde o aluno cursava parte das disciplinas iniciais em Manaus, e finalizava as áreas especificas na UFC. Em 1989, o curso passa a ser ofertado integralmente na Cidade de Manaus, surgindo assim, a primeira turma de Engenharia de Pesca da Universidade do Amazonas, com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuarem com sólida formação na área de pesca, aquicultura, beneficiamento do pescado e manejo do uso dos recursos aquáticos. Neste ano, o tema foca nos Eventos Climáticos Extremos na Amazônia, abordando como a engenharia de pesca pode mitigar os impactos das mudanças climáticas na região e proteger os ecossistemas aquáticos.
A programação conta com palestras e minicursos voltados para o aprimoramento e capacitação dos participantes. Entre os minicursos ofertados, estão: Cadastro Ambiental Rural (CAR), fundamental para a regularização ambiental das propriedades rurais; Conhecendo a Qualidade do Frescor do Pescado pelo Método de Índice de Qualidade - MIQ, com foco em técnicas para agregar valor e reduzir desperdícios; e Formulação e Fabricação de Ração Artesanal para Peixes, voltado para a produção sustentável de alimentos para peixes e outros organismos aquáticos.
O evento proporciona um espaço de aprendizado e troca de experiências entre estudantes, pesquisadores e engenheiros, incentivando a construção de um futuro mais sustentável para as comunidades e a biodiversidade aquática amazônica.